Allianz Parque recebe festa de despedida de Ademir da Guia (Foto: Thiago Salata)
"Olê, Porco, Olê, Porco". E foi assim que os palmeirenses, enfim, puderam voltar a cantar em sua casa depois de pouco mais de quatro anos.
Neste sábado, o Allianz Parque recebeu cerca de 10 mil convidados para despedida oficial de Ademir da Guia, jogador que mais vestiu a camisa do Palmeiras. Foi o primeiro jogo que o estádio recebeu e o último evento-teste antes da primeira partida oficial.
A previsão é que Verdão e Atlético-MG se enfrentem no Allianz no dia 8 de novembro, pelo Campeonato Brasileiro. O clube, porém, precisa pedir à CBF a troca de mando de campo do Pacaembu para o novo estádio até esta quarta-feira.
A WTorre espera liberar o local para o duelo ainda com capacidade reduzida (30 mil dos 45 lugares).
A partida de despedida foi pedida pelo próprio ex-jogador, que não havia dado "tchau" oficialmente ao clube que o consagrou nas décadas de 60 e 70. E foi ele o responsável pelo primeiro gol da nova casa. Dois times, com ídolos da história do Palmeiras entraram em campo.
Era "Palmeiras contra Palmeiras", um time vestia camisa verde e outro branca. O Divino vestiu a branca ao lado de nomes como de Marcos, Eurico, Galeano, Evair entre outros. Seu parceiro Dudu era o técnico.
Ademir perdeu a primeira oportunidade ao cobrar um pênalti na trave. Porém, no lance seguinte, foi marcado um pênalti para o "rival". O ex-jogador, homenageado do dia, não pensou duas vezes, trocou de camisa e fez o primeiro gol ("contra") do estádio.
Com 97% das obras terminadas, o que mais se ouvia dos torcedors presentes eram elogios ao local. Havia torcedor de todas as idades, sendo o mais novo, um bebê de apenas dois meses. A abertura dos portões, que estava prevista para as 9h30, atrasou dez minutos. Nada que incomodasse os presentes.
Houve uma pequena aglomeração na entrada, mas nenhuma confusão. O sistema de som do estádio e os telões estavam funcionando perfeitamente e o gramado estava em ótimo estado. Do lado de fora, um verdadeiro clima de jogo. Os vendedores que costumam estar presentes antes de jogos, estavam no local vendendo faixas , camisas e bandeiras do clube.
O presidente do clube, Paulo Nobre, entrou em campo para saudar a torcida. Recepcionado por uma mescla de vaias e aplausos dos torcedores, o mandatário foi quem anunciou o Divino.
Um vídeo, com ídolos da história do Verdão, foi apresentado no telão do estádio para homenagear o ex-jogador.
- Bom dia, senhores palmeirenses. Sejam bem-vindos ao Allianz Parque, a nossa casa. Sei que quando um dirigente fala é chato, então, vou chamar um vídeo para homenagear o maior ídolo de todos os tempos. O Sir, Ademir da Guia - anunciou Nobre.
Ademir, por sua vez, agradeceu a presença de todos e se mostrou muito emocionado com o momento. Ele estava acompanhado do filho Zinho.
- Agradeço a Sociedade Esportiva Palmeiras por estar me proporcionando esse momento tão lindo. O Palmeiras me projetou, me deu oportunidade jogar com grandes jogadores. Assim, conseguimos muitos títulos. Agradeço essa oportunidade única. Mais uma emoção.
Aos 72 anos, merecer tudo isso é muito importante. Agradeço também ao Allianz Parque, que está nos dando esse presente no nosso centenário - disse Ademir.
Esse foi o terceiro evento-teste do local. Na última semana, a bateria da escola de samba Mancha Verde gravou um DVD no estádio. Antes, cerca de 3 mil convidados foram ao estádio assistir o filme que homenageou a conquista do título do Campeonato Paulista de 1993.
Se por um lado ainda não sabem se o jogo contra o Galo vai acontecer, o show do astro Paul McCartney está mais do que confirmado. Os shows, que acontecerão no dia 25 e 26 de novembro, serão os primeiros do Allianz Parque, que ainda é chamado de "Palestra" pela maioria dos torcedores.
FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS (Branco) 3 x 3 PALMEIRAS (Verde)
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Data: 25/10/2014
Árbitro: Sálvio Spínola (SP)
Gols: Ademir da Guia (time verde), aos 12'/1°T; Célio, aos 14'/1°T; Reinaldo Xavier, aos 22'/1°T; Galeano, aos 2'/2°T; Jorginho, aos 17'/2°T; Reinaldo, aos 27'/2°T
PALMEIRAS (Branco): Marcos, Veloso, Eurico, Chiquinho, Arouca, Celso Gomes, Toninho Cecílio, Adãozinho, Galeano, Edmílson, Odair, Zé Mário Crispim, Edu Bala, Jorginho Puttinati, Ademir da Guia, Evair, Denílson, Paulinho Massariol, Pio, Toninho, Demétrius Ferreira, Dudu (treinador).
PALMEIRAS (Verde): Gilmar, Luis Sérgio, Sérgio, Rosemir, Ricardo Longhi, Polozi, Tonhão, Cleber, Pires, Claudecir, Amaral, César Sampaio, Esquerdinha, Célio, Reinaldo Xavier, Seixas, Gallo, Nei, Cafu, Reginaldo, Gérson Caçapa, Flávio Saretta, Hugo Hoyama, Leivinha (treinador).
6174 visitas - Fonte: Lancenet!