De "ninguém jogaria na nossa equipe" a "melhor momento da história": ídolos elegem lugar do Palmeiras atual entre maiores times

8/12/2023 11:04

De "ninguém jogaria na nossa equipe" a "melhor momento da história": ídolos elegem lugar do Palmeiras atual entre maiores times

De

  • Daniel Bocatto e Francisco De Laurentiis
  • 8 de dez, 2023, 10:50
  • Email
  • Qual é o maior time dos 109 anos da história do Palmeiras ?

    Essa é uma pergunta muito difícil de ser respondida. Afinal, ao longo de mais de um século, o Verdão produziu diversos esquadrões.

    Como não exaltar o elenco dos anos 50, que faturou as "Cinco Coroas"? Foram cinco títulos oficiais seguidos, com a famosa Copa Rio em cima da Juventus como grande símbolo.

    Nos anos 60, a 1ª Academia bateu de frente com o poderoso Santos de Pelé, ganhando quatro Brasileiros, além de troféus do Paulistão e do Rio-São Paulo.

    Que torcedor palestrino não sabe recitar de cor a 2ª Academia dos anos 70? Leão; Eurico, Luís Pereira, Alfredo e Zeca; Dudu e Ademir da Guia; Edu, Leivinha, César e Nei.

    Nos anos 90 e início dos 2000, os timaços da "era Parmalat " empilharam taças nacionais e internacionais, ganhando inclusive a 1ª CONMEBOL Libertadores da história do clube.

    Houve o elenco da chamada "retomada palmeirense", que recolocou o Alviverde na rota dos grandes títulos com as conquistas da Copa do Brasil 2015 e do Brasileirão 2016.

    E, por fim, há o time da "era Abel Ferreira", que, em três anos, ganhou duas Libertadores, dois Brasileiros, uma Copa do Brasil e dois Paulistas, além de taças inéditas (Supercopa do Brasil e CONMEBOL Recopa).

    Para saber qual o "maior Palmeiras de todos os tempos", a ESPN ouviu alguns ídolos palestrinos, além de um historiador do clube, na tentativa de encontrar a resposta.

    Confira abaixo as opiniões de ídolos palestrinos :

    Emerson Leão Tricampeão do Brasileiro (1969, 1972 e 1973) e tricampeão do Paulista (1972, 1974, 1976)

    Não tem a menor comparação.

    O time atual pode ser maior em quantidade de títulos, mas igual à 2ª Academia nunca vai existir.

    Eu não precisava falar para o Luís Pereira o que eu queria. Era um time perfeito.

    Do time de hoje, nenhum atleta entraria naquele time.

    Claro que tem seus méritos, é um time que foi campeão com o regulamento na última partida, não jogou pelo espetáculo, mas não tem comparação.

    Fernando Prass Bicampeão do Brasileiro (2016 e 2018) e campeão da Copa do Brasil (2015)

    Não é uma pergunta fácil de responder, mas também não é difícil...

    Analisar esse tema, para mim, é muito difícil, porque eu não acompanhei as Academias do passado. Claro que ouvi falar, ouvi as histórias, mas não vi jogar.

    Outra questão importante é que esse time do Abel ainda não encerrou o ciclo. As Academias, a era Parmalat , todas são obras acabaras. O time atual ainda é uma obra inacabada.

    Claro que o time atual é um dos maiores da história do Palmeiras. Mas falar que é o maior, ou qual é o maior, é muito difícil.

    Quem viu as Academias jogarem, quem acompanhou tudo de perto, tem uma condição melhor para falar. Eu, Prass, não consigo dar uma resposta definitiva.

    Como o ciclo da 'era Abel' ainda não acabou, a gente não pode usar medidas diferentes para julgar a mesma coisa. Só depois que esse time desmanchar e acabar, aí sim será possível colocar todo mundo na mesma situação e fazer o julgamento.

    Acho que, na verdade, as pessoas só vão ter noção do tamanho que o time atual atingiu depois que os caras pararem. É isso que normalmente acontece.

    Quando você está dentro do processo ainda, não tem a compreensão total de tudo. Então, só quando o elenco atual parar é que a gente vai ter a noção exata do tamanho de tudo o que eles fizeram.

    Rivaldo Campeão do Brasileiro (1994) e campeão do Paulista (1996)

    O Palmeiras de agora é um Palmeiras muito forte. Eu acho que o Palmeiras da minha época ou de outros tempos também foram muito bons. É claro que hoje o clube está muito bem, vem ganhando vários títulos importantes. Então, o Palmeiras está de parabéns. Acho que quem tem que avaliar mais são os torcedores. Eu joguei, participei, fiz um bom trabalho como outros jogadores do passado fizeram um bom trabalho.

    E como agora os jogadores de hoje estão fazendo um bom trabalho. Então, fica mais marcante o que está acontecendo hoje do que lembrar do passado. O presente é sempre mais importante do que o passado. Mas o passado também é importante, quem passou pelo Palmeiras, quem vestiu a camisa do Palmeiras, tem o orgulho de ter conquistado tantas coisas boas.

    Como nessa época atual, os jogadores têm o orgulho, o prazer de jogar com a camisa do Palmeiras. É um time sensacional. Só que são épocas diferentes, né? E nada melhor para essa opinião do que os torcedores. Claro, os torcedores mais novos, é claro que vão achar que os jogadores de hoje são os melhores, é a época melhor. Mas, tem alguns torcedores que ficam um pouco perdidos.

    Eu fico feliz pela situação do Palmeiras, por tudo que está acontecendo com o Palmeiras, porque é um carinho muito especial pelo clube.

    Zinho Campeão da Libertadores (1999), bicampeão do Brasileiro (1993 e 1994), campeão da Copa do Brasil (1998), campeão da Copa Mercosul (1998), campeão do Rio-São Paulo (1993) e bicampeão do Paulista (1993 e 1994)

    Esse grupo do Palmeiras é o maior grupo da história. Não é o melhor, mas ninguém ganhou tantos títulos como esse elenco. Ele merece ser cobrado, mas não questionado. O apoio, o acreditar, não pode faltar.

    Esse grupo sempre deu resposta. Todos os anos tiveram quedas, tiveram derrotas, é ruim perder. Faz parte do futebol. E esse grupo deu a volta por cima sempre, sempre deu uma resposta. Mesmo quando não era favorito, por exemplo, na decisão da Libertadores de 2021. Todos nós falávamos sobre os recursos do Flamengo, mas esse grupo nunca pensou assim.

    Esse elenco é maravilhoso, espetacular. Eu vivi a história do Palmeiras, foram 333 partidas, oito títulos, mas um elenco como esse, que venceu duas Libertadores, dois Brasileiros, é preciso ser exaltado.

    Acho que a 2ª Academia foi melhor, eu não vivi, não gosto de fazer comparações. Posso olhar para 1993/1994, 1998/1999, eu não quero comparar na técnica.

    Acho que do de 1993/1994 era tecnicamente superior, mas em números de títulos, de história, esse elenco é maior.

    Fernando Galuppo Historiador do Palmeiras

    De fato, esses últimos anos, desde 2015, é o maior momento esportivo da história do Palmeiras. A gente pode relembrar algumas eras de ouro. Houve a década de 30 com o tricampeonato paulista, Rio-São Paulo, a década de 40, de afirmação esportiva, com todos os dramas morais vividos pelo clube, dos traumas extracampo, o clube seguiu com uma sequência de títulos de expressão.

    Nos anos 1950 houve uma dinastia, com o título mundial, a primeira conquista internacional de um time sul-americano contra a escola europeia em competições oficiais. Foi uma geração dourada. Nos anos 1960 e 1970 houve as Academias. Em um primeiro momento pela plástica e técnica, mas inferior em números de títulos. Já nos anos 1970 foi uma geração que marcou recordes, mas que estão sendo quebrados neste momento.

    O Weverton quebrando recordes do Leão, o Dudu quebrando marcas do Ademir da Guia, Gustavo Gómez da mesma forma. Isso materializado com conquistas.

    No plano coletivo existe os recordes e as conquistas, e do ponto de vista adminstrativo e patrimonial podemos dizer que é o melhor momento.

    Tivemos a consolidação do Allianz Parque. Então, nos últimos anos, o clube vive seu maior momento econômico, patrimonial, administrativo e esportivo de sua história.



    VEJA TAMBÉM
    - ATENÇÃO! Liverpool vai apresentar uma proposta para jogador do Palmeiras
    - BARUERI ATÉ QUANDO? Jornalista informa situação de um possível retorno ao Allianz Parque
    - Palmeiras garante vaga nas quartas do Paulistão pelo terceiro ano seguido.





    1917 visitas - Fonte: espn

    Mais notícias do Palmeiras

    Notícias de contratações do Palmeiras
    Notícias mais lidas

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

    Enviar Comentário

    Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

    Últimas notícias

    publicidade
    publicidade

    Paulista

    Sáb - 18:00 - Arena Barueri -
    X
    Palmeiras
    Mirassol

    Paulista

    Dom - 18:00 - Arena Barueri
    2 X 2
    Palmeiras
    Corinthians