Polêmica sobre Mundial do Palmeiras domina redes sociais neste sábado

3/3/2024 19:00

Polêmica sobre Mundial do Palmeiras domina redes sociais neste sábado

debate reacendido sobre título mundial do Palmeiras após suposta declaração da FIFA em documento de 2014.

Polêmica sobre Mundial do Palmeiras domina redes sociais neste sábado

Não é a primeira, provavelmente não será a última vez. Mas novamente a discussão sobre se o Palmeiras é ou não campeão mundial tomou as redes sociais neste final de semana. Desta vez, o que reacendeu o debate foi a tradução de um documento da Fifa, de 2014, em que a entidade supostamente reconhece o clube como campeão do mundo por ter vencido a Copa Rio, disputada em 1951.

Na sexta-feira, em um estabelecimento próximo ao estádio do clube, torcedores apresentaram uma tradução juramentada – feita por um tradutor juramentado para dar a um documento em língua estrangeira validade legal no Brasil – de uma ata do Comitê Executivo da Fifa de 2014, reunião feita em São Paulo às vésperas do início da Copa do Mundo no país. Não se trata de um novo documento com novos argumentos.

Mas de um mesmo documento que tratou do assunto, mas agora com essa validação legal por ter sido traduzido. São duas páginas da ata traduzidas pelo tradutor Kléber Machado Gonçalves. A primeira, que cita os presentes na reunião – entre eles o então presidente da Fifa, Joseph Blatter, e a segunda, com um resumo das decisões tomadas pela cúpula da entidade naquele dia.

Uma das decisões foi traduzida da seguinte forma: “Concessão do pedido da CBF para reconhecer o torneio de 1951 entre clubes europeus e sul-americanos, vencido pelo Palmeiras , como a primeira competição mundial de clubes”.

Segundo a ESPN, o evento na última sexta-feira contou com a presença de Aldo Rebelo, ministro do esporte em 2014, e que se envolveu na época nas conversas com a Fifa. A Fifa organiza seu próprio mundial desde 2000, com uma interrupção entre 2001 e 2004, e considera os vencedores deste torneio como campeões do mundo.

Com relação aos torneios Interclubes, disputados antes entre os campeões da Europa e da América do Sul, e outros, como a Copa Rio, a Fifa costuma usar definições dúbias em que cita as competições como de “alcance global”, por exemplo.

O Palmeiras considera ser campeão mundial por ter vencido a Copa Rio de 1951 e foi quem iniciou essa batalha pelo reconhecimento da competição. O último campeão mundial é o Manchester City, que venceu o Fluminense na final na Arábia Saudita no ano passado.

A partir do ano que vem, a Fifa organizará um torneio mais amplo, com 32 clubes, a cada quatro anos, como Mundial de Clubes. Palmeiras , Flamengo e Fluminense, campeões da Libertadores, estão classificados. A América do Sul terá seis vagas.

O que foi a Copa Rio? Criada um ano depois do fracasso brasileiro na Copa do Mundo de 1950, a Copa Rio foi organizada pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD), precursora da CBF. A intenção era promover um encontro entre campeões de vários países e amenizar a derrota para o Uruguai, em pleno Maracanã. Como não havia um torneio nacional no Brasil, o Palmeiras , campeão paulista, e o Vasco, campeão carioca, foram os representantes.

Milan-ITA e Barcelona-ESP não puderam participar e abriram vagas para Juventus-ITA, Nice-FRA e Áustria Viena-AUT. Os outros participantes foram Nacional-URU, Estrela Vermelha (antiga Iugoslávia) e Sporting-POR. As equipes foram divididas em dois grupos. Na sede do Rio de Janeiro, o Vasco prevaleceu e fechou a primeira fase com 100% de aproveitamento e vitórias sobre Sporting (5 a 1), Austria Viena (5 a 1) e Nacional (2 a 1). A segunda colocada foi a equipe austríaca.

Em São Paulo, o Verdão venceu Nice (3 a 0) e Estrela Vermelha (2 a 1), mas perdeu para o primeiro colocado, o Juventus (4 a 0), e terminou em segundo. Nas semifinais, mesmo jogando no Rio, o Palmeiras derrotou o Vasco por 2 a 1 no primeiro jogo e segurou um empate sem gols no segundo, garantindo a vaga na final. Já o Juve empatou com o Austria Viena por 3 a 3, mas depois derrotou o adversário por 3 a 1.

A decisão também começou em solo paulista. Vitória alviverde por 1 a 0, no dia 18 de julho, gol marcado por Rodrigues. No segundo confronto, 116 mil pessoas estiveram no Maracanã para ver as equipes empatarem por 2 a 2, no dia 22 do mesmo mês, dando o título ao Verdão. Praest e Boniperti fizeram para os italianos, enquanto Rodrigues e Liminha anotaram para os brasileiros.



VEJA TAMBÉM
- QUATRO ALVIVERDES NA SELEÇÃO! Palmeiras e Santos dominam as premiações do Paulistão
- TODOS OS CAMPEÕES! Confira a lista dos vencedores do Campeonato Paulista, após título do Verdão
- Santos demonstra interesse na contratação de Breno Lopes do Palmeiras





849 visitas - Fonte: -

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

imaim     

O GIGANTE PALMEIRAS..... PRIMEIRO CAMPEÃO MUNDIAL... VERDE E A COR DA INVEJA. AVANTI PALESTRA

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade
publicidade

Libertadores

Qui - 21:00 - Allianz Parque -
X
Palmeiras
Liverpool Montevideo

Paulista

Dom - 18:00 - Allianz Parque
2 X 0
Palmeiras
Santos