Leandro Vuaden apitará Palmeiras e Atlético-PR domingo, em São Paulo (Foto: Reprodução)
O Campeonato Brasileiro chega a sua última rodada neste fim de semana com o Cruzeiro já campeão brasileiro. Porém, mesmo com o título definido, não faltará emoção nos últimos jogos da competição. Palmeiras, Bahia e Vitória lutam para fugir do rebaixamento, enquanto Corinthians e Internacional estão atrás de uma vaga na fase de grupos da Taça Libertadores. Serão cinco jogos, que na opinião do comentarista Leonardo Gaciba, não deverão ter problemas com a arbitragem.
Os dois primeiros duelos da 38ª rodada decidirão, no sábado, a última vaga do Brasil na fase de grupos da Libertadores e quem estará na fase preliminar. Internacional e Corinthians têm o mesmo número de pontos, porém, os gaúchos estão em vantagem por terem mais vitórias.
O Colorado vai a Florianópolis enfrentar o Figueirense, às 16h30 (de Brasília), enquanto o Timão recebe o Criciúma, em São Paulo, no mesmo dia e horário. Para Leonardo Gaciba, os dois duelos estarão bem representados na arbitragem, com revelações do quadro da CBF. Cruzeiro, São Paulo e Atlético-MG são os outros clubes brasileiros já classificados para o torneio.
- Colocaram árbitros jovens, mas nem por isso árbitros que não tenham qualidade. Para Corinthians e Criciúma, é um árbitro de 33 anos, o Dewson Fernando Feitas, que está entrando no quadro da Fifa no dia 1º de janeiro. Para mim, ele já é uma realidade e vem mostrando muita qualidade. Acredito que seja o melhor árbitro do campeonato. Já na outra partida, a grande revelação da arbitragem nacional em 2014, o baiano Marelson Alves da Silva apita Corinthians e Figueirense, um árbitro de 32 anos com muita qualidade.
No domingo, a luta será contra o rebaixamento. Criciúma e Botafogo já estão na Série B do próximo ano. Outras duas equipes cairão, e Palmeiras, Bahia e Vitória tentam escapar. Os três times jogam domingo, às 17h (Brasília).
O Alviverde, que está fora do Z-4, recebe o Atlético-PR, em São Paulo, o Leão enfrenta o Santos, no Barradão, e o Tricolor vai ao Paraná jogar contra o Coritiba. Os três duelos terão árbitros experientes, fato elogiado por Leonardo Gaciba. De acordo com o comentarista, são profissionais prontos para partidas decisivas.
- São jogos nervosos, jogos que necessitam muita atenção, até a segurança externa é importante. Para Palmeiras e Atlético-PR, a CBF escalou Leandro Vuaden, neutro dentro do confronto, 39 anos, um árbitro experiente e tem a confiança dos jogadores, algo muito importante dentro de uma partida decisiva.
No duelo entre Vitória e Santos, foi escalado o árbitro que no dia 1º de janeiro será árbitro Fifa, Anderson Daronco, também gaúcho, que aos 33 anos já é uma realidade na arbitragem brasileira.
No terceiro jogo, Coritiba e Bahia, Marcelo de Lima Henrique, de 43, outro árbitro muito experiente, um árbitro rodado, acostumado com decisões. Essas equipes de arbitragem terão muita responsabilidade, mas estão em boas mãos.
4194 visitas - Fonte: Sportv