Bragantino já foi pedra no sapato do Palmeiras

27/3/2014 11:15

Bragantino já foi pedra no sapato do Palmeiras

Time já esteve como pedra no caminho do Verdão em, ao menos, três oportunidades

Bragantino já foi pedra no sapato do Palmeiras

Crédito: Gazeta Press



Em pelo menos três oportunidades, o Bragantino foi pedra no sapato do Palmeiras, adversário desta quinta-feira (26) nas quartas de final do Campeonato Paulista. Em dois deles, nos anos de 1989 e 1996, o time de Bragança Paulista eliminou o Verdão do Campeonato Paulista e Copa Conmebol, respectivamente.



Durante a disputa do Campeonato Paulista de 1989, o Verdão disputou a segunda fase no Grupo 2, ao lado de Bragantino e Novorizontino, clubes que seriam finalistas do torneio no ano seguinte. Com uma grande campanha, o Palmeiras era favorito. O time da capital chegara invicto à segunda fase, com 13 vitórias e oito empates na primeira, deixando todos os principais rivais atrás.



A estreia do Palmeiras na segunda fase foi com empate em 0 x 0 na cidade de Novo Horizonte, contra o Novorizontino. Em seguida o Verdão venceu o Bragantino, em casa, por 2 x 0 e empatou com o Novorizontino, novamente em casa, por 0 x 0. Com os resultados, Palmeiras e Bragantino chegavam à última rodada com a mesma pontuação (4), mas com o Palmeiras com melhor saldo de gols, apesar de uma vitória a menos que o time de Bragança.



No entanto, na partida decisiva, no Marcelo Stéfani, vitória do Bragantino por 3 x 0, tirando a invencibilidade do Verdão e o eliminando do Estadual, que não conqusitava desde 1976.



Já a segunda eliminação não foi tão dolorosa para o palmeirense, mas acabou abalando o time pelo resultado. Na Copa Conmebol de 1996, Bragantino e Palmeiras enfrentaram-se logo na primeira rodada.



O Verdão vinha de um ano muito bom, com a conquista do Paulista quase invicta, com o time dos 100 gols, o vice-campeonato da Copa do Brasil e uma boa campanha no Campeonato Brasileiro.



Com um time reserva, o Verdão estreou na competição sul-americana no estádio Marcelo Stéfani e acabou goleado por 5 x 1. No jogo de volta o Palmeiras quase conseguiu levar a partida para os pênaltis, mas não conseguiu. Em casa, o time alviverde venceu o rival por 3 x 0, mas acabou eliminado.



O Bragantino, em 1996, seria rebaixado no Campeonato Brasileiro e, na fase seguinte da Copa Conmebol, seria eliminado pelo Independiente Santa Fe, da Colômbia. No entanto, uma virada de mesa seguiraria o Braga na série A do Brasileiro em 1997.



No Brasileiro de 1991, Braga também complicou

Em 1991 o Bragantino foi vice-campeão Brasileiro. Na primeira fase daquele torneio, todas as equipes enfrentavam-se em um turno, classificando os quatro melhores para as semifinais do torneio.



O Verdão chegou a liderar o torneio em cinco rodadas, mas perdeu força no fim. Um dos culpados foi justamente o Bragantino. O Palmeiras terminou como líder as rodadas 9, 10, 12, 13 e 14 daquele torneio.



Na 17ª rodada, Palmeiras e Bragantino enfrentavam-se no Palestra Itália. Na ocasião, o Verdão era o terceiro colocado com 21 pontos, enquanto o Bragantino era o quarto, com 20. No entanto, o Braga foi superior ao rival e venceu por 2 x 0, com gols de Ronaldo Alfredo e Ivair.



Assim, o time treinado por Carlos Alberto Parreira subiu para o terceiro lugar com 22 pontos, enquanto o Verdão, treinado por Paulo César Carpegiani, caiu para o quinto lugar, com os mesmos 21 pontos do Corinthians, que assumiu o quarto posto.



Nas rodadas seguintes o Palmeiras empatou com o Internacional no Palestra Itália e perdeu para o Cruzeiro no Mineirão, caindo na primeira fase do Brasileiro, enquanto o Bragantino terminou com a segunda melhor campanha do torneio naquela fase.







10737 visitas - Fonte: Placar

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade

Brasileiro

Ter - 21:30 - Allianz Parque -
X
Palmeiras
Botafogo

Brasileiro

Sáb - 19:30 - Antônio Accioly
0 X 1
Atletico Goianiense
Palmeiras