A possibilidade de Palmeiras e Atlético-PR, pela 38ª rodada do Brasileirão, ser transferida do Allianz Parque Arena para o Pacaembu, antecede uma partida crucial para as pretensões do Verdão seguir na elite do futebol nacional. Questões como ameaça de invasão ao novo estádio do Palmeiras e risco de confrontos entre torcedores alviverdes e do Corinthians, que entrará em campo no mesmo dia e horário em São Paulo, contra o Criciúma, foram levantadas.
Especialista em Violência da Academia LANCE!, o pesquisador da Unicamp, Felipe Tavares Paes Lopes, avalia se a antecipação do duelo entre Corinthians e Criciúma para sábado, no Pacaembu, e a saída do jogo do Verdão da Allianz Arena, são as decisões corretas a tomar.
'NÃO TERÁ NEXO A ALLIANZ PARQUE ARENA DEIXAR DE ABRIGAR JOGOS DE CARÁTER DECISIVO'
FELIPE TAVARES PAES LOPES - Pesquisador da Unicamp
Embora todo esforço para tentar evitar conflitos seja legítimo, a decisão me parece equivocada. Jogos com caráter decisivo sempre existirão, e deixar a Allianz Parque Arena restrita a abrigar jogos de menor importância não terá nexo. O estádio do Palmeiras é novíssimo, criado com o objetivo de ser mais estimado e ser a casa do clube. Por que a Polícia Militar e o Ministério Público deram um laudo se não estava tudo perfeito?
Em relação ao risco de confrontos das torcidas de Palmeiras e Corinthians, a solução mais fácil e antecipar o jogo do Timão, desde que a partida do Internacional também vá para sábado. Corintianos e colorados ainda almejam uma classificação melhor visando vaga na Libertadores, seria injusto um entrar em campo já sabendo do outro resultado.
Agora, a CBF deu sorte. Este risco de dois clubes de grande torcida atuarem em São Paulo na última rodada deveria ser repensado na criação da tabela, para não haver riscos de episódios de violência.
2889 visitas - Fonte: LanceNet!