Embora esteja na final da Copa do Brasil, decisão que fará com o rival Cruzeiro, o Atlético-MG luta para figurar entre os quatro líderes do Campeonato Brasileiro.
Para chegar até lá, tem uma missão bastante complicada neste sábado, às 19h30, no Pacaembu. Encara o Palmeiras, que luta para se distanciar do Z-4. Em 2002, o Galo também enfrentou o Alviverde em São Paulo e goleou por 4 a 0. O "É Gol!!!" relembra a partida que teve dois gols do, na época, lateral-direito Mancini (assista ao vídeo).
A partida aconteceu no dia 25 de agosto, dia de aniversário do Palmeiras. Acreditando numa comemoração em grande estilo, a torcida alviverde lotou o estádio Palestra Itália, com a presença de muitas crianças. Mas dentro de campo o que se viu foi o time da casa sem tanta criatividade e com pouca sorte.
O resultado disso foi bem desagradável para os palmeirenses. Aos 21 do primeiro tempo, o lateral Mancini cobrou falta com um chute violento e cheio de efeito para abrir o marcador a favor do Atlético-MG.
Faltando um minuto para o término da etapa inicial, novamente o camisa 2 balançou as redes. Dessa vez com bola rolando, da entrada da área, o lateral soltou outra bomba. O goleiro Marcos não alcançou o chute, que além de forte, ainda contou com o sol para atrapalhar a visão do camisa 12.
Na volta para o segundo tempo, o Galo continuou a todo vapor. Após jogada pelo lado esquerdo, Leonardo recebeu passe e mandou de primeira, de fora da área, outro chute muito forte para ampliar fazendo o terceiro, aos 27.
Aos 40, novamente os mineiros marcaram. Dessa vez com Souza, de cabeça, após cruzamento de Marques. O placar de 4 a 0 gerou muitos protestos por parte da torcida palmeirense.
Na posição de lateral-direito, Mancini foi revelado pelo Atlético-MG em 1999, e ficou no Galo até 2002. Foram 122 jogos e 19 gols marcados. Nsa Europa, passou por equipes como Venezia, Roma, Inter de Milão e Milan, chegando a atuar mais avançado, no meio-campo.
Voltou para o Brasil em 2011, novamente para defender o Galo. Já como meio-campo, fez mais 51 jogos e oito gols. Atualmente, com 34 anos, está no América-MG.
O encontro entre as equipes preencheu a quinta rodada da primeira fase do Brasileirão 2002. Com a vitória por goleada, o Atlético-MG subiu para sexto, com oito pontos. O Palmeiras caiu para 21º, com cinco. Ao final da competição, o Verdão terminou rebaixado, em 24º, com apenas 27 pontos.
O Galo encerrou sua participação nas quartas de final, quando foi goleado pelo Corinthians por 6 a 2 no primeiro jogo e ainda perdeu o segundo por 2 a 1.
As Escalações
Palmeiras: Marcos; Arce, Alexandre, Fabiano Eller (Nenê) e Thiago Matias; Paulo Assunção, Juliano (Leonardo), Juninho (Itamar) e Diego Souza; Dodô e Muñoz. Técnico: Flávio Murtosa.
Atlético-MG: Edmar (Eduardo Allax); Mancini, Batata, Nem, Gutiérrez e Ronildo; Alexandre, Hélcio e Paulinho (Souza); Renaldo (Leonardo Oliveira) e Marques. Técnico: Geninho.
6768 visitas - Fonte: Sportv