Atlético volta a proibir acesso de jornalistas à Arena

6/9/2014 08:00

Atlético volta a proibir acesso de jornalistas à Arena

Além de profissionais de veículos impressos e sites, a decisão para o jogo com o Palmeiras se estende também a repórteres fotográficos

Atlético volta a proibir acesso de jornalistas à Arena

A diretoria do Atlético voltou a proibir a entrada de jornalistas de veículos impressos e sites na Arena da Baixada para a cobertura do jogo com o Palmeiras, domingo, às 18h30, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro.



A atitude já havia sido tomada na partida de volta contra o América-RN, pela Copa do Brasil, na última quarta-feira (3), com o agravante de que para o jogo do próximo domingo a proibição se estende aos repórteres fotográficos. Só serão liberados jornalistas de veículos que detêm os direitos de transmissão do Brasileiro: ESPN, Fox, Globo, SporTV e o site Globoesporte.com.



No jogo com o América-RN, a equipe de repórteres da Gazeta do Povo só conseguiu entrar na Arena graças a uma liminar expedida pela Justiça. O juiz Victor Schmidt Figueira dos Santos, da 6ª Vara Cível de Curitiba, baseou-se na Lei Pelé, na liberdade de comunicação (art. 220 da Constituição Federal) e na liberdade de expressão (art. 5° da Constituição) para conceder a liminar. O departamento jurídico da Gazeta do Povo está em busca de uma nova decisão judicial para poder cobrir o jogo com o Palmeiras no estádio atleticano.



Na liminar expedida quarta-feira, o juiz diz que o clube violou as leis mencionadas e que, dessa forma, estava "a impedir, injustificadamente, o acesso das requerentes (Gazeta do Povo) ao seu estádio em que será realizada a partida de futebol". Ainda de acordo com o magistrado, a permissão de entrada para jornalistas de outros veículos da mídia "contraria o princípio da igualdade, expressamente elencado no art. 5° das CF (Constituição Federal)".



A reportagem procurou o presidente da Associação dos Cronistas Esportivas do Paraná (Acep-PR), Isaías Bessa, que afirmou que ligaria para o diretor de marketing do Atlético, Mauro Holzmann, para tentar demover o clube da proibição. Bessa também afirmou que falaria com o presidente da Federação Paranaense de Futebol (FPF), Helio Cury, para tentar contornar a situação. “É um absurdo isso se repetir”, disse o presidente da Acep-PR.



A Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos Paraná (Arfoc-PR) emitiu nota na noite desta sexta repudiando a decisão da diretoria do Atlético. "A Arfoc repudia tal atitude que fere a Lei pela liberdade de comunicação (art. 220 da Constituição Federal) e na liberdade de expressão(art. 5º da Constituição). A ARFOC informa a todos que está tomando as providências, inclusive acionando o clube Atlético Paranaense para que se faça garantir o nosso direito", informa o texto.



Federação



Após a proibição da entrada de jornalistas por parte do Atlético no jogo da última quarta-feira, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidiu mudar o sistema de credenciamento das equipes de imprensa nas partidas da Séria A do Campeonato Brasileiro, decisão que já havia tomado há um mês.



A partir da 20ª rodada, semana que vem, o credenciamento deixa de ser feito pelos clubes e passa para as federações estaduais. “Quero ver se o Atlético agora vai bater de frente com a CBF”, afirma Bessa.



VEJA TAMBÉM
- ORGULHO MUITO GRANDE! Abel exalta as crias do Verdão após vitória na Libertadores
- Palmeiras é forte candidato ao título do Super Mundial, afirma Neto.
- Veiga reconhece fase ruim e elogia Luís Guilherme pelo gol marcado.





2673 visitas - Fonte: Gazeta do Povo

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade
publicidade

Brasileiro

Qua - 20:00 - Arena Barueri -
X
Palmeiras
Internacional

Brasileiro

Dom - 18:30 - Manoel Barradas
0 X 1
Vitoria
Palmeiras