O Palmeiras do artilheiro Henrique tenta se reerguer após quatro derrotas sguidas (Cesar Greco/Ag Palmeiras)
Às 19h30 (de Brasília) deste sábado, no Beira-Rio, Inter e Palmeiras se enfrentam com a chance de definir a temporada, em pontas diferentes da tabela do Campeonato Brasileiro.
Os anfitriões, que não perdem do rival no estádio desde 1997, jogam para garantir vaga na Libertadores, enquanto o Verdão tem a penúltima chance de evitar o rebaixamento no Brasileiro na temporada de seu centenário.
Com quatro derrotas consecutivas por 2 a 0, os paulistas admitem a necessidade de superação nesta penúltima rodada da competição. A um ponto e uma posição da zona de rebaixamento, o time pode até eliminar qualquer risco de queda se vencer e o Vitória perder do Flamengo, às 21 horas, em Manaus. Mas também pode começar a rodada derradeira entre os quatro últimos colocados se tiver resultado pior que o dos baianos.
“A maior preocupação é pelo momento: faltam dois jogos, fundamentais. Se errarmos, passaremos a não ter chance de recomeço. Precisamos de uma atuação muito responsável, buscar superação.
A confiança é grande, mas esperamos retomar nível de atuação no momento de confiança”, discursou Dorival Júnior, mostrando humildade ao elogiar o adversário, que pode se garantir na principal competição da América se vencer.
“Não podemos fugir ao favoritismo. É a realidade, não é transferir responsabilidade. Enfrentaremos um dos grandes times da competição, com campanha equilibrada jogando em Porto Alegre, o que torna o caminho ainda mais difícil. Não pontuamos nos últimos quatro jogos e precisamos conviver com isso, mas acreditando que podemos novamente nos recuperar”, incentivou o técnico.
A recuperação palmeirense passa pelo mistério. Desde que perdeu do Coritiba no domingo, em confronto direto para não cair, o time realizou apenas treinos sem a presença da imprensa. Entre os titulares, Tobio e Valdivia nem viajaram ao Rio Grande do Sul por problemas musculares e Nathan é desfalque por suspensão.
Dorival esconde a escalação, mas deve escolher os experientes Lúcio e Victorino, titular na derrota por 6 a 0 para o Goiás em 21 de setembro, ou improvisar o volante Marcelo Oliveira, que volta de suspensão. Pode repetir o esquema de quatro volantes da derrota no Paraná e, na vaga de Valdivia, é mais provável que escolha Mazinho, com Allione correndo por fora na disputa.
Se o Palmeiras entra com a faca entre os dentes para escapar do rebaixamento, o Internacional chega para este confronto de maneira semelhante, embora por um objetivo oposto. A briga do Colorado é para conquistar uma vaga para a Libertadores de 2015, o que será alcançado com uma vitória simples sobre o Alviverde, independentemente de resultados paralelos.
Nilmar se recuperou fisicamente e será titular no confronto no Beira-Rio que pode garantir Inter na Libertadores
Por isso, a expectativa é de um grande público. Os torcedores esgotaram os ingressos disponíveis para a partida na quinta-feira. A estimativa é de que a barreira dos 40 mil seja quebrada neste sábado – o maior público do Inter no novo Beira-Rio foi de 38.066, justamente no último final de semana, quando a equipe bateu o Atlético-MG de forma dramática, por 2 a 1.
Para o jogo contra o Palmeiras, o técnico Abel Braga terá um reforço importante no ataque: Nilmar, recuperado de lesão muscular na coxa. A expectativa inicial quanto à sua participação neste sábado era pessimista, mas a recuperação andou mais rápido do que o previsto. Rafael Moura deve voltar ao banco de reservas. O lateral Fabrício, que chegou a ser dúvida após sentir o joelho no treino da última quarta, também vai para o jogo.
Os problemas colorados para este confronto estão no meio-campo. Jorge Henrique e Alan Patrick não treinaram no último trabalho antes do jogo, realizado na manhã desta sexta, e não devem começar o jogo. Neste caso, o favorito para substituí-los é o garoto Valdívia.
FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL X PALMEIRAS
Local: Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Data: 29 de novembro de 2014, sábado
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (Fifa-MG)
Assistentes: Márcio Eustáquio Santiago (Fifa-MG) e Guilherme Dias Camilo (MG)
Assistentes adicionais:Igor Junio Benevenuto (MG) e Marcos Andre Gomes da Penha (ES)
INTERNACIONAL: Alisson; Gilberto, Ernando, Alan Costa e Fabrício; Willians, Aránguiz, Alex, D’Alessandro e Valdívia; Nilmar
Técnico: Abel Braga
PALMEIRAS: Fernando Prass; João Pedro, Lúcio, Victorino (Marcelo Oliveira) e Juninho; Victor Luis, Renato, Washington (Marcelo Oliveira), Wesley e Mazinho (Allione); Henrique
Técnico: Dorival Júnior
2736 visitas - Fonte: Gazeta Esportiva