Henrique não é o único: lembre 7 artilheiros inesperados

4/11/2014 09:52

Henrique não é o único: lembre 7 artilheiros inesperados

Lembra de Renaldo, Adhemar e Josiel? Todos eles já foram artilheiros do Campeonato Brasileiro de forma surpreendente

Henrique não é o único: lembre 7 artilheiros inesperados

Atualmente o artilheiro do Campeonato Brasileiro é o atacante Henrique, do Palmeiras. Ele tem 15 gols marcados em 27 jogos disputados. Está na frente de atacantes mais badalados, como Hernán Barcos, Fred, Paolo Guerrero e Diego Tardelli. Ninguém esperava que ele chegasse a tal patamar, nem mesmo a torcida alviverde. Mas isso não é tão estranho: vários outros atacantes já surpreenderam com faro de artilheiro por pelo menos uma temporada.



O fenômeno é recente. A maioria aconteceu desde 2000 para cá. Normalmente esses artilheiros surpreendentes estão em clubes medianos ou até pequenos. Com poucas alternativas, eles acabam jogando em função do centroavante que está em boa fase.



Outro fato é comum nesses artilheiros inesperados: eles não costumam ter sucesso a longo prazo. Alguns tentaram sair do Brasil, outros foram para clubes grandes, mas poucos repetiram o feito.



Veja quem são os 7 artilheiros mais curiosos e inesperados do Campeonato Brasileiro:



Éderson (2013) - 21 gols



Ele chegou ao Atlético-PR em 2008, mas só emplacou em 2013. Antes disso tinha sido emprestado para Ceará e ABC. Tem como principal característica a boa finalização, mas é limitado em outros pontos. Não se arriscou a jogar em outros clubes brasileiros depois de ser artilheiro: em 2014 está no Al Wasl, dos Emirados Árabes Unidos.

Keirrison (2008) - 21 gols



Ele estava no Coritiba e ainda era apenas uma promessa. Mas conseguiu fazer o mesmo número de gols de Washington e Kléber Pereira naquele ano. Chamou atenção do Palmeiras, que o contratou, mas rapidamente o vendeu para o Barcelona. Depois disso, nunca mais teve uma boa fase, mesmo voltando para o Coritiba em 2012. Está no clube paranaense até hoje, mas nem é titular absoluto.

Josiel (2007) - 20 gols



Centroavante sem grandes atributos físicos ou técnicos, Josiel mostrou muito faro de gol e balançou as redes 20 vezes no Campeonato Brasileiro de 2007 pelo Paraná, tornando-se o artilheiro da competição. Aos 27 anos, esse foi seu único grande momento no futebol. Depois, jogou no Al-Wahda (EAU) e teve passagens sem brilho por Flamengo, Jaguares (MEX) e Atlético-GO. Atualmente, defende o Paysandu na Série C

Foto: Reuters


Já tinha 27 anos quando viveu sua grande fase no Paraná, após rodar por outros times pequenos. Era tão limitado quanto oportunista e assim conseguiu ser artilheiro do Brasileiro. Isso lhe rendeu a chance de ir para o Flamengo, mas nunca convenceu por lá e depois voltou a rodar em times de pouca expressão. Atualmente está no Inter de Santa Maria.

Dimba (2003) - 31 gols



O atacante já tinha perdido a sua grande chance da carreira, ao jogar pelo Botafogo e conseguir pouco sucesso. Mas inesperadamente brilhou em 2003. Jogando pelo Goiás, fez 31 gols, um recorde até então - um ano depois, Washington superaria essa marca, com 34, pelo Atlético-PR. Mas o sucesso de Dimba parou por aí. Ele chegou ao Flamengo como grande contratação, mas fracassou e logo passou a jogar em times pequenos. Em 2014, atuou pelo Sobradinho-DF.

Adhemar (2000) - 22 gols



É um artilheiro "com asterisco", afinal começou o Campeonato Brasileiro de 2000 (Copa João Havelange) no Módulo Amarelo, atuando contra times mais fracos. Mas o feito dele não deve ser desmerecido, até porque foi fundamental para liderar o São Caetano até final da competição. Depois de tanto destaque e surpresa, Adhemar jogou até no Stuttgart, da Alemanha, mas ficou apenas uma temporada lá. Aposentou-se em 2012 sem nunca repetir seus chutes potentes com a mesma eficiência.

Renaldo (1996) - 16 gols



O atacante teve duas grandes fases. Primeiro, na década de 90, quando surgiu no Atlético-PR e foi artilheiro do Brasileiro pelo Atlético-MG. Depois, voltou a se destacar em 2003, pelo Paraná. Mas foi só. Teve outras passagens por clubes grandes, como o Palmeiras em 2004, e fracassou. Sua carreira foi longa e jogou mesmo com mais de 40 anos, mas agora está aposentado.

Guga (1993) - 15 gols



Jogou em uma série de clubes (Atlético-MG, Atlético-PR, Bahia, Botafogo, Flamengo, Goiás e Internacional), mas só brilhou de verdade no Santos, superando até Evair na disputa pela artilharia do Brasileiro de 93, ano em que o Palmeiras foi campeão. Ficou marcado por fazer muitos gols em clássicos contra o Corinthians - chegou a marcar dois "hat-tricks". Atualmente ele vive como guia turística na Ilha Grande (RJ).









11088 visitas - Fonte: Terra Noticias

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade

Brasileiro

Dom - 16:00 - Allianz Parque -
X
Palmeiras
Criciuma

Brasileiro

Dom - 18:30 - Ligga Arena
0 X 2
Atletico Paranaense
Palmeiras