Dispensado por rival na base, aposta de Abel no Palmeiras é "sem risadinha" e trabalha para ser Gómez, Luan e Murilo em "um só"

20/11/2023 02:11

Dispensado por rival na base, aposta de Abel no Palmeiras é "sem risadinha" e trabalha para ser Gómez, Luan e Murilo em "um só"

Dispensado por rival na base, aposta de Abel no Palmeiras é

  • Daniel Bocatto
  • 20 de nov, 2023, 02:00
  • Email
  • Após um longo período de turbulência neste segundo semestre de 2023, o Palmeiras voltou aos trilhos sob o comando de Abel Ferreira quando o português apostou em um esquema com três zagueiros. Com a nova tática, foram seis vitórias em sete partidas, que levaram o clube à liderança isolada do Campeonato Brasileiro na 34ª rodada.

    Com a entrada de um zagueiro a mais no time titular, o Verdão conta atualmente com apenas um defensor de origem no banco de reservas. Trata-se do garoto Kaiky Naves . Com apenas 21 anos, a "cria" da Academia foi uma das apostas de Abel Ferreira para a temporada 2023.

    No início do ano, o clube negociou as saídas dos zagueiros Henri e Kuscevic . Mesmo com as baixas no plantel, Naves foi bancado como um substituto natural, e o espaço tem aparecido ao garoto justamente nesta reta final de Brasileirão. O defensor esteve em campo nos últimos três compromissos da equipe contra Athletico-PR , Flamengo e Internacional .

    Substituto imediato de Murilo, Gustavo Gómez e Luan , Naves conversou com exclusividade com a ESPN e mostrou maturidade apesar dos 21 anos.

    “São três nomes tops. Luan, Gómez e Murilo são espelhos para nós da base. São pessoas do bem, me orientam, fazem com que eu vá sempre pelo melhor caminho. Eu tento ter a minha característica mesmo aprendendo. Cada um é de uma forma. Eu tento ser, com o que cada um têm de melhor, o Naves”, disse o defensor, que apontou as principais qualidades de seus “professores”.

    “O ponto principal do Gómez é a raça, do Murilo é a bola aérea e do Luan é o passe, bola longa. Eu trabalho para ser os três em um só. Eu me destaco nos acertos de passe. Acho que é o meu melhor”.

    Hoje adaptado ao time principal, Naves estreou com a camisa do Palmeiras no empate por 0 a 0 contra o Athletico-PR, nas rodadas finais do Brasileiro de 2021, quando grande parte do elenco ganhou férias antecipadas após a conquista da CONMEBOL Libertadores daquele ano.

    Porém, sua chegada ao clube foi em 2017. Antes de ir às categorias de base do Palmeiras, Naves passou pelo Santos , rival do Verdão, mas acabou sendo dispensado ainda quando estava no sub-13. À ESPN , a joia contou como foi seu início no futebol e por que não seguiu no Alvinegro Praiano.

    “Meu início foi em uma escolinha perto de casa chamada ' O Grande Lance '. Fiquei pouco tempo lá, mas agradeço demais as pessoas que até hoje fazem parte da minha vida”, contou o defensor, que é natural da cidade de Santos, no litoral de São Paulo.

    “De lá, fui para o futsal do Santos e ao campo. Fiquei dos 10 aos 14 lá até ser dispensado. Depois, fui para a Portuguesa Santista . Fiquei entre 2016 e 2017 lá e a partir de outubro cheguei no Palmeiras”.

    Na base, Naves foi multicampeão pelo Verdão, alcançando até mesmo o título mundial da categoria sub-17, em 2019. Daquele time, diversos nomes compuseram a equipe principal de Abel Ferreira nos últimos anos e encaminharam suas carreiras no futebol internacional.

    “Aquele time era fantástico, era a geração 2002. Gabriel Verón, Garcia, Fabinho, Renan, Henri …atletas com muito potencial de carreira. Tivemos um ano histórico em 2019. Quando eu cheguei na Academia 2, lá em Guarulhos, me deparei com uma estrutura fantástica. Top de todas as formas. Sou muito grato ao Santos, mas me surpreendi com a estrutura do Palmeiras. Sou um privilegiado”.

    Ao contrário dos garotos de sua idade que mostram descontração em campo, Naves indica ser um “zagueiro raiz” ou “sem risadinha” como ele mesmo conta.

    “Eu tento manter minha aparência, não sou muito de risadinha. Trato as coisas com muito empenho, muita seriedade. Dentro de campo é outra história, ali a brincadeira fica séria. A resenha dentro do vestiário é outra história, tem a desconcentração. Por sorte eu não tive nenhum trote, mas nada específico”.

    Hoje realidade no elenco de Abel Ferreira, Naves contou os detalhes de como é o dia a dia com a comissão técnica portuguesa e como o famoso lema “Somos Todos Um” foi fundamental para que o zagueiro tivesse resiliência e paciência para aguardar uma oportunidade no time principal.

    “É um conjunto muito bom, ele mesmo fala do Todos Somos Um e Todos Somos 11. No dia a dia ele trabalha cada um especificamente para que em campo todo façam o que ele pede”.

    “Eu tenho me preparado muito por que sabia que teria uma oportunidade e tem sido bem executado. O que ele mais me pede é que eu tenha uma boa saída, leia a partida nos primeiros 15 minutos, tenha boas interações pelos lados, entender como está o jogo. Ele faz com que eu leia o jogo”.

    Com contrato com o Palmeiras até o final de 2027, Naves tem o trio Murilo, Gustavo Gómez e Luan como “espelhos”, mas revelou qual o nome do futebol europeu que o inspira a ter uma carreira de sucesso no futuro.

    “Os atletas do Palmeiras são meus espelhos, mas tenho acompanhado o Thiago Silva no Chelsea . Ele é fora da curva. Mesmo com 39 anos atuando em alto nível. Com certeza todos se espelham nele”, finalizou.

    Próximos jogos do Palmeiras:

  • Fortaleza (F) - 26/11, 18h30 (de Brasília) - Brasileirão

  • América-MG (C) - 29/11, 21h30 (de Brasília) - Brasileirão

  • Fluminense (C) - 02/12, a definir - Brasileirão



  • VEJA TAMBÉM
    - Palmeiras busca solução na FPF após São Paulo vetar coletiva de Abel
    - Raphael Veiga ultrapassa Dudu como artilheiro do Palmeiras no século XXI
    - Segue a vida! Caio Paulista é vaiado em seu retorno ao Morumbis





    37770 visitas - Fonte: espn

    Mais notícias do Palmeiras

    Notícias de contratações do Palmeiras
    Notícias mais lidas

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

    Enviar Comentário

    Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

    Últimas notícias

    publicidade
    publicidade

    Paulista

    Dom - 20:00 - -
    X
    Sao Paulo
    Palmeiras

    Paulista

    Qua - 19:30 - Dr. Oswaldo Teixeira Duarte
    0 X 2
    Portuguesa
    Palmeiras