Alan Kardec escorrega na hora do pênalti, perde a cobrança, e São Paulo sai da Sul-Americana (Foto: Marcos Ribolli)
A participação do São Paulo na Copa Sul-Americana era a última possibilidade de um grande paulista conquistar título neste ano. Com a derrota tricolor nos pênaltis para o Atlético Nacional, da Colômbia, na última quarta-feira, no Morumbi, os paulistas quebraram uma marca histórica - e negativa: foi a primeira vez em 89 anos que Corinthians, Santos, São Paulo e Palmeiras não conquistaram nenhum título na temporada.
A última vez que isso aconteceu foi em 1925, quando o extinto São Bento (da capital, não confundir com o São Bento de Sorocaba) venceu o Campeonato Paulista. Porém, naquela época, o Tricolor nem sequer existia, o Verdão se chamava Palestra Itália, e o Peixe ainda era uma equipe sem tanta expressão.
Depois de 1925, esses quatro clubes se alternaram vencendo o título paulista (entre outras conquistas). Só não foi assim em quatro oportunidades: em 1986, a Inter de Limeira foi campeã, mas o São Paulo ganhou o Brasileiro (disputando a final em 1987); em 1990 foi a vez do Bragantino vencer o estadual, mas o Corinthians levantou seu primeiro campeonato nacional; em 2002, o Ituano conquistou o Paulista, mas os grandes também se garantiram: o Santos ganhou o Brasileiro, o Corinthians ficou com o Rio-São Paulo e a Copa do Brasil, e o São Paulo com o Supercampeonato Paulista. Em 2004, quando o São Caetano ganhou o Paulistão, o Santos novamente levou o Brasileiro.
Corinthians caiu na Copa do Brasil diante do Atlético-MG (Foto: Daniel Augusto Júnior/Agência Corinthians)
Neste ano, a derrocada dos grandes do estado começou quando o Ituano conquistou o Paulistão, vencendo o Santos na decisão. Na Copa do Brasil, o Peixe foi até a semifinal, e o São Paulo chegou à semi da Copa Sul-Americana. No Campeonato Brasileiro, só Corinthians e São Paulo devem ficar com a vaga na Libertadores, enquanto o Palmeiras luta contra o rebaixamento. Nenhum dos quatro disputou a principal competição continental em 2014.
Após a eliminação desta quarta, o técnico Muricy Ramalho falou sobre o momento que vive o futebol paulista.
Palmeiras vem lidando com ameaça de rebaixamento (Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação)
- Não existe esse negócio de varinha mágica. Dirigente tem de entender isso. É preciso ter visão, futebol não é para amador. O dia a dia precisa ser profissional. Às vezes, pecamos um pouco nesse sentido. Acho que o Corinthians foi bem no final, o treinador vai achando o time dele. O Palmeiras que, infelizmente, contratou bastante, um técnico que traria muita coisa (Ricardo Gareca), mas sentiu porque veio para país estranho. Brigar para não cair é uma coisa lamentável, né? O Santos também teve seus problemas, eleição, troca de treinadores. Isso não é legal. Acho que o São Paulo está no caminho certo. Virá muito forte ano que vem - disse.
Entre provocações e disputas de uma torcida com a outra, uma coisa é certa neste final de temporada: nenhuma delas terá o que comemorar neste ano.
Santistas rezam na disputa por pênaltis da final do Paulistão. Não adiantou... (Foto: Ricardo Saibun / Divulgação Santos FC)
AS CAMPANHAS EM 2014
CORINTHIANS
Paulistão: eliminado na primeira fase
Copa do Brasil: eliminado nas quartas de final
Brasileirão: atualmente na 3ª posição
PALMEIRAS
Paulistão: eliminado na semifinal
Copa do Brasil: eliminado nas oitavas de final
Brasileirão: atualmente na 16ª posição
SANTOS
Paulistão: vice-campeão
Copa do Brasil: eliminado na semifinal
Brasileirão: atualmente na 11ª posição
SÃO PAULO
Paulistão: eliminado nas quartas de final
Copa do Brasil: eliminado na terceira fase
Copa Sul-Americana: eliminado na semifinal
Brasileirão: atualmente na vice-liderança
4698 visitas - Fonte: Ge