América-MG torce por decisão favorável no Pleno do STJD (Foto: AE)
A definição sobre a classificação final da Série B e consequentemente dos times que conquistaram o acesso, pode ficar só para 2015. Isso porque na noite da última quinta-feira (11), a informação de que o STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), por falta de quórum presente para dar proseguimento aos julgamentos.
O Pleno só teria novas sessões a partir de fevereiro do ano que vem. Com isso, o julgamento que pode excluir o Icasa da Série B do Campeonato Brasileiro e mudar a parte de cima da tabela, definindo uma nova equipe na Série A, pode ser julgado somente em 2015.
América-MG e o Avaí, principais interessados no caso Icasa, ficaram preocupados com a informação. Se o clube cearense for considerado culpado e excluído da Série B, o Coelho herdaria a quarta posição na tabela, consequentemente, a vaga para a Série A, deixando os catarinenses na segunda divisão. Segundo o superintendente geral do América-MG, Alexandre Faria, a notícia é extre-oficial, mas o Coelho irá pressionar o STJD.
“É extra-oficial. Ouvimos isso de pessoas lá do Rio de Janeiro. Não há nada confirmado, mas nós já estamos em cima 24 horas por dia para que o Icasa seja julgado no dia 18”, disse, em entrevista ao site Superesportes.
No final de agosto, o STJD julgou, em primeira instância, e excluiu o Icasa da Série B. O clube cearense buscou a justiça comum, em uma briga judicial por uma vaga na Série A, sem esgotar todas as instâncias possíveis nos tribunais desportivos, o fere o artigo 231 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva).
“Pleitear, antes de esgotadas todas as instâncias da JustiçaDesportiva, matéria referente à disciplina e competições perante o Poder Judiciário, ou beneficiar-se de medidas obtidas pelos mesmos meios por terceiro.”
O Icasa, entretanto, conseguiu um efeito suspensivo e disputou a Série B normalmente.
Confira como ficaria a classificação da Série B com a exclusão do Icasa:
1 – Joinville: 66 pontos
2 – Ponte Preta: 65 pontos
3 – Vasco: 61 pontos
4 – América-MG: 60 pontos
5 – Atlético-GO: 58 pontos
6 – Boa Esporte: 56 pontos
7 – Avai: 56 pontos
8 – Ceará: 54 pontos
4119 visitas - Fonte: Esporte Interativo