Textor e Botafogo levam evidências de manipulação a favor do Palmeiras ao STJD: "99% de certeza"

6/12/2023 14:32

Textor e Botafogo levam evidências de manipulação a favor do Palmeiras ao STJD: "99% de certeza"

Textor e Botafogo levam evidências de manipulação a favor do Palmeiras ao STJD:

  • Luciano Borges e Thiago Cara
  • 6 de dez, 2023, 14:12
  • Email
  • John Textor , dono da SAF do Botafogo , seguirá tentando provar que houve manipulação de resultados no Campeonato Brasileiro de 2023 no STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva). Em contato exclusivo com a ESPN , o empresário afirmou já ter entregue evidências ao tribunal esportivo.

    Na terça-feira (5), o GE chegou a noticiar que Textor poderia levar o caso à Justiça comum, mas o norte-americano afirmou que seguirá cobrando investigação na esfera esportiva.

    O ofício foi entregue ao STJD às 12h45 (de Brasília) desta quarta-feira (6), dia da última rodada da Série A. O Botafogo quer um inquérito investigativo sobre os erros de arbitragem, que, na visão da SAF que comanda o futebol alvinegro, não foram "homogêneos a todos os clubes" e "causaram desequilíbrio completo no Campeonato Brasileiro", influenciando na briga pelo título e contra o rebaixamento.

    A ESPN também conversou com Thairo Arruda, CEO da SAF, que foi outro a descartar o caminho da Justiça comum – ao menos por enquanto.

    "Nós solicitamos ao STJD, seguindo o rito correto de levar a questão primeiro para a Justiça Desportiva. Não vamos à Justiça comum enquanto não esgotarem os recursos no âmbito esportivo", ressaltou.

    A base para as reclamações de Textor e do Botafogo é um estudo contratado junto à empresa Good Game! , que utilizou um método próprio para avaliar os erros de arbitragem durante o Brasileirão e como eles impactaram na classificação final.

    O levantamento apontou que o Botafogo deveria ter vantagem sobre o Palmeiras , que hoje está próximo de confirmar o título – e os cariocas não têm mais chance.

    No duelo específico entre as equipes, virada do Palmeiras sobre o Botafogo por 4 a 3 , após sair perdendo por 3 a 0, Textor ainda não aceitou a expulsão do zagueiro Adryelson , quando a partida estava 3 a 1.

    Recentemente, o STJD absolveu o jogador e questionou a decisão do árbitro Bráulio da Silva Machado e do VAR em revisar o lance e aplicar o cartão vermelho.

    "Nós perguntamos à CBF, por escrito, para explicar porque o juiz do VAR não mostrou os ângulos corretos de câmera para o árbitro de campo, que nós acreditamos que poderiam ter evitado o vermelho. Os juízes do STJD viram esses ângulos de câmera e rapidamente perceberam que o cartão vermelho foi incorreto. Podemos dizer, então, que a 'virada' de seis pontos do Palmeiras foi incorreta", escreveu Textor, à reportagem da ESPN .

    O norte-americano cita também outros erros apontados no relatório contratado junto à Good Game! . A empresa destaca especificamente uma partida do Palmeiras como "suspeita" de manipulação: a vitória por 1 a 0 sobre o Bahia , no Allianz Parque, no dia 28 de outubro.

    O método da empresa consiste em avaliar, com ajuda de inteligência artificial, todas as decisões da arbitragem, se corretas ou equivocadas, e ponderá-las de acordo com o peso no resultado final. Nessa partida, especificamente, o relatório aponta 80% dos erros a favor do Palmeiras.

    "É potencialmente uma distribuição anormal em uma partida de futebol profissional e necessitaria de investigações à arbitragem em relação a manipulação", escreveu a Good Game! .

    À ESPN , Textor afirmou ainda não ter divulgado publicamente as evidências de manipulação de resultados, mas diz já ter as entregue às "autoridades do STJD".

    "Especialistas externos confiáveis prepararam relatórios demonstrando sua desconfiança, com 99% de certeza, que manipulação de resultados aconteceu em outros jogos importantes. Nós esperamos que o STJD vá avaliar essas alegações e decidir que uma investigação deve ocorrer", disse o dono da SAF alvinegra.

    Quando concluiu o estudo, o relatório apontou que o Botafogo deveria ter 68 pontos na classificação, enquanto o Palmeiras, 50 . Hoje, a equipe alviverde tem 69 e pode ser campeã brasileira até se perder para o Cruzeiro .

    Já os alvinegros têm 64 , na 5ª colocação, já sem chances de título.

    A posição do STJD

    Procurado pela reportagem, Ronaldo Piacente, procurador-geral do STJD, prometeu avaliar o pedido do Botafogo.

    "Chegando este documento até nós, nos cabe analisar e ver se procede ou não procede, se é da esfera da Justiça Esportiva ou não. Tudo isso será analisado", afirmou.

    Próximos jogos do Botafogo:

  • Internacional (F) - 06/12, 21h30 (de Brasília) - Brasileirão



  • VEJA TAMBÉM
    - ATENÇÃO! Liverpool vai apresentar uma proposta para jogador do Palmeiras
    - BARUERI ATÉ QUANDO? Jornalista informa situação de um possível retorno ao Allianz Parque
    - Palmeiras garante vaga nas quartas do Paulistão pelo terceiro ano seguido.





    5211 visitas - Fonte: espn

    Mais notícias do Palmeiras

    Notícias de contratações do Palmeiras
    Notícias mais lidas

    Roberto Tolin     

    Esse Pateta fugiu da Disney. Alguém precisa levar ele de volta. O que o Palmeiras tem a ver com essa incompetência histórica desse timeco? O Palmeiras também tem culpa, desses pipoqueiros, estarem a 10 rodadas sem ganhar um jogo?

    vai dar meia hora de CU TEXTOR, depois aproveita e come um Big Mac

    Dilvo Perin     

    Isso é choro de perdedor transferindo responsabilidade incompetência de todos achando que já tinha ganhado o campeonato e agora chorando leite derramado com 12 ou 15 pontos perdeu o título vergonhoso......perdeu playboy.

    Vai levar o gol lrgitimo eo Camanducaia que o Márcio Rezende anulou e o foguinho foi campeão contra o Santos?

    José Cândido     

    O CHORO É LIVRE GRINGO A INVEJA É VERDE

    Maurinho Silva     

    o verdão deve processar esse cidadão e pedir indenização por danos.

    Maurinho Silva     

    e o pênalti perdido foi culpa do Palmeiras tbm?

    manda ele chupar manga que agora é época. o choro é livre. exatamente o Botafogo não ?? jogou nada no segundo turno.

    Danilo Sousa     

    Agora é torcer pro foguinho rebaixar ano que vem,cara chato. Fez um monte de merdas no ano,o fogão acabou o ano com seu 5° treinador. Os jogadores fizeram motim pra derrubar treinador,e agora cadê esses jogadores pra dar a cara a tapa?? CHORÕES, não.merecem nem ser vice.

    Não ganhou de ninguém no segundo turno e está reclamando do que ? Choro de perdedor !

    os amigos gamer     

    ele tem que se preocupar com bta faixa dele.kkk.

    Enviar Comentário

    Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

    Últimas notícias

    publicidade
    publicidade

    Paulista

    Sáb - 18:00 - Arena Barueri -
    X
    Palmeiras
    Mirassol

    Paulista

    Dom - 18:00 - Arena Barueri
    2 X 2
    Palmeiras
    Corinthians