Gabriel Fernando acena para a torcida após vitória na Javari (Foto: Rodrigo Faber)
O atacante Gabriel Fernando tem apenas 17 anos, mas seu nome já é assunto entre os torcedores do Palmeiras. Revelação da base do clube, o atacante acumula 36 gols em 21 jogos disputados no Campeonato Paulista sub-17. Celebridade entre atletas mais novos do próprio clube, já ouve pedidos para renovar com o Verdão e ser escalado entre os profissionais. Um processo muito rápido, mas que anima a torcida por um futuro promissor.
- Gabriel Fernando é o terror dos clássicos!
- Renova, Gabriel! Fica no Palmeiras!
- Paulo Nobre, segura o Gabriel!
Estes foram apenas alguns dos gritos dos torcedores na vitória do Palmeiras por 2 a 1 sobre o Santos, no último sábado, na Rua Javari, no jogo de ida da final do torneio estadual. Gabriel marcou o gol do triunfo alviverde, de virada, levando centenas de fãs à loucura. Ele já havia marcado nas quartas e na semi, ajudando o Verdão a eliminar Corinthians e São Paulo, respectivamente. Ainda tímido para entrevistas, o atacante evita projetar o próprio futuro e credita o sucesso à ajuda dos companheiros.
- Eu acho que desde pequeno sou assim, mas se não fosse o elenco, eu não teria esses gols. O time é uma família. Fico feliz pela torcida estar vendo meu trabalho, realmente emocionado. Eu quero ficar - disse o garoto.
Após treinar com os profissionais à época em que Ricardo Gareca era o treinador, Gabriel Fernando vem sendo preservado pelo clube na categoria amadora. A situação difícil do Palmeiras no Campeonato Brasileiro anulou qualquer possibilidade de utilização do jovem atleta no elenco de Dorival Júnior, embora esse seja o desejo de alguns torcedores.
- Vontade todo mundo tem, qualquer um da base quer isso. Mas vamos com um passo de cada vez. Se tudo certo, um dia estarei lá - disse.
O técnico do sub-17 do Palmeiras é um dos mais cautelosos com a promoção de Gabriel Fernando. Para Bruno Petri, qualquer erro no processo de ascensão à categoria profissional pode arruinar o crescimento de uma das maiores promessas da base do clube.
Temos de ter um cuidado muito grande com ele. A equipe é boa e o ajuda, e nesse momento tudo é novidade. Ele tem de entender que é bom jogador, mas precisa ter paciência. Quando voltou do profissional, ficou um pouco perdido. Precisamos blindá-lo dizendo que ele é igual a todos. Vai vingar e ter sucesso, mas é necessário ter calma.
Ele precisa esperar pelo menos mais um ano para vivenciar campeonatos fora - alertou.
No momento, Dorival Júnior vem aproveitando alguns frutos da base palmeirense no elenco profissional, como o zagueiro Nathan (19 anos) e os laterais João Pedro (19 anos) e Victor Luis (21 anos).
Técnico Bruno Petri pede calma com Gabriel Fernando no Palmeiras (Foto: Rodrigo Faber)
5175 visitas - Fonte: Ge