Brasileirão 2024: análise dos acertos e erros da Cotação ESPN em 2023.

12/4/2024 18:46

Brasileirão 2024: análise dos acertos e erros da Cotação ESPN em 2023.

Projeção x Realidade: acertos e erros na previsão do Campeonato Brasileiro de 2023.

Brasileirão 2024: análise dos acertos e erros da Cotação ESPN em 2023.

O Campeonato Brasileiro de 2024 terá seu início neste fim de semana, com quatro jogos no sábado (13) e outros seis no domingo (14). E após a publicação da Cotação ESPN, que teve como resultado o Flamengo 'favoritaço' ao título, chegou a hora de compararmos a projeção e como de fato acabou a disputa em 2023. Foram vários e capitais os acertos no computo geral dos palpites do ano passado, mas também tivemos muitos erros, alguns bem feios.

Não sabe o que é a Cotação ESPN? A gente explica: o ESPN.com.br reúne todo ano um time de 20 jornalistas da ESPN para projetar a classificação final do Brasileirão antes de o mesmo começar a partir de suas avaliações de cada clube, já levando em conta poder financeiro (afinal, tem janela de transferências no meio do ano), forças de time e elenco, longevidade de trabalho da comissão técnica, organização, desempenho em campo no ano até o momento, etc. Em 2023, o trabalho foi ao ar em 15 de abril.

E teve dois apontamentos muito fortes: o Palmeiras campeão para 14 dos 20 participantes e o Santos rebaixado pela primeira vez em sua história. Ambas as projeções se confirmaram em dezembro, com o time alviverde levantando a taça e o alvinegro indo para a Série B - relembre a classificação final.

Outro golaço da Cotação ESPN ano passado foi acertar três dos quatro clubes no G4 (Palmeiras em primeiro, Atlético-MG em quarto e Flamengo em terceiro), embora a ordem final tenha sido invertida no caso das equipes mineira e carioca. O Fluminense foi o erro (apontado como vice na projeção, o campeão da CONMEBOL Libertadores acabou a disputa nacional em sétimo) - O Grêmio foi o segundo.

Mais um belíssimo acerto foi no fim da tabela: a projeção indicou Santos, Coritiba, Cuiabá e Goiás, nesta ordem, como rebaixados, e só a agremiação do Centro-Oeste se salvou (acabou em 12º) - o América-MG foi o outro a rumar para segunda divisão. A equipe mineira, aliás, é um dos grandes erros da última Cotação ESPN, uma vez que foi apontada como 12ª colocada, mas fechou o certame na lanterna, isto é, uma diferença de oito posições.

Pior foi em relação ao Botafogo. A projeção previu o clube alvinegro em 14º na tabela, mas o mesmo surpreendeu e liderou o Brasileiro por 31 das 38 rodadas, nada mais, nada menos que sete meses. No fim, acabou o fôlego, é verdade, o time foi caindo e acabou em quinto. Ainda assim, nove postos à frente do que fora apontado. Por último, outro erro que vale ser destacado é sobre o Grêmio. Mesmo voltando da Série B, o clube foi cotado para fechar o campeonato em sétimo lugar, mas foi muito além: terminou em segundo há apenas 2 pontos do Palmeiras (68 a 70).







705 visitas - Fonte: -

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade

Libertadores

Qui - 19:00 - Allianz Parque -
X
Palmeiras
San Lorenzo

Copa do Brasil

Qui - 19:00 - Santa Cruz
0 X 0
Botafogo Sp
Palmeiras