Lendas Do Futebol Brasileiro: Pelé

16/4/2024 12:58

Lendas Do Futebol Brasileiro: Pelé

Lendas Do Futebol Brasileiro: Pelé

Um dos jogadores de futebol mais lendários do Brasil é Edson do Nascimento, conhecido mundialmente pelo apelido Pelé. Embora tenha se aposentado em 1977, sua influência no esporte mais popular do mundo continua enorme, até o momento, Pelé foi o único jogador de futebol que conseguiu se sagrar três vezes campeão mundial. Seu recorde de número de gols marcados permanece insuperável por ninguém.

De acordo com a comissão oficial da FIFA, Pelé é reconhecido como o maior jogador de futebol e o Comitê Olímpico Internacional nomeou Edson do Nascimento o maior atleta do século passado, portanto, a história de seu sucesso continua popular entre os fãs de futebol e novas gerações de atletas.

O Início Da Carreira De Pelé


Edson nasceu na pequena cidade de Três Corações em 1940 recebendo seu nome em homenagem ao inventor Thomas Edison, que recebeu diversas patentes de diversos aparelhos elétricos utilizados até hoje. Pelé nasceu em uma família pobre, portanto, uma bola de futebol para menino foi o presente mais valioso da sua infância e com o qual Edson passava muito tempo brincando.

Um grande exemplo para Pelé foi seu pai, que também jogou futebol por muito tempo, em nível amador, mas foi ele quem explicou as regras básicas do jogo e as técnicas básicas com a bola.

Pelé jogou sua primeira partida pelo time da escola aos 7 anos e foi durante os anos escolares que Edson adquiriu seu famoso apelido que vem do nome do jogador de futebol que ele tentava ser. O sobrenome de Biele foi mudado para Pelé à maneira brasileira, e Edson não teve escolha a não ser aceitar essa transformação. Os jogadores modernos têm a oportunidade de acompanhar o desempenho dos seus atletas favoritos através do site Major Sport https://majorsportt.com, onde podem contar com uma vasta gama de eventos ao vivo e pré-jogo. Para acessar as transmissões gratuitas, basta fazer login e todos os eventos da linha são diferenciados por cotações precisas e uma abundância de resultados.

O técnico da escola quase imediatamente destacou Pelé, notando sua alta velocidade e inteligência esportiva, de modo que o ataque do time escolar começou a ser construído através dele. Alguns anos depois, foi notado por Valdemar de Brito, que denunciou a promissora colegial à direção do Santos e com 15 anos, Edson disputou sua primeira partida por este lendário clube.

Pelé No Mundial


Pelé passou duas temporadas fenomenais no Santos e, aos 17 anos, conquistou o direito de uma vaga na seleção de seu país. Com sua chegada, o time teve sua primeira chance real de vencer torneio de futebol. Ao longo dos anos de carreira, Pelé contaria com os troféus de mais três campeonatos ao Brasil:
• em 1958;
• em 1962;
• em 1970.

Curiosamente, no ano em que recebeu seu primeiro troféu, Edson perdeu as duas primeiras partidas da série, pois já havia se lesionado anteriormente, mas, nas demais partidas, conseguiu marcar 6 chances de gol de uma só vez, o que lhe permitiu receber o status de artilheiro do campeonato. A equipe conquistou seu segundo troféu em uma disputada final contra a checoslováquia. Esta partida também foi memorável pelo fato de a equipe ter feito apenas uma substituição durante toda a partida, o que é um recorde na fase final. Em 1970, Pelé derrotou a Itália, e seus parceiros também foram os lendários jogadores de futebol Gerson e Ravelino.

A Contribuição De Pelé Para O Desenvolvimento Do Futebol No Brasil


É difícil superestimar a contribuição que Pelé deu ao futebol mundial. Com ele começa a era das superestrelas que são seguidas muito além das fronteiras do seu próprio país. Pelé continua sendo o melhor artilheiro da história tendo marcado 1.269 gols pelos clubes brasileiros onde participou, além de 1.363 pela seleção nacional. Seu jogo inspirou muitos jovens brasileiros a ingressar no futebol profissionalmente. Estrelas modernas como Ronaldo ou Neymar não escondem a admiração por Edson.

Curiosamente, Pelé nunca jogou em clubes europeus, mas isso não se deve ao fato de ele não querer sair do Brasil, na verdade, após a final da Copa do Mundo de 1958, ele foi declarado tesouro nacional, o que simplesmente não lhe permitiu continuar sua carreira na Europa.

Pelé Fora Do Campo De Futebol


A influência de Edson estendeu-se muito além do campo de futebol. Em 1969, o Santos deveria jogar uma partida contra um time da Nigéria, mas, naquele momento, a guerra civil continuava no país. Pelé exigiu que não houvesse hostilidades no país durante a chegada da seleção brasileira, caso contrário ele se recusaria a participar da partida, como resultado, as partes em conflito tiveram que chegar a um acordo sobre uma trégua para que o lendário jogador disputasse uma partida no campo da cidade de Benin. Hoje, as camisetas com o número de Pelé continuam sendo as mais populares há duas décadas não só no Brasil, mas também no exterior.



VEJA TAMBÉM
- ATACANTE EX-PREMIER LEAGUE NO VERDÃO? Palmeiras estuda a contratação de atacante que pertence ao Fulham
- ATENÇÃO ESPECIAL DE ÍDOLO ESPANHOL! Joia alviverde chama atenção jogando na Itália
- Reencontro entre Palmeiras e São Paulo após atrito e polêmicas no Morumbi





522 visitas - Fonte: VerdaoWeb

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade
publicidade

Brasileiro

Qua - 20:00 - Arena Barueri -
X
Palmeiras
Internacional

Brasileiro

Dom - 18:30 - Manoel Barradas
0 X 1
Vitoria
Palmeiras