A uma rodada do final do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras corre sério risco de cair pela terceira vez em 12 anos. Diante de tamanha limitação técnica, talvez até o torcedor-símbolo João Gaveta, conhecido por atribuir todas as derrotas do clube à arbitragem, pouparia os juízes.
Falecido no dia 30 de novembro de 1984, Giovanni Capalbo nunca entrou em campo, mas fez parte da história centenária da Sociedade Esportiva Palmeiras. Por culpar os árbitros pelas derrotas, alegando que o “juiz estava na gaveta”, ganhou o inusitado apelido.
Há 30 anos, os principais jornais de São Paulo noticiaram a morte de João Gaveta e o Palmeiras atuou de luto para homenagear seu torcedor-símbolo. Ele foi enterrado no túmulo oficial do clube, localizado no Cemitério do Araçá, ao lado dos ex-jogadores José Romeiro e Segundo Villadoniga.
Nascido na Itália, João Gaveta imigrou para o Brasil com a família e começou a acompanhar os jogos da equipe nos estádios justamente a partir da Arrancada Heróica – obrigado a mudar de nome de Palestra Itália para Palmeiras no contexto da Segunda Guerra Mundial, o time venceu o São Paulo e conquistou o Paulista 1942 no Pacaembu.
João Gaveta passou a frequentar o clube diariamente e torcia pelo Palmeiras em todas as modalidades, do basquete ao hóquei sobre patins. Personagem folclórico, superou as próprias limitações para ser considerado o torcedor-símbolo, com permissão para viajar ao lado da delegação e acesso ao vestiário.
Na semana do centenário do Palmeiras, a Gazeta Esportiva.net exibiu o documentário “O Incrível João Gaveta”. A partir do depoimento de ídolos como Ademir da Guia, Dudu, César Maluco e Levinha, além das memórias dos amigos e de entrevistas com historiadores palmeirenses, o filme reconstrói a trajetória do torcedor-símbolo.
A produção, iniciada em 2012 e concluída em 2014, mostra as obras no estádio Palestra Itália e cita alguns dos principais momentos da história centenária da agremiação, como a Arrancada Heróica e os títulos da Academia. O filme ainda trata da elitização do futebol e suas consequências. O Incrível João Gaveta contou com apoio da Gazeta Esportiva.net e fotos da Agência Gazeta Press.
8670 visitas - Fonte: Gazeta Esportiva