Alex teve momentos marcantes com a camisa do Coritiba (Foto: Felipe Gabriel/LANCE!Press)
Eleger jogos marcantes na carreira vitoriosa de um jogador de futebol é tarefa complicada. Imagina ter que definir os dez mais marcantes então. Para felicidade de nós, jornalistas, Alex "facilitou" nosso trabalho e escolheu as partidas que vai levar para sempre na sua memória. A galeria é bem eclética e engloba praticamente todos os cenários de sua carreira.
Confira a lista abaixo:
Iraty 1x2 Coritiba (Primeiro jogo da carreira)
A primeira vez no profissional é inesquecível. E com Alex não foi diferente. Em duelo válido pelo Campeonato Paranaense, o meia provou ser pé quente e venceu, fora de casa, o Iraty. Prenúncio de alegrias estavam no horizonte do jovem jogador.
Coritiba x Atletico-PR (final do Estadual no ano passado)
Alex mostrou ser pé quente em seu retorno ao Coxa (Foto: Felipe Gabriel/LANCE!Press)
Após anos no futebol europeu, Alex teve a difícil decisão de escolher entre Coritiba, Palmeiras e Cruzeiro para seu retorno ao futebol brasileiro. Optou pelo clube onde foi revelado e manteve a tradição de títulos na carreira. Na decisão do Estadual, o meia deu show, marcou dois gols na vitória por 3 a 1 sobre o rival Atlético-PR, e garantiu o tetra do Coxa na competição.
Palmeiras 3x0 River Plate (ARG) (Libertadores 99)
O Palmeiras perseguia a Libertadores há muitos anos. E no ano de 1999 chegou a vez do Verdão. Na vitoriosa campanha, um jogo em especial marcou Alex. Na semifinal, a equipe paulista encarou o poderoso River Plate. Após perder o primeiro jogo na Argentina, o Alviverde, empurrado por sua torcida, massacrou os hermanos. Alex, claro, deu show.
Palmeiras 3x2 Corinthians (Semifinal da Libertadores 2000)
Alex em ação contra o Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr./LANCE!Press)
Alex virou ídolo do Palmeiras, sobretudo, por suas atuações e gols contra o Corinthians. Quis o destino que os rivais se encontrassem por anos seguidos na fase mata-mata da Libertadores. Em ambas as oportunidades, o Verdão levou a melhor com o meia, claro, sendo um dos destaques. Entre os encontros, o que mais marcou o jogador foi a decisiva partida da semifinal de 2000.
Flamengo 1 x 1 Cruzeiro (final da Copa do Brasil em 2003)
Alex marca um gol antológico na final da Copa do Brasil no Maracanã (Foto: Arquivo LANCE!)
Consagrado como um dos principais jogadores do país, Alex foi desfilar, em 2002, seu futebol em Minas Gerais, mais precisamente no Cruzeiro. E o ano de 2003 foi recheado de grandes jogos e 100% de títulos, a chamada Tríplice Coroa. Entre os muitos jogos daquele ano especial. o meia elegeu o primeiro jogo da final da Copa do Brasil contra o Flamengo como marcante. Afinal, quem pode contar que marcou um golaço de letra?
Cruzeiro 5 x 2 Fluminense (Brasileiro no Mineirão em 2003)
Alex ergue a taça do título brasileiro (Foto: Arquivo LANCE!)
O ano de 2003 foi o mais lembrado por Alex no Cruzeiro. Afinal, na primeira edição dos pontos corridos da competição não teve pra ninguém. Com recordes e shows da Raposa, o meia, capitão celeste, comandou o caminho rumo ao título. Na goleada sobre o Fluminense, com o Mineirão lotado, está na galeria de recordações do jogador.
Fenerbahçe x CSKA (Liga dos Campeões em 2008)
Alex se tornou rei na Turquia (Foto: Arquivo LANCE!)
Após muito sucesso no Cruzeiro, Alex foi se aventurar no futebol turco. No Fenerbahçe se tornou "Deus" pelas grandes atuações, títulos e muitos gols. Na histórica campanha do clube na Liga dos Campeões na edição 2007/2008, o jogo mais marcante para o brasileiro foi contra os russos so CSKA Moscou.
Galatasaray 1x2 Fenerbahçe (Liga Turca em 2011)
Ser destaque e fazer a festa sobre o adversário rival não era novidade para Alex no ano de 2011. No entanto, decidir um campeonato contra o Galatasaray, vencer com direito a gol no fim do jogo é para poucos. Diante de um cenário como esse, como não entrar na seleta galeria de jogos inesquecíveis certo, Alex?
Brasil x Argentina (Pré-olímpico de 2000)
Apesar de nunca ter disputado uma Copa do Mundo, uma das grandes mágoas de Alex na carreira, a Seleção Brasileira não podia faltar na lista. Ainda novo e no meio de uma promissora geração, ajudou o Brasil a conquistar uma vaga nos Jogos Olímpicos de Sydney, na Austrália. No Pré-Olímpico disputado no Brasil, um dos grandes jogos de Alex com a camisa verde e amarela foi contra a rival Argentina. No cardápio, golaçoe atuação de gala na vitória sobre os hermanos.
Brasil 3x1 Argentina (Eliminatórias Copa-2002)
Depois do show alguns meses antes, Alex repetiu a dose contra a Argentina, só que pela Seleção principal. Atuando no Morumbi, o meia conduziu o time comandado por Vanderlei Luxemburgo, que vinha pressionado na competição, a um triunfo sobre o principal rival. Mesmo não marcando gol, o jogador foi um dos destaques do triunfo.
6387 visitas - Fonte: Lancenet!