Vinícius e Tom ganharam suas identidades após serem batizados como mascotes das Olimpíadas e Paralimpíadas, respectivamente
Enfim os mascotes das Olimpíadas e Paralimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016, foram batizados. Após três semanas de votação popular na internet, Vinícius e Tom foram os escolhidos, com 44% dos 323.327 votos.
O anúncio foi realizado durante o programa Fantástico, da TV Globo. No segundo lugar, ficaram Oba e Eba, com 38% dos votos. Tiba Tuque e Esquindim amargaram o último lugar, com 18%.
Vinícius será o mascote das Olimpíadas, enquanto Tom o das Paralimpíadas. Os nomes homenageiam os músicos Vinicius de Moraes e Tom Jobim. Os dois foram expoentes da Bossa Nova, sendo os autores de Garota de Ipanema, uma das canções mais tocadas no mundo.
O presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, aprovou a escolha do público: “Vinícius e Tom são nomes já reconhecidos pelo mundo como sinônimo de excelência, bem de acordo com a marca que queremos deixar com os Jogos Rio 2016.
Além de representar a fauna e flora brasileiras, nossos mascotes agora também se conectam com o melhor da nossa música. Temos certeza de que eles serão uma inspiração para as crianças”.
A diretora de Marca do Comitê Rio 2016, Beth Lula, também comemorou a decisão dos nomes: “A escolha dos nomes Vinícius e Tom emprega ainda mais brasilidade aos nossos mascotes, que são embaixadores dos Jogos.
Eles têm o papel de disseminar as mensagens do evento e os valores dos movimentos Olímpico e Paralímpico aos diversos públicos, especialmente o infanto-juvenil”.
Vinícius, o mascote olímpico, representa a diversidade dos animais do Brasi, enquanto Tom, o mascote paralímpico, é uma inédita mistura da flora brasileira.
3663 visitas - Fonte: Gazeta Esportiva