São Paulo Aciona Justiça Contra Textor e Casares Critica Dono do Botafogo

2/4/2024 16:30

São Paulo Aciona Justiça Contra Textor e Casares Critica Dono do Botafogo

São Paulo repudia acusação de favorecimento no Brasileirão e aciona dono da SAF do Botafogo na Justiça

São Paulo Aciona Justiça Contra Textor e Casares Critica Dono do Botafogo

O São Paulo vai à Justiça contra John Textor, dono da SAF do Botafogo, que disse ter "evidências pesadas" de que o Palmeiras foi favorecido nas campanhas de 2022 e 2023 do Campeonato Brasileiro. Em um dos dois jogos levantados, o empresário cita uma partida envolvendo o clube do Morumbi, que rebateu. Além de acionar Textor na Justiça, o presidente do São Paulo, Julio Casares, gravou um vídeo detonando o acionista majoritário da SAF do Botafogo. O mandatário tricolor chamou Textor de "irresponsável" e cobrou explicações. "Quero aqui colocar o nosso repudio às declarações insensatas do senhor John Textor. Lamentavelmente, as colocações expressadas por ele atingem diversas instituições, assim como o São Paulo. Uma entidade de 94 anos que sempre defendeu valores éticos e morais. Isso não pode ficar assim. O São Paulo tomará medidas práticas e objetivas no STJD, na esfera cível e criminal. É lamentável que instituições importantes do futebol brasileiro sejam atingidas por um ato impensável, irresponsável e sem nenhuma conotação ao Botafogo. Ele é dono de uma SAF. O Botafogo, como instituição, tem o nosso respeito e a nossa admiração. Fica aqui a posição do São Paulo de repudiar tal medida, tal declaração, atitude que não ajuda o futebol", disse Casares, para completar.

"Se ele afirma ter ocorrido irregularidades, que ele prove e mostre documentos. Mas não fale abertamente, atingindo milhões de torcedores, atletas, uma instituição, homens que construíram marcas importantes. Como é o caso do São Paulo. Portanto, a nossa indignação é tamanha. E representando essa nação de 22 milhões de torcedores, eu quero deixar aqui muito claro: que nada vai ficar escondido. O São Paulo quer esclarecimento. Ele vai ter a oportunidade de esclarecer o que ele afirmou. Se são questões subjetivas, que ele se retrate. Se são questões objetivas, que ele demonstre a veracidade do que ele falou". "Mas, preliminarmente, estamos aqui para defender atletas, funcionários, dirigentes e a própria torcida do São Paulo. Uma instituição de respeito. Para finalizar, quero dizer ao senhor John Textor, que se ele não conhecia a instituição São Paulo Futebol Clube, agora ele vai começar a entender o que é ser São Paulo Futebol Clube no cenário do futebol brasileiro", finalizou.

A publicação de John Textor, dizendo ter evidências de manipulação de resultados em jogos do Palmeiras no Campeonato Brasileiro, não mudou a percepção do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) sobre o que diz o dono da SAF do Botafogo. Segundo apurou a ESPN com membros do tribunal, nada que o norte-americano tenha mostrado até agora leva a crer em qualquer tipo de irregularidade envolvendo partidas da Série A. Na segunda-feira (1), Textor citou especificamente jogos do Palmeiras contra Fortaleza e São Paulo. A visão nos bastidores do STJD é que Textor está apenas “jogando para a torcida”. Uma definição com base nos relatórios que o dirigente já apresentou, da empresa “Good Game”, que apontam, na visão da companhia, erros que seriam suspeitos a favor do Palmeiras em alguns jogos. Acontece que o relatório sozinho não prova nada no entendimento dos magistrados.

“Esses relatórios que ele está se baseando são ridículos. O maior feito da empresa foi analisar partida de handebol. O próprio dono da empresa já deu entrevista no Brasil informando que não bastam os relatórios, e sim mais provas”, disse um membro do STJD à reportagem. A comparação que pessoas ligadas à corte esportiva fazem são com relatórios da empresa Sportradar, parceira da CBF e que já foi usada em processos recentes no STJD. A Sportradar trabalha com mais de 900 casas de apostas online e foca em movimentações suspeitas. Dinheiro alto colocado em um resultado específico, por vezes improvável, que acaba acontecendo, levanta uma bandeira vermelha. Só então o jogo é analisado mais à fundo.

Ainda assim, todos os casos que acabaram julgados pelo STJD envolvendo manipulação de resultados nunca consideraram apenas esse relatório, mas também outras evidências de irregularidades. É algo que o tribunal até aqui não viu Textor apresentar em nenhum momento. Textor e STJD, aliás, têm histórico turbulento também. Isso porque o dirigente tem questionado publicamente a autoridade que o tribunal tem para receber e julgar suas "evidências". Por isso ele tem relutado em enviar qualquer conteúdo a membros da corte esportiva. O STJD, por sua vez, já intimou o norte-americano para que apresente o que tem ao tribunal, que seria o competente para tal, sob pena de suspensão.

Citado como beneficiado por Textor, o Palmeiras já enviou medida contra o cartola do Botafogo ao STJD por suas declarações e adiantou que o processará também civil e criminalmente. Próximos jogos do São Paulo: Talleres (F): 04/04, 21h (de Brasília) - CONMEBOL Libertadores Cobresal (C): 10/04, 21h30 (de Brasília) - CONMEBOL Libertadores Fortaleza (C): 13/04, a definir - Brasileirão



VEJA TAMBÉM
- LIDERANDO EM SEQUÊNCIA! Flaco Lopez se destaca com continuidade no Palmeiras
- Dudu avança em recuperação e inicia fase final de tratamento no Palmeiras.
- Palmeiras mantém equilíbrio em estreias no Campeonato Brasileiro.





597 visitas - Fonte: -

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade
publicidade

Libertadores

Qui - 21:00 - Allianz Parque -
X
Palmeiras
Liverpool Montevideo

Paulista

Dom - 18:00 - Allianz Parque
2 X 0
Palmeiras
Santos