Alex foi apresentado com grande festa em outubro de 2012 (Foto: Divulgação/Coritiba)
Alex é cria das categorias de base do Coritiba, clube pelo qual debutou como profissional em 1995, então com 17 anos. O apoiador, no entanto, não atingiu a condição de ídolo. O "Menino de Ouro", que deixará a condição de atleta neste domingo, precisaria retornar ao Coxa para ser campeão. Estava escrito. Era o destino de Alexandro de Souza. E a negociação para o retorno, oficializado em 17 de outubro de 2012, teve início dois anos antes.
O "namoro" de Alex com o Coritiba, antes um sonho em 2009, teve início em junho de 2010, quando o jogador visitou o clube, que disputava a Série B do Campeonato Brasileiro e havia conquistado o Estadual. Felipe Ximenes, então superintendente de futebol do clube, era quem tratava das conversas com o Alex desde então, principalmente por email.
Apesar de todo este tempo de conversa, nunca houve um acordo verbal. Além disso, o Coritiba não utilizou o fator sentimental para tentar convencer o atleta de retornar ao clube que o revelou para o futebol e que o próprio diz que é o time de coração. Houve sim, a elaboração de uma proposta concreta. Além disso, nunca existiu um "projeto Alex". O que a diretoria apresentou ao meia foi o "projeto Coritiba", no qual o próprio jogador se encaixou. O orçamento para o salário do camisa 10 já está separado e o clube não dependeu de venda de camisas ou sócios para pagá-lo.
O ritmo da negociação se intensificou quando o apoiador anunciou a saída do Fenerbahçe, da Turquia, no dia 1º de outubro. Desde então, as ligações foram mais frequentes e o acerto foi se aproximando. No dia 15 de outubro, houve um encontro na casa de Ximenes. Na manhã seguinte, uma última reunião na casa de Alex para fechar o acordo e assinar o contrato.
CAMPEÃO COM O COXA E DECISIVO PARA A PERMANÊNCIA DO TIME NA ELITE
Torcida fez uma linda festa para o retorno de Alex (Foto: Divulgação/Coritiba)
Alex foi recebido com festa no Couto Pereira, no dia seguinte à oficialização do seu retorno, no dia 18 de outubro. A reestreia do jogador aconteceu no amistoso do Coritiba com o Colón, da Argentina, em 26 de janeiro de 2013, no Couto Pereira, que terminou em 1 a 1. Alex mostraria todo seu talento novamente com a camisa do Coxa no Paranaense daquele ano. Ele marcou 15 gols em 17 jogos no Estadual, sendo eleito o craque da competição e levando o Coxa ao tetracampeonato estadual.
A sequência da temporada foi de boas atuações, com Alex tendo papel fundamental para a permanência do Coritiba na elite do Brasileirão. Ele fechou a temporada com 50 jogos – o maior número desde a temporada 2006/2007 –, marcando 28 gols e contabilizando nove assistências. Nesta temporada, apesar de algumas lesões, o camisa 10 alcançou 36 partidas, colaborando com dez gols e 11 assistências. Mas uma vez, o "Menino de Ouro" contribuiu para a permanência do time na Série A. Nas duas passagens pelo Coritiba, Alex soma 209 jogos, com 70 gols e 58 assistências. Além do acesso à Série A de 1996, com o vice da Série B de 95, Alex conquistou o já citado Paranaense de 2013 com a camisa do clube do coração.
3891 visitas - Fonte: LanceNet!