OPINIÃO: Consistência do Palmeiras transforma expectativa em realidade

21/6/2022 12:38

OPINIÃO: Consistência do Palmeiras transforma expectativa em realidade

A solidez do Palmeiras transforma expectativas em torno do time

OPINIÃO: Consistência do Palmeiras transforma expectativa em realidade

Em torno deste Palmeiras há uma espécie de reversão de expectativa que, no fundo, reflete a solidez, o grau de confiabilidade em torno desta equipe. Quando começou a temporada, o Campeonato Brasileiro parecia a grande pendência, o grande exame que restava a um time já testado e aprovado no ambiente das copas. A questão era se o estilo de jogo, pautado nas primeiras temporadas pela solidez defensiva e pela adaptação estratégica a adversários nos jogos grandes e decisivos, seria o bastante para triunfar numa disputa de 38 rodadas. Afinal, em muitas delas caberia ao Palmeiras ser o protagonista dos jogos, tomar a iniciativa.



Pois hoje, talvez pelo aumento no repertório, pela quantidade de armas que o Palmeiras reúne para decidir jogos em diversos contextos ou pelo funcionamento de uma equipe que erra muito pouco, a sensação parece oposta. Ninguém é campeão brasileiro com 25 partidas por jogar, mas parece mais fácil o time de Abel Ferreira ser vitimado pela imprevisibilidade de uma copa, seja ela nacional ou continental, do que pelo ambiente mais controlado dos pontos corridos. A verdade é que, neste momento, é impossível listar os favoritos de qualquer destes torneios sem colocar o Palmeiras num lugar de destaque.

O fato de a virada sobre o São Paulo vir nos minutos finais é a imagem perfeita da vitória de um time com mais recursos. Em especial num momento em que Rogério Ceni maneja um elenco carente em algumas funções e profundamente fragilizado por lesões. Sua equipe competiu bem enquanto sustentou o jogo, em dado momento perdeu a capacidade de reter a bola com a saída de Calleri e sentiu a falta de velocistas para ter melhor escape em contragolpes. E ainda sofreu gols de uma forma cruel: após colocar Miranda para elevar a estatura da defesa, Ceni viu sua equipe ser batida duas vezes em bolas paradas, uma das tantas capacidades do Palmeiras atual.

Até ali, era uma partida profundamente marcada por confrontos individuais num encontro entre dois times com encaixes de marcação muito definidos: duelavam Gabriel Neves e Gustavo Scarpa, Igor Vinícius e Piquerez, Igor Gomes e Gabriel Menino, Rodrigo Nestor e Danilo, Patrick e Gustavo Gomez, Reinaldo e Dudu... Havia pouco espaço, pouco tempo para ficar com a bola e a solução era através de movimentos que quebrassem os encaixes de marcação. As defesas eram vencidas com mais frequência do que o esperado e a primeira etapa teve dez finalizações para cada lado. Coube ao São Paulo deixar as melhores sensações durante 60 minutos da partida, ainda que seu gol tenha saído também numa bola aérea. Outra vez, Patrick teve papel importante.

O São Paulo construía mais vantagem quando Patrick atraía Gustavo Gomes e Reinaldo batia Dudu pelo corredor. Já o Palmeiras criava inseguranças quando Scarpa movia Gabriel Neves para os lados. No entanto, foi a partir das substituições que o Palmeiras prevaleceu. Dudu trocou de função com Gabriel Verón, que depois seria substituído. Deixou de ter a exigência de acompanhar Reinaldo e criou desequilíbrios no centro do campo. Depois, João Martins, que substituiu Abel Ferreira, abriu mão de um zagueiro e o São Paulo já não tinha facilidade para encaixar a marcação. O Palmeiras foi acumulando posse e finalizações: 13 a 2 no segundo tempo. Até encontrar a virada em gols de seus dois zagueiros quando já era claramente superior. Não foi extremamente criativo o tempo todo, mas jamais se desordenou, nunca se desesperou. A vitória é uma clara demonstração de força.



Palmeiras, 2022, Campeonato Brasileiro



VEJA TAMBÉM
- BRILHANDO NA ITÁLIA! Nova contratado do Palmeiras, Felipe Anderson faz partidaça no italiano
- Dono do Botafogo questiona incoerência de Leila do Palmeiras sobre manipulação
- Indefinição sobre Joia do Palmeiras gera sondagens e possíveis mudanças no destino





2544 visitas - Fonte: globoesporte.com / man

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade
publicidade

Brasileiro

Qua - 20:00 - Arena Barueri -
X
Palmeiras
Internacional

Brasileiro

Dom - 18:30 - Manoel Barradas
0 X 1
Vitoria
Palmeiras