O principal assunto da internet nesta sexta-feira é a "Black Friday" - evento criado por varejistas norte-americanas para "queimar os estoques" antes das vendas de Natal e que virou sensação no comércio eletrônico no Brasil. Produtos com 50%, 60%, 70% e até 80% de desconto dominam os anúncios de sites de todo tipo.
No futebol brasileiro, diversos clubes também procuram se desfazer de alguns jogadores para poderem reformular seus elencos para a próxima temporada. Tem desde atleta que já sabe que será dispensado ao final do contrato até promessa em "liquidação" para poder cobrir rombos nas finanças dos clubes - como Gabigol, do Santos.
O GloboEsporte.com lista abaixo os principais casos de jogadores "negociáveis" neste fim de ano nos clubes da Série A. Confira:
Atlético-MG:
Pode render uma bolada: o discurso é de manter o elenco, mas Luan acabou se valorizando muito no segundo semestre. Jemerson também pode ser outra opção para reforçar o caixa, já que Réver volta após se recuperar de lesão.
Em fim de contrato: Leandro Donizete e Josué.
Na promoção: os atacantes André e Jô, além do lateral-esquerdo Emerson Conceição. Os três foram afastados por indisciplina e serão negociados, ou servirão de moeda de troca.
Atlético-PR:
Quem pode render uma bolada: o atacante Marcelo e o goleiro Weverton fizeram mais uma boa temporada e podem render um bom dinheiro ao clube.
Em fim de contrato: volante João Paulo
Na promoção: ninguém
Bahia:
Pode render uma bolada: ninguém.
Em fim de contrato: Fahel, Lincoln, Guilherme Santos, Galhardo e Marcos Aurélio.
Na promoção: Titi (caiu de rendimento e perdeu a titularidade), Marcelo Lomba (entrou em desgaste por causa das repetidas falhas) e Maxi Biancucchi (contratado como estrela e com salário alto, terminou o ano sendo questionado pelo torcedor)
Botafogo
Pode render uma bolada: Com o iminente rebaixamento do clube, o volante Gabriel deverá receber boas propostas de equipes do Brasil e do exterior.
Fim de contrato: Alex, Anderson, André Bahia, Bruno Corrêa, Carlos Alberto, João Gabriel, Rogério, Tanque Ferreyra, Junior Cesar, Ramirez, Bolatti, Andreazzi, Zeballos, Rodrigo Souto, Ronny e Wallyson
Na promoção: ninguém.
Chapecoense
Pode render uma bolada: já rendeu. O lateral-direito Fabiano foi vendido a um investidor, que provavelmente fechará contrato com o Cruzeiro
Em fim de contrato: Danilo, Danny Morais, Meza, Grolli, Jussandro, Bruno Silva, Abuda, Camilo, Júnior Timbó, Fabinho Alves e Leandro
Na promoção: Fagner Alemão, Zezinho, Bergson, Neuton, Rychely e Mailson
Corinthians:
Emprestado ao São Paulo, Pato pode ser vendido pelo Corinthians(Foto: Marcos Ribolli)
Podem render uma bolada: os atacantes Alexandre Pato (emprestado ao São Paulo) e Malcom (na mira de clubes europeus).
Em fim de contrato: os goleiros Danilo Fernandes e Julio Cesar (emprestado ao Náutico), e os volantes Jocinei (emprestado à Portuguesa), Willian Arão (emprestado ao Atlético-GO), Cachito Ramírez (emprestado ao Botafogo) e Nenê Bonilha (emprestado ao Vila Nova).
Na promoção: o volante Guilherme Andrade (contrato até dezembro de 2015).
Coritiba:
Pode render uma bolada: o zagueiro Luccas Claro.
Em fim de contrato: Baraka, Martinuccio, Helder, Rosinei, Elber, Zé Love, Joel, Wellinton, Germano, Sérgio Manoel e Júlio Cesar.
Na promoção: o atacante Keirrison, que tem contrato até 2017 e não consegue se firmar no time titular.
Criciúma:
Pode render uma bolada: o goleiro Bruno (sondado por clubes da Itália e Portugal) e o atacante Lucca (também chamou a atenção de estrangeiros)
Em fim de contrato: o lateral-direito Maicon Silva (emprestado pelo Londrina), os zagueiros Ronaldo Alves, Fábio Ferreira e Rafael Pereira (emprestado pelo Juventude) e os volantes João Vitor (emprestado pelo Deportivo Maldonado-URU) e Maylson (Coimbra-POR),
Na promoção: não tem
Cruzeiro:
Dagoberto terminou o ano na reserva do Cruzeiro(Foto: Tayrane Corrêa)
Podem render uma bolada: o volante Lucas Silva e o meia Éverton Ribeiro. Ambos tiveram excelentes temporadas e estão muito valorizados.
Em fim de contrato: Henrique, Samudio e Borges.
Na promoção: Borges e Dagoberto. Experientes atacantes não renderam o esperado e estão em baixa.
Figueirense:
Podem render uma bolada: Tiago Volpi, Clayton
Em fim de contrato: Thiago Heleno, Marquinhos, Roberto Cereceda, França, Marco Antônio, Giovanni Augusto, Marcão, Pablo, Ciro e Ricardo Bueno.
Na promoção: ninguém.
Flamengo:
Pode render uma bolada: o zagueiro Samir tem sido especulado continuamente em clubes europeus. Nesta janela, pode aparecer alguma proposta.
Fim de contrato: Anderson Pico, Chicão, Arthur, João Paulo, Léo Moura, Marcelo, Márcio Araújo, Nixon
Na promoção: o goleiro Felipe, que perdeu a posição no meio do ano, deve sair do clube.
Fluminense:
Pode render uma bolada: Com a diminuição do orçamento do clube, é provável que alguns jogadores saiam. Wagner, Rafael Sóbis e Fred são alguns nomes.
Fim de contrato: Diguinho, Diego Cavalieri, Carlinhos e Gum.
Na promoção: Fabrício e Elivélton
Goiás:
Pode render uma bolada: o atacante Erik, que tem contrato até 2018. Ele é o artilheiro do time no Brasileirão, com 10 gols. O clube estaria disposto a negociá-lo por um valor a partir de 4,5 milhões de euros.
Em fim de contrato: os volantes David e Amaral
Na promoção: O atacante Danilo tem contrato até 2017, mas não está nos planos. Ele se destacou na Anapolina no Campeonato Goiano e foi contratado pelo Goiás, chegou a marcar gol contra o Botafogo no primeiro turno, mas não se firmou.
Grêmio:
Pode render uma bolada: o volante Walace (sondado por Napoli, Benfica e Porto), além de Luan, que pode ter os direitos econômicos vendidos a grupo de empresários ou sair para fazer caixa ao clube
Em fim de contrato: o experiente Zé Roberto (tem chance de renovação), que tem se destacado como lateral-esquerdo do time, além dos emprestados Dudu e Alan Ruiz
Na promoção: o volante Edinho e o atacante Fernandinho, pouco utilizados, além dos emprestados Marcelo Moreno (no Cruzeiro) e Kleber (Vasco)
Internacional:
Dida perdeu espaço no Inter (Foto: Alexandre Lops/Internacional)
Pode render uma bolada: O volante chileno Aránguiz, titular da seleção, tem despertado interesse de clubes da Europa. Valdívia. O meia, mesmo que ainda não seja titular da equipe, é jovem e pode atrair o mercado europeu pela habilidade e velocidade.
Em fim de contrato: Wellington Silva, Índio, Gilberto e Alan Patrick
Na promoção: o goleiro Dida perdeu espaço e deve sair. O centroavante Wellington Paulista também está na mesma situação.
Palmeiras:
Podem render uma bolada: o meia Allione é o mais jovem e mais talentoso dos quatro argentinos contratados por Ricardo Gareca, mas ainda não se firmou no time titular. O atacante Leandro, com passagem pela seleção brasileira, também seria um "negociável".
Em fim de contrato: o zagueiro Victorino, os laterais Juninho e Wendel, os volantes Eguren, Marcelo Oliveira, Wesley e Washington, os meias Bruno César e Bernardo, e os atacantes Diogo e Henrique.
Na promoção: o lateral-direito Weldinho o meia Felipe Menezes ainda têm mais dois anos de contrato com o clube, mas não há um único palmeirense que os queira no elenco em 2015. E o paraguaio Mendieta tem vínculo até 2017...
Santos:
Pode render uma bolada: o atacante Gabigol (sondado pelo Wolfsburg) e os experientes Arouca e Leandro Damião (à venda por terem salários muito altos).
Em fim de contrato: o goleiro Vladimir, os zagueiros Neto e Vinicius Simon, o volante Renato e o atacante Giva.
Na promoção: o lateral-esquerdo Mena (que renovou contrato para poder ser negociado com um clube europeu).
São Paulo:
Pode render uma bolada: Ademilson (figura constante nas seleções de base) e Rodrigo Caio (sondado por uma série de clubes europeus na última janela de transferências).
Em fim de contrato: ninguém.
Na promoção: o meia Cañete (emprestado ao Náutico) e os laterais Clemente Rodríguez (encostado no CT de Cotia), Cortez (emprestado ao Criciúma), Caramelo (emprestado ao Atlético-GO) e Luis Ricardo (Muricy prefere escalar um zagueiro ou um volante na posição a escalar o ex-jogador da Lusa como titular).
Sport:
Rithely pode deixar o Sport (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)
Pode render uma bolada: Procurado pelo Internacional antes da Série A, o volante Rithely é visto como uma boa opção no mercado.
Em fim de contrato: Ibson, Leonardo, Neto Baiano e o cobiçado Diego Souza terão seus contratos encerrados em dezembro.
Na promoção: Com contrato até maio, o lateral-direito Patric, que lidera o Prêmio Armando Nogueira, já pode assinar um pré-contrato com qualquer outro clube.
Vitória:
Pode render uma bolada: ninguém.
Em fim de contrato: Cáceres (que já anunciou que não vai renovar), Richarlyson, Marcos Junio, Edno e Juan.
Na promoção: Escudero (sofreu com lesões e não conseguiu repetir o bom ano de 2013).
5724 visitas - Fonte: Ge