Palmeiras começa a viver melhor momento sob o comando de Abel Ferreira

10/8/2022 19:07

Palmeiras começa a viver melhor momento sob o comando de Abel Ferreira

Verdão mostra poucas oscilações e abre 6 pontos de vantagem sobre o vice-líder Corinthians, no Brasileirão

Palmeiras começa a viver melhor momento sob o comando de Abel Ferreira

Foto: Marcos Ribolli


A rodada 21 do Campeonato Brasileiro 2022 foi excelente para o Palmeiras. Com a vitória sobre o Goiás por 3 a 0, o Verdão abriu 6 pontos de vantagem sobre o vice-líder Corinthians, que ficou no empate contra o Avaí. A situação do Palmeiras está cada vez mais sólida na liderança, uma vez que os adversários diretos não alteraram suas posições.



A próxima rodada também tende a ser promissora, pois trará o confronto direto com o Timão. Mesmo sendo realizado na Neo Química Arena, o jogo tende a ser favorável ao Palmeiras, que tem se mostrado imune à pressões, mesmo jogando fora de casa. O maior problema para que o Verdão abra 9 pontos de vantagem é que o Corinthians também tem sido mais eficiente como mandante.

Um exemplo de como o Palmeiras está se tornando imune à pressões foi o confronto contra o Atlético Mineiro, no Mineirão, pela Libertadores. Mesmo não tendo bom desempenho, o Verdão conseguiu igualar o placar, após o Galo ter aberto 2 gols de vantagem.

O comportamento tático do Palmeiras está se mostrando cada vez mais linear. Nas últimas seis rodadas do Brasileirão somou 16 dos 18 pontos possíveis, venceu todas as partidas com exceção do confronto com o Fortaleza, que terminou empatado sem gols.


No primeiro turno do Brasileirão o Palmeiras se mostrou oscilante, pois não conseguia apresentar a melhor versão do estilo de Abel Ferreira, sendo eminentemente reativo. Quando atuava fora de seu estádio, não conseguia ter o protagonismo que tem apresentado nas últimas rodadas, pois tinha dificuldades para controlar as ações do jogo.

O Palmeiras hoje está se mostrando muito mais que um time seguro defensivamente e veloz nas transições. Possui DNA fortalecido, com capacidade coletiva impressionante, que não o deixa dependente de atuações individuais ou de quais jogadores estiverem em campo. Abel Ferreira conseguiu formar uma equipe coesa, que normalmente não altera seu rendimento tático com substituições.

Mesmo sem as presenças do atacante Dudu e do meio-campista Raphael Veiga, que são referências técnicas do grupo, o time continua harmonizado. Todos os jogadores conhecem suas funções, independentemente, de serem titulares habituais ou não.

A ausência de Raphael Veiga, afastado por lesão e por estar com COVID, propiciou o crescimento tático de Gustavo Scarpa, que consegue flutuar o campo todo. Seu alto rendimento tem facilitado a distribuição de jogadas e tornado o time mais técnico. De substituto natural de Raphael Veiga, Gustavo Scarpa se tornou quase indispensável no elenco titular de Abel, pois também tem leitura privilegiada de jogo e aproveitamento acima da média para cobrança de escanteios, faltas e pênaltis.

Pena que Gustavo Scarpa só ficará no clube até dezembro, pois tem pré-contrato com o time inglês Nottingham Forest , recém promovido à Premier League. Mas, a recém contratação de Bruno Tabata, brasileiro que jogava no Sporting, de Portugal, visa suprir essa lacuna.

Outro exemplo é o volante Atuesta , que não joga frequentemente e teve bom desempenho na partida contra o Goiás, inclusive sendo o autor do último gol da vitória. Esse revezamento de atletas tem mantido a equipe palmeirense coletivamente equilibrada e com bom desempenho nas duas competições que disputa, o Brasileirão e a Libertadores.

Um diferencial da equipe de Abel Ferreira, é o aproveitamento de jovens da base do clube, sem causar prejuízos à equipe coletivamente. O jovem Vanderlan, lateral advindo da categoria de base, tem se destacado nos treinamentos. É substituto automático de um dos pilares do elenco do Palmeiras: o lateral uruguaio Piquerez. Jorge que foi contratado para jogar na ausência de Piquerez, se tornou a terceira opção do time.

As contratações dos atacantes Merentiel e José López visam abastecer a lacuna mais latente do elenco palmeirense: a figura de um camisa 9 clássico, que tem função primária de dar o último toque na bola, tornando as conclusões mais efetivas. Rony, já foi testado nessa função, mas não teve atuações efetivas, pois apresenta melhor rendimento sendo homem de velocidade, aberto pelos lados.

Mas, como o Palmeiras tem elenco farto com DNA já estabelecido, o perfil das contratações é pontual e não necessariamente os recém contratados se tornarão titulares absolutos. Abel Ferreira tem todas as ferramentas para encaixar os jogadores da melhor forma, objetivando um time controlador, independentemente do local, do adversário, das circunstâncias da partida ou da fórmula do campeonato que disputa.



Com esquema híbrido, que mescla reatividade com o controle de jogo, através da posse de bola, salvo em alguns cenários específicos, o Palmeiras se tornou o principal aspirante ao título do Campeonato Brasileiro, que é o sonho pessoal de Abel Ferreira.



Palmeiras, Momento, Abel, Libertadores, Verdão



VEJA TAMBÉM
- LIDERANDO EM SEQUÊNCIA! Flaco Lopez se destaca com continuidade no Palmeiras
- Dudu avança em recuperação e inicia fase final de tratamento no Palmeiras.
- Palmeiras mantém equilíbrio em estreias no Campeonato Brasileiro.





1674 visitas - Fonte: Globoesporte.com

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade
publicidade

Libertadores

Qui - 21:00 - Allianz Parque -
X
Palmeiras
Liverpool Montevideo

Paulista

Dom - 18:00 - Allianz Parque
2 X 0
Palmeiras
Santos