Como Abel Ferreira fez Palmeiras acreditar em título brasileiro com jogo de tabuleiro e "água embaixo da ponte"

8/12/2023 13:38

Como Abel Ferreira fez Palmeiras acreditar em título brasileiro com jogo de tabuleiro e "água embaixo da ponte"

Como Abel Ferreira fez Palmeiras acreditar em título brasileiro com jogo de tabuleiro e

  • Daniel Bocatto
  • 8 de dez, 2023, 13:09
  • Email
  • Quando o Botafogo abriu ampla vantagem na liderança do Campeonato Brasileiro , Abel Ferreira usou os microfones para decretar que seria muito difícil para o Palmeiras ser campeão. No vestiário, porém, o discurso do português sempre foi diferente e, após 38 rodadas, o título foi alviverde mais uma vez.

    A distância para o primeiro lugar chegou a ser de 13 pontos, o que fez o Palmeiras definir a conquista de 2023, a 12ª do Brasileiro na história do clube, como uma “ Virada Heroica ” – remetendo a outros momentos marcantes dos 109 anos alviverdes, como a Arrancada de 1942.

    A ESPN ouviu diferentes pessoas do dia a dia palmeirense, incluindo jogadores e o próprio Abel Ferreira, para entender como foi possível seguir acreditando que o título era possível – e acabou conquistado.

    Tudo começou com um simples jogo de tabuleiro. Todo ano, Abel escolher um tema para representar o ano do Palmeiras. Em 2022, por exemplo, havia sido o ludo; para 2023, o “ Monopoly ” – que, no Brasil, é mais conhecido como “ Banco Imobiliário ”.

    Em termos de conceitos, Abel queria constância, fome do time, para acumular conquistas – como quem ganha territórios no jogo. O desafio proposto pelo técnico é o time avançasse casas com vitórias, simulando o objetivo principal de “ Monopoly ”.

    O jogo, inclusive, foi utilizando durante preleções da equipe antes das partidas. O técnico exibia uma espécie de tabuleiro no telão, no qual apareciam objetivos para o Palmeiras. A ideia ali era manter o time trabalhando na filosofia do jogo a jogo, se preocupando menos com rivais.

    É que, enquanto tentava motivar a equipe internamente, Abel também estava de olho no Botafogo. E ele sempre acreditou que os cariocas não conseguiriam manter no segundo turno a história campanha realizada no primeiro. O português sabia que os alvinegros ainda não tinham tido nenhum período de instabilidade, algo normal na competição, e esse poderia ser um fator chave na briga pelo título.

    Muita água ainda vai passar por baixo desta ponte ”, foi a frase que o técnico disse a seus jogadores no dia a dia, com a convicção que havia tempo para que o Palmeiras se recuperasse e brigasse pelo título.

    Isso, claro, do vestiário para dentro. Nas entrevistas à imprensa, Abel repetia quase que semanalmente o discurso de que o título dificilmente escaparia das mãos do Botafogo, rasgando elogios à campanha do Glorioso – mas, ele sabia, colocando o peso nas costas do rival.

    De acordo com pessoas escutadas pela reportagem, nem mesmo as eliminações na Copa do Brasil e na CONMEBOL Libertadores abalaram o plano do treinador, que seguia acreditando na possibilidade de conquistar o Campeonato Brasileiro.

    Jogadores, contudo, foram sinceros e admitiram que parte do elenco duvidava que seria possível alcançar o objetivo. Tudo mudou, porém, justamente no confronto contra o Botafogo, no Rio de Janeiro. Após uma heroica virada por 4 a 3 após estar perdendo por 3 a 0, o Palmeiras entrou de vez na briga.

    Do primeiro para o segundo tempo, vale ressaltar, Abel teve papel importante, diante de jogadores já cabisbaixos com a derrota. O técnico preferiu não fazer cobranças mais fortes ao desempenho, mas pediu que seus jogadores voltassem para fazer algo melhor do que nos 45 minutos iniciais – nas palavras dele, seria “impossível” jogar pior do que haviam jogado até então.

    Após a vitória, o elenco se fechou de vez, e nem mesmo a derrota por 3 a 0 para o Flamengo , também no Rio de Janeiro, abalou a confiança do grupo, que embalou cinco partidas sem derrotas, com três vitórias e dois empates, conquistando, assim, o 12° título brasileiro da história do Palmeiras.



    VEJA TAMBÉM
    - ATENÇÃO! Liverpool vai apresentar uma proposta para jogador do Palmeiras
    - BARUERI ATÉ QUANDO? Jornalista informa situação de um possível retorno ao Allianz Parque
    - Palmeiras garante vaga nas quartas do Paulistão pelo terceiro ano seguido.





    1656 visitas - Fonte: espn

    Mais notícias do Palmeiras

    Notícias de contratações do Palmeiras
    Notícias mais lidas

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

    Enviar Comentário

    Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

    Últimas notícias

    publicidade
    publicidade

    Paulista

    Sáb - 18:00 - Arena Barueri -
    X
    Palmeiras
    Mirassol

    Paulista

    Dom - 18:00 - Arena Barueri
    2 X 2
    Palmeiras
    Corinthians