Dorival Júnior tenta recolocar o Verdão no eixo
(Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação)
De certa forma, o Palmeiras tinha embalado no Campeonato Brasileiro e dava indícios de que não teria dificuldade para se afastar de vez da luta contra o rebaixamento. Os bons desempenhos da equipe nos empates com Cruzeiro e Corinthians, além do triunfo contra o Bahia, em Salvador, deixaram o Verdão precisando de mais uma vitória nas seis rodadas restantes para chegar aos 42 pontos e praticamente definir sua permanência na elite nacional.
O problema é que nem o mais pessimista dos torcedores esperava um desempenho tão ruim nos duelos seguintes. As derrotas para Atlético-MG, São Paulo, Sport, Coritiba e Internacional fizeram os palmeirenses perderem posições importantes na tabela de classificação, deixando o time hoje com apenas um ponto de vantagem para o Vitória, primeiro integrante do Z-4.
Sem segurança no desempenho da equipe e com desfalques, Dorival Júnior tentou de tudo nas últimas cinco rodadas do Brasileirão. Com apenas Valdivia como referência de criatividade e qualidade no meio de campo, o treinador buscou opções e apostou em diferentes formações para tirar a equipe da crise. Na ausência do chileno, convocado e depois com uma lesão na coxa esquerda, Felipe Menezes assumiu o posto. E não agradou. Mazinho, Allione e Wesley também tentaram exercer a função, mas não tiveram o mesmo destaque. Até Bruno César, pouco aproveitado, reapareceu nas convocações e nada acrescentou.
O resultado não foi o esperado, tanto que, mesmo sem condições físicas, o Mago se viu obrigado a voltar ao time. O sacrifício não valeu a pena já que o Verdão foi superado pelo Coritiba e não teve seu camisa 10 em campo contra o Internacional, em Porto Alegre.
Contratada em setembro após uma passagem desastrosa do argentino Ricardo Gareca pelo futebol brasileiro, a atual comissão técnica ainda não achou uma formação ideal e tenta acertar o time durante o Brasileirão.
– Estamos fazendo de tudo. Não montei o time e cheguei no meio da competição, mas não fujo da responsabilidade. Vamos sair dessa situação. Podem ter certeza - afirmou Dorival Júnior.
Time aposta na união para escapar do rebaixamento à Série B (Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação)
Para tentar mexer com os atletas e apresentar algo novo dentro de campo, Dorival passou a comandar treinamentos fechados para a imprensa na Academia de Futebol. A tática foi mantida até nas viagens para Curitiba e Porto Alegre, quando o Verdão antecipou programação e treinou no CT do Atlético-PR e no Olímpico, antigo estádio do Grêmio.
A tática, porém, não surtiu nenhum efeito prático. Nem mesmo quando o Palmeiras passou a adotar formação mais cautelosa. No Paraná, Washington tentou fortalecer a marcação pelo lado direito da defesa alviverde. Já no Rio Grande do Sul, o zagueiro Gabriel Dias entrou na equipe para fechar o meio de campo, que contou também com o apoio de Renato, Marcelo Oliveira e Wesley.
Para domingo, data do duelo decisivo contra o Atlético-PR, às 17h, mais mistério. Sem antecipar a formação, o Palmeiras vai para a última rodada do Campeonato Brasileiro precisando vencer para não depender de nenhum outro resultado para se manter na Série A. Internamente, a única certeza são os desfalques de Bruno César e Allione, suspensos. Valdivia e Tobio já correm e podem ser as novidades.
- Vamos tentar de tudo, como estamos tentando buscando soluções dentro do nosso elenco. É assim que continuaremos vivos na competição. Faremos tudo dentro do alcance para as coisas acontecerem. Confio muito no trabalho realizado. Espero que as coisas finalizem na próxima semana de uma outra forma - finalizou o treinador.
As formações do Verdão nas últimas cinco rodadas:
Palmeiras 0x2 Atlético-MG
Fernando Prass; João Pedro, Nathan, Tobio e Victor Luis (Juninho); Renato, Marcelo Oliveira, Allione (Mouche) e Valdivia; Mazinho (Diogo) e Henrique
São Paulo 2x0 Palmeiras
Fernando Prass; João Pedro, Nathan, Tobio e Juninho; Marcelo Oliveira, Victor Luis, Wesley (Mazinho) e Felipe Menezes (Cristaldo); Diogo (Allione) e Henrique
Palmeiras 0x2 Sport
Fernando Prass; João Pedro, Nathan, Tobio e Juninho (Mouche); Marcelo Oliveira, Victor Luis, Wesley (Mazinho) e Felipe Menezes (Allione); Diogo e Henrique
Coritiba 2x0 Palmeiras
Fernando Prass; João Pedro, Lúcio, Nathan e Juninho (Allione); Renato, Washington (Cristaldo), Victor Luis, Wesley e Valdivia (Diogo); Henrique
Internacional 3x1 Palmeiras
Fernando Prass; João Pedro, Lúcio, Victorino e Juninho; Gabriel Dias (Felipe Menezes), Renato, Marcelo Oliveira (Cristaldo), Wesley (Bruno César) e Allione; Henrique
5205 visitas - Fonte: GloboEsporte