Flamengo dominante por 50 anos? Landim tem projeto ousado, quer estádio com "modelo Bayern" e sem "problema" do Palmeiras

6/12/2023 09:02

Flamengo dominante por 50 anos? Landim tem projeto ousado, quer estádio com "modelo Bayern" e sem "problema" do Palmeiras

Flamengo dominante por 50 anos? Landim tem projeto ousado, quer estádio com

  • ESPN.com.br
  • 6 de dez, 2023, 08:42
  • Email
  • Referência financeira no futebol brasileiro, o Flamengo terminará a temporada sem conquistas, mas com as contas em dia. E um dos principais projetos futuros do clube é a construção de um estádio próprio.

    Em reunião com o grupo político União Rubro-Negra na última segunda-feira (5), o presidente Rodolfo Landim, por áudio em que o Ge teve acesso, detalheu a proposta para implementação da SAF, nos moldes adotados pelo Bayern de Munique , que auxiliariam no desenvolvimento da casa do clube carioca.

    "O que o Bayern fez para poder ter o estádio dele? Ele fez uma SAF. No primeiro momento, ele tinha 100% da SAF e vendeu três pedaços de 8,3% dela. Continuou com 75,1% e, tendo esse percentual, continuou tendo o controle do que estava embaixo. Montou uma estrutura de governança mais leve", começou por dizer.

    "Ele tem nove conselheiros, três são indicados por cada um desses sócios minoritários, e o Bayern tem seis membros. Então ele aponta o diretor e aponta todos os C-Level (espécie de CEO), que são os caras que mandam no clube. Ele que manda e continua tendo o controle. E com uma estrutura de governança mais leve, com conselheiros independentes, dando conforto para quem está botando dinheiro de que o dinheiro dele vai ser bem tratado", completou.

    Landim reafirmou que o projeto de um estádio próprio passa, necessariamente, pela implementação da SAF para conseguir os recuros necessários, sem que o Flamengo entre em descrédito ou que uma gestão futura possa arruinar o equilíbiro financeiro do conseguido pelo clube ao longo dos últimos anos.

    "Se a gente botar uma dívida de R$ 1 bilhão no nosso balanço, óbvio que alguém vai olhar que há um risco muito maior de não pagar. Custo de capital vai crescer. Não existe nenhum jogador que o Flamengo não tenha comprado em suaves prestações, como Casas Bahia. O cara olha para o nosso balanço e fala: "Pelo amor de Deus, o Flamengo vai pagar". Mas se você endivida o clube para fazer estádio, aí não", disse o presidente, antes de detalhar que a ideia do projeto é tornar o Rubro-Negro soberano por mais 50 anos.

    "Porque meu projeto, juro pelo amor que tenho pelos meus filhos, é ter um Flamengo dominante no futebol por 50 anos. Estou trabalhando para estruturar o Flamengo para dominar por 50, não é para dominar por seis anos. É deixar esse legado. É você poder montar uma estrutura aonde o Flamengo continue mandando como o Bayern de Munique continua mandando no futebol, levantando dinheiro no mercado e sem se endividar."

    Se por um lado Landim defende a SAF para a construção do estádio do Flamengo, parte dos associdados do clube propõem um modelo de sociedade com empresas do ramo imobiliário.

    No entanto, para explicar o motivo de não concordar com tal ideia, o presidente do clube carioca citou os ruídos recentes entre Palmeiras e WTorre, empresa que administra o Allianz Parque.

    "Eu digo, cara, o que aprendi na minha vida coorporativa é o seguinte: a pior coisa que existe é desalinhamento de interesses entre os sócios. Se eu tiver um sócio nesse estádio, ele vai ser um investidor imobiliário. Ele vai querer maximizar a receita dele e do investimento que ele fez."

    "Resumindo: ele vai querer tomar o máximo de dinheiro possível da receita que o Flamengo venha a ter de bilheteria na divisão com ele. Isso vai ser o mínimo de dinheiro possível. Isso vai reduzir a capacidade de dinheiro do Flamengo, que é investir em jogadores para poder continuar ganhando a p* toda. É o que eu acho que o Flamengo precisa ter."

    "Lá no Bayern de Munique, o Allianz resolveu se associar para poder botar o naming rights do estádio. Botou 8,3% do dinheiro que precisavam para construir o estádio deles. É muito melhor do que você buscar um sócio para um negócio imobiliário, que no primeiro dia depois que montou o estádio vai brigar com você. Como a Leila briga com a WTorre lá", finalizou.

    Próximos jogos do Flamengo:

  • São Paulo (F): 06/12, 21h30 (de Brasília) - Brasileirão



  • VEJA TAMBÉM
    - Palmeiras busca solução na FPF após São Paulo vetar coletiva de Abel
    - Raphael Veiga ultrapassa Dudu como artilheiro do Palmeiras no século XXI
    - Segue a vida! Caio Paulista é vaiado em seu retorno ao Morumbis





    1524 visitas - Fonte: espn

    Mais notícias do Palmeiras

    Notícias de contratações do Palmeiras
    Notícias mais lidas

    Senhor administrador do Verdão Web. Obrigado pela atenção. Abraço.

    Senhor administrador do Verdão Web. onde foi parar os comentários feitos. Eu e pelo menos 4 pessoas fizemos comentários sobre esta matéria. O que foi feito desses comentários ? Sei que pra vocês eu não tenho a menor importância , mas decididamente vou desinstalar do meu celular o aplicativo Verdão Web.

    Esse Landim não sabe o que fala. Na Alemanha no máximo tem 4 times que disputam o campeonato com chances de ganhar. Por isso o Bayern de Munique domina o futebol alemão a muito tempo. Agora aqui no Brasil a coisa é diferente. Basta olhar os times que disputam o campeonato brasileiro deste ano , no mínimo 14 já foram campeões. Então não dá para comparar futebol Brasileiro com futebol Alemão. Dominar o futebol Brasileiro por 50 anos ???? , me engana que gosto.

    ele esquece de falar que montar uma SAF na Europa, com alto poder aquisitivo é uma coisa, no Brasil com a torcida dos flamenguistas, que muitos vendem o almoço prá comprar o jantar, é outra coisa bem diferente... quanto à nossa Arena... tem regras contratuais, não sendo cumpridas certamente será quebra de contrato...!!!

    Esse cheirinho não toma jeito quer ser um clube da Europa de qualquer jeito,o problema dele é prometer e não cumprir o Real Madrid,por exemplo, continua esperando,a hora dele chegar, enquanto isso continuamos a empilhar troféus

    Alberto Rezende     

    O Flamengo mandando onde, estes caeas nao tem senso do ridiculo

    Enviar Comentário

    Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

    Últimas notícias

    publicidade
    publicidade

    Paulista

    Dom - 20:00 - -
    X
    Sao Paulo
    Palmeiras

    Paulista

    Qua - 19:30 - Dr. Oswaldo Teixeira Duarte
    0 X 2
    Portuguesa
    Palmeiras