Garoto com velocidade de Mbappé empolga o Palmeiras

4/7/2022 12:42

Garoto com velocidade de Mbappé empolga o Palmeiras

Aos 16 anos, meia-atacante atinge mais de 36 km/h, vai parar na seleção e ensaia parceria com Endrick

 Garoto com velocidade de Mbappé empolga o Palmeiras

Ainda tímido e surpreso com a repercussão dos primeiros momentos como atleta profissional, Luis Guilherme é mais uma aposta da base do Palmeiras que tem gerado muita expectativa no clube.



Além da técnica e do poder de decisão, o jovem de 16 anos tem chamado atenção por um diferencial na idade: o potencial físico.

As arrancadas de Luis Guilherme são motivo de empolgação no dia a dia palmeirense. Contra o Vasco, na final da Copa do Brasil Sub-17, ele atingiu 36,4 km/h em uma disputa pelo lado direito do ataque do Verdão – como comparação, o ex-velocista jamaicano Usain Bolt alcançava cerca de 44 km/h.

– Sempre fui rápido, mas quando vi essa velocidade toda fiquei sem acreditar. Até perguntei para o preparador físico se tinha certeza se era essa velocidade mesmo (risos). Tenho dois anos trabalhando também por fora do clube para melhorar minha capacidade física, é fruto desse trabalho – contou o atleta em entrevista ao ge.

– Eu sempre espero ver como o marcador vai estar. Se fica muito colado em mim, eu já dou o tapa e vou embora. Tenho confiança de que vou ganhar. Se vou ou não, não sei, mas tenho confiança.

Um estudo da Fifa de 2015 colocou o galês Gareth Bale como o atleta mais rápido do mundo com a bola nos pés por ter atingido a marca de 36,9 km/h naquela oportunidade. Em 2017, a imprensa francesa noticiou que Kylian Mbappé chegou a 36 km/h em um jogo contra o Lille, pelo torneio local.

Mais recentemente, Bruno Henrique, do Flamengo, teve velocidade avaliada pela Fifa em 38 km/h em um jogo contra o Internacional, pela Libertadores de 2019.

– É um dom dele, da genética dele. Nós começamos a monitorar e logo percebemos que essa velocidade acima de 30 km/h era coisa normal para ele nos treinos e jogos. Ele atingiu velocidade acima de 36 km/h, são poucos jogadores no mundo que conseguem fazer isso. Com a parte física potencializada, ele dá essa resposta diferente de todo o grupo – explicou Vinicius Franco, preparador físico do time sub-17 do Palmeiras.

– A gente potencializa essa característica ao equilibrar a musculatura, para que ele não se machuque nos jogos. Velocidade a gente não dá, e sim adapta para que ele atinja aquilo. É um conjunto de fatores físicos: força, potência, agilidade e boa mecânica de corrida – completou.

Trabalho extra
Aos 16 anos, Luis Guilherme tem uma rotina intensa para um jovem da sua idade. Além dos treinamentos pelo time sub-17 do Palmeiras, ele divide o tempo com a escola e trabalhos físicos complementares fora da estrutura da Academia de Futebol de Guarulhos.

Em um raro tempo livre, o futebol continua presente, tanto que ele não pensa duas vezes ao falar o que gosta de fazer nas folgas.

– Jogar futebol e jogar videogame (risos). Se eu estiver (no videogame) algum dia, acho que vou chorar.

Com seu primeiro contrato profissional assinado, o jovem palmeirense projeta continuar realizando sonhos na carreira iniciada precocemente no clube, quando ainda tinha 11 anos. Natural de Aracaju, ele também havia sido aprovado no Vasco, mas decidiu com a família aceitar o projeto do clube paulista.


Em São Paulo desde 2017, iniciou uma parceria que até hoje rende frutos dentro e fora de campo com Endrick. A dupla joga junta desde o sub-11 do Verdão e vem pulando etapas com frequência, tanto que ambos venceram a Copinha de janeiro, competição disputada por atletas de até 21 anos.

– Na pandemia (em 2020), parou tudo, e a gente ficava treinando em casa por vídeo. Quando recebi a notícia de que ia treinar no sub-17, fiquei assustado. São três anos na frente, né? Eu tinha 14 anos. Fiquei sem acreditar e feliz. Foi difícil no começo para me adaptar – contou.

– É diferente, o jogo é outro. Você está acostumado com sub-13, e no jogo do sub-17 a intensidade é outra, é bem mais rápido. No começo, sofri, sim, mas fui me acostumando. No sub-20, tem hora que não dá para fugir (das pancadas). É quase profissional (risos). Tem que pensar mais rápido, ser mais intenso, com tempo você vai se acostumando.

A temporada de 2022 tem sido de mais sonhos realizados para o jovem atleta. Antes de assinar o primeiro contrato profissional, ele teve desempenho de destaque com a seleção brasileira sub-17, no torneio de Montaigu, na França.

Os próximos passos, talvez em parceria com Endrick no profissional palmeirense, geram expectativa.

– Foi um sonho realizado (jogar na seleção). Todo garoto sonha jogar pela seleção do seu país. Quando tocou o hino, já fiquei segurando para não chorar (risos). Graças a Deus, deu tudo certo... Primeiro penso em fazer história na base, depois lá na frente. Ele (Endrick) é uma inspiração, desde o sub-11. Ele é bastante humilde, mas o mental é de não desistir nunca, sempre acredita em todas e está em todas. É uma inspiração para todo mundo – afirmou o palmeirense.



Campeão da Copa do Brasil Sub-17, Luis Guilherme já teve a oportunidade de participar de um treinamento com o elenco profissional na temporada passada. Desde criança, se acostumou a ver vídeos de Messi e Neymar como inspiração. Na realidade palmeirense, aponta dois ídolos da torcida como espelho.

– A qualidade do Veiga de chutar, e a do Dudu de ir para cima, fazer jogada individual. Acho que tenho um pouco da característica dos dois – brincou o jovem do Verdão, que agradece e se surpreende com o carinho dos torcedores.



– É muito bom falar com a torcida do Palmeiras. Alguns me conheciam e outros não, mas sempre me acolheram da melhor maneira possível. Para ser sincero, fico sem acreditar por ser reconhecido pela torcida. Chego a algum lugar e falam que é o Luis Guilherme, pedem para tirar foto. Não tinha essa experiência, fico muito feliz com isso.



VEJA TAMBÉM
- DIA DE JOGO DO VERDÃO! Palmeiras vai ao Uruguai para enfrentar o Independiente del Valle pela terceira rodada da Libertadores
- Estevão completa 17 anos e passa por processo que auxiliou Flaco no Palmeiras.
- Rony destaca experiência na altitude e foca oportunidade contra Del Valle.





17805 visitas - Fonte: Globo esporte

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Altino Lima     

Pode até ter a velocidade do Mbappe, mas o futebol está muito aquém, sem comparação, apesar de ainda ser um garoto!!

Celso Inoue     

Vejo também que a diretoria deve prestar muita atenção , no garoto chamado Thallys . Esse menino tem jogado muita bola também !

Ary Mendonça     

Do mesmo jeito que estamos acreditando em Endrick também temos que acreditar em Luiz Guilherme, esses garotos jugam muito mesmo. Graças a Deus são do Palmeiras avante palestra.

GABRIEL SABLONE     

Joga muito este garoto

janpierre gomes     

Num vi essa velocidade nele não tá mas pra um Rivaldo lento

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade
publicidade

Brasileiro

Qua - 20:00 - Arena Barueri -
X
Palmeiras
Internacional

Brasileiro

Dom - 18:30 - Manoel Barradas
0 X 1
Vitoria
Palmeiras