[OFF] Furacão e Santos têm revelações da base mais decisivas do Brasileiro 2014

12/12/2014 12:22

[OFF] Furacão e Santos têm revelações da base mais decisivas do Brasileiro 2014

Atlético-PR conta com sete pratas-da-casa que decidem jogos. Peixe e Goiás usam garotada no time titular, e grandes como Timão e Grêmio dependem de medalhões

[OFF] Furacão e Santos têm revelações da base mais decisivas do Brasileiro 2014

Geuvânio e Gabriel: Leandro Damião (centro) acabou ficando no banco (Foto: Ricardo Saibun/Divulgação Santos FC)



Quando o treinador coloca em campo pela primeira vez aquele jovem da base, ou é para dar rodagem ao garoto ou é por necessidade, para tentar mudar um jogo. Mais comum no Brasil, essa última missão é ingrata. Muitos simplesmente não rendem. Mas alguns jogadores se ambientam rapidamente e, mesmo nos primeiros passos no time de cima, viram opção para o treinador e cavam vaga entre os titulares.



Não é sempre, no entanto, que a garotada tem espaço para mostrar sua capacidade. Em clubes de alto investimento, conseguir uma brecha em meio aos jogadores renomados é mais difícil. A filosofia de clubes de orçamento mais modesto já permite que as novas safras tenham chances de evoluir.



O GloboEsporte.com analisou os pratas-da-casa (como são chamados os jogadores formados pelo clube) de cada time para saber quais as categorias de base que mais corresponderam ao longo do Campeonato Brasileiro, com gols e assistências. A pesquisa considera apenas atletas até 23 anos que atuam no clube no qual foram promovidos para o time profissional.



Atlético-PR, Goiás e Santos: categorias de base que fazem toda a diferença



As últimas escalações do Atlético-PR mostram a razão de o time ter ficado em primeiro na lista de revelações mais decisivas do Brasileirão. Houve um grande número de jogadores lançados nos últimos dois anos que deram conta do recado e se tornaram titulares: Marcelo, Douglas Coutinho, Marcos Guilherme e Cleberson são exemplos.



Essa proliferação de talentos e a possibilidade de uma sequência no time de cima deu liga: foram 22 gols - mais da metade dos 43 da equipe no campeonato nacional - anotados por crias da base atleticana. Sem contar outras nove assistências. Nathan, caso fique, e Mosquito podem ser os próximos a se consolidar em 2015.



Segundo da lista, o Santos mantém sua tradição de revelar joias. Gabriel e Geuvânio foram os grandes destaques da base do Peixe na temporada, que teve ainda a efetivação do jovem Alison na cabeça de área, e os laterais-esquerdos Caju e Zeca fazendo frente ao chileno Eugenio Mena.





O Goiás chegou a disputar partidas do Brasileirão com seis jogadores formados nas divisões base em campo simultaneamente. Erik e Thiago Mendes foram bem a ponto de despertar interesse de muitos rivais. A defesa era formada por garotos como Felipe Macedo, Pedro Henrique e Felipe Saturnino. O capitão Amaral, que não foi incluído na lista por ter sido revelado há mais tempo, também surgiu para o futebol no clube. O resultado de tanta oportunidade para a garotada foi um campeonato disputado sem sustos - e que termina com possibilidade de lucro em negociações.



O campeão Cruzeiro comprovou que a mescla entre experiência e juventude dá resultado. Lucas Silva, Mayke e Alisson foram pilares da equipe e dividiram responsabilidades com Éverton Ribeiro, Ricardo Goulart, Marcelo Moreno e Cia. Assim, a evolução de cada um veio naturalmente. Lucas Silva, aliás, negocia com o Real Madrid.



Malcom foi dos poucos da base do Corinthians bem aproveitados por Mano (Foto: Getty Images)



É para resolver? Chame a experiência



Nem todos tiveram o mesmo aproveitamento de meninos promovidos. O Corinthians só foi encontrar o parceiro ideal para Paolo Guerrero quando pinçou Malcom para estrear no profissional, aos 17 anos. Hoje, o garoto, que fez dois gols no Brasileiro, é especulado para atuar no Olympique de Marselha. Mas foi só. O elenco possui altos salários, e encaixar outras apostas do sub-21 significa deixar "medalhões" no banco. Não é fácil.



No Grêmio de Felipão, Matheus Biteco, Walace e Lucas Coelho foram os jovens com maior número de chances de mostrar serviço. E agradaram. Os volantes foram titulares na reta final, e o atacante substituiu Barcos, quando necessário.



Um pouco acima no ranking, São Paulo e Fluminense têm trabalho reconhecido nacionalmente na lapidação de jogadores, mas dependem de opções mais calejadas para decidir partidas no profissional. O Palmeiras, embora só tenha escapado da degola na última rodada, revelou bons valores defensivos, como os titulares Victor Luís, Nathan e João Pedro.





Será que Erik permanece no Goiás após a grande temporada em 2014? (Foto: Editoria de Arte)



Erik: sucesso meteórico de um recém-chegado ao profissional



O atacante Erik foi a grande revelação do Brasileirão, não só pelos 12 gols marcados. O garoto de 20 anos distribuiu assistências e infernizou defesas com sua velocidade, mesmo atuando isolado no ataque. Isso tudo em seu primeiro ano no elenco profissional.

Já Gabriel vive seu segundo ano no grupo principal santista e, mesmo com a chegada de Leandro Damião por valores altos, seguiu com seu lugar no time. Carlos e Dodô, do Atlético-MG, e Clayton, do Figueirense, ganharam destaque no segundo semestre e terminaram o ano em alta.







Mayke: 22 anos, oito assistências, propostas de todo lado



O Cruzeiro sabe que, após o excelente Brasileirão 2014, a saída de Mayke é iminente. E já se mexeu: trouxe Fabiano, da Chapecoense. Coincidentemente, os dois laterais-direitos foram os destaques das categorias de base no quesito assistências. Valdivia, do Internacional, e Alex Silva, do Atlético-MG, tiveram mais chances com os "maiores" este ano e convenceram seus treinadores - não somente com passes para gol.























7134 visitas - Fonte: Ge

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade

Paulista

Qua - 21:35 - Allianz Parque -
X
Palmeiras
Portuguesa

Brasileiro

Dom - 16:00 - Allianz Parque
0 X 1
Palmeiras
Fluminense