Mateus Muller, Nathan e João Pedro estão em alta com o técnico Gallo (Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação)
O Palmeiras tem conseguido algo raro no passado recente do clube: aproveitar jogadores da base no elenco profissional. Mais do que isso, os garotos formados na Academia de Futebol se tornaram titulares no time do técnico Dorival Júnior, incentivador dos jovens.
Atento ao desempenho deles e de outros atletas, o treinador Alexandre Gallo, da seleção brasileira sub-21, não poupa elogios ao trio João Pedro (17 anos), Nathan (19 anos) e Mateus Muller (18 anos).
Os três foram inicialmente convocados para defender a seleção em um torneio na China. Mas os palmeirenses e os demais atletas que atuam no Brasil, com exceção do goleiro Jacsson, do Internacional, foram liberados para os clubes não sofrerem com os desfalques.
- São bons atletas. O João é um jogador técnico que tem entendimento e leitura de jogo muito bons. O Nathan esteve com a gente e gostei muito desse atleta. Achei que teve um bom desempenho na zaga.
Ele esteve com a seleção olímpica e se saiu bem nos treinamentos. E o Matheus Muller esteve com a gente algumas vezes. Ele é técnico. Temos sempre de ter um cuidado no aspecto físico dele. Estamos atentos a isso. O fisiologista da base do Palmeiras trabalha conosco na seleção e estamos tentando controlar isso, porque tecnicamente é um bom atleta - disse Gallo.
Dos três, Mateus Muller é o único ainda não aproveitado no time de cima do Verdão. Promovido ao elenco profissional por Ricardo Gareca, demitido no início de setembro, ele sofreu uma fratura no quinto metatarso (dedo) do pé esquerdo em junho. O lateral chegou a retomar os treinamentos mais de uma vez, mas as dores ainda o incomodam.
Enquanto Mateus Muller não se recupera, os outros garotos ganham cada vez mais espaço. João Pedro soma 11 jogos e um gol, e Nathan tem sete partidas no elenco principal. Na provável equipe que enfrentará o Atlético-MG, neste sábado, no Pacaembu, Dorival sinalizou usar quatro palmeirenses de raiz: além de João Pedro e Nathan, devem jogar também Victor Luis e Renato.
A formação titular no treino de quarta-feira foi a seguinte: Fernando Prass; João Pedro, Nathan, Tobio e Victor Luis; Renato, Marcelo Oliveira, Mazinho e Valdivia; Mouche e Henrique.
Mesmo com o Verdão na briga contra o rebaixamento no Brasileiro, os garotos da base conseguiram se firmar na equipe. Motivo de elogios para Gallo. O Palmeiras, lanterna na 20ª rodada, agora é o 13º colocado, com 39 pontos, cinco acima do Coritiba, primeiro dentro do Z-4.
- Ajuda (a ganhar experiência), porque você vai antecipando o amadurecimento, o que é uma coisa importante para a gente também - finalizou Gallo.
Enquanto renovou os contratos de Nathan (até 2018) e João Pedro (até 2019), o Verdão ainda negocia a prorrogação do vínculo de Mateus Muller. O jogador tem contrato válido até 27 de janeiro de 2015. As duas partes abriram conversas e trocaram números, mas ainda não chegaram a um acerto.
O atleta está emprestado pelo Desportivo Brasil, com o qual tem vínculo até o meio do próximo ano. Para ficar com o jogador, o Palmeiras tem de comprar 50% dos direitos econômicos do clube por R$ 500 mil, preço fixado no contrato.
6099 visitas - Fonte: Ge