A partida entre Palmeiras e Atlético-MG neste sábado (08), além de poder marcar a despedida do Verdão do estádio do Pacaembu (a CBF confirmou o jogo ante o Sport, dia 19, no Allianz Parque), será o confronto de número 70 em toda história de duelos protagonizados pelas duas equipes. Com 36 vitórias palestrinas, 10 empates e apenas 23 reveses, o retrospecto é amplamente favorável ao time palmeirense.
No estádio do Pacaembu, seis jogos foram disputados. Foram quatro vitórias alviverdes, duas derrotas e, curiosamente, nenhum empate. O campo com mais partidas realizadas é o Mineirão, com 23 registros (10 triunfos, 3 igualdades e 10 reveses), seguido de perto pelo Palestra Italia, que soma 19 encontros (14 vitórias, dois empates e três derrotas).
O primeiro embate entre as duas equipes aconteceu em abril de 1938, quando o Verdão, com dois gols do ponta-direita Barrillote, venceu o time mineiro por 2 a 0, no Palestra Italia.Já a maior goleada do confronto foi realizada em 1996, em partida válida pela Copa do Brasil daquele ano – o Palmeiras superou o Atlético-MG por 5 a 0 e avançou à fase seguinte da competição nacional.
Desde 1998, o recorde absoluto de invencibilidade entre os times paulistas e mineiro pertence ao Palmeiras, que emplacou sete triunfos consecutivos a partir de 1996 – os números também representam o maior registro de vitórias seguidas na história.
O último encontro entre Palmeiras e Atlético-MG aconteceu recentemente, no estádio Independência, quando o time da casa superou o Verdão por 2 a 0, em duelo válido pela Copa do Brasil.
Em 2009, o Palmeiras superou os rivais de Minas Gerais por 3 a 1, no Palestra Italia, com um golaço, do meio-campo, de Diego Souza. Confira o vídeo:
5712 visitas - Fonte: Site Oficial