Valdívia (E) foi preterido nas oitavas de final pois Sampaoli optou pela entrada do centroavante Pinilla (D)
A relação de Jorge Valdívia com a seleção chilena andou abalada nos últimos meses, mas o prestígio do meio-campista com o técnico Jorge Sampaoli parece não ter sido arranhado. O treinador da Rojareconhece que deveria ter usado seu camisa 10 nas oitavas de final, contra a Seleção Brasileira.
“Analisando posteriormente, acredito que Valdívia deveria ter jogado alguns minutos contra o Brasil”, admite em entrevista à Fox Sportschilena. O meio-campista palmeirense chegou a anunciar sua aposentadoria da seleção depois de ser pouco aproveitado na Copa do Mundo, mas voltou atrás pouco depois.
Ele chegou a marcar um gol no Mundial disputado no Brasil, na vitória do Chile por 3 a 1 na estreia. Mas somou apenas 25 minutos nas duas partidas seguintes, tendo visto do banco de reservas a eliminação amargada nas oitavas de final. Na ocasião a Seleção Brasileira avançou nos pênaltis após muito sofrer na prorrogação.
Aos 31 anos, Valdívia tem sofrido com a concorrência de Aránguiz, Díaz e Vidal no meio-campo chileno, perdendo espaço gradativamente na seleção. Ainda assim, ele deve estar entre os escolhidos por Sampaoli para a Copa América a ser disputada exatamente no Chile, em junho do próximo ano. Antes disso Valdívia deve aparecer nas convocações para amistosos contra Estados Unidos e Peru.
Sampaoli aponta possível sucessor - Além de reconhecer seu erro na Copa do Mundo, Jorge Sampaoli ainda surpreende ao declarar que o profissional que se encaixaria perfeitamente em seu cargo não é ele. “O técnico ideal para o Chile é Manuel Pellegrini”, resume, referindo-se ao atual comandante do Manchester City, que nunca trabalhou na seleção Roja, mas construiu reputação respeitável internacionalmente.
4074 visitas - Fonte: GazetaEsportiva