[OFF] Fifa antecipa fim de investidores nos direitos econômicos dos jogadores

19/12/2014 16:26

[OFF] Fifa antecipa fim de investidores nos direitos econômicos dos jogadores

Nova medida imposta pela entidade vale a partir de maio de 2015. Contratos assinados até 30 de abril podem contar com intermediários no prazo de um ano

[OFF] Fifa antecipa fim de investidores nos direitos econômicos dos jogadores

Leandro Damião é exemplo de jogador fatiado no Brasil (Foto: Ivan Storti/LANCE!Press)



Segundo o jornalista e blogueiro Rodrigo Mattos, do site "Uol", o fim dos jogadores com direitos econômicos fatiados já tem data marcada: o Comitê Executivo da Fifa decidiu antecipar a medida para maio de 2015. A norma prevê que apenas os clubes sejam os donos dos direitos econômicos dos atletas.



Em setembro, a Fifa havia prometido um período de transição de três a quatro anos antes do banimento completo da "terceira parte", criou comissões para debater o assunto e sugeriu novas medidas, como limite de percentual do investidor nos direitos de cada jogador. Mas, nesta sexta-feira, a entidade foi radical e definitiva.



Já os novos compromissos, assinados até o próximo 30 de abril, estarão limitados por até um ano, conforme decido na reunião do Comitê Executivo órgão do futebol internacional.



A nova regra da Fifa afeta diretamente o futebol brasileiro, que segue a lógica do mercado sul-americano, na qual os investidores são proprietários de parte dos direitos econômicos de jogadores, principalmente de jovens que despontam na base.



A medida trará consequências para o mercado do país, já que afastará de vez os investidores, responsáveis por bancar grandes transições. Uma solução poderá ser a assinatura de contratos até o final do ano.



Na contramão da América do Sul, a Uefa foi defensora fervorosa do banimento. Segundo a imprensa inglesa, a entidade europeia foi pressionada por clubes da Premier League, insatisfeitos em dividir os direitos econômicos dos principais jogadores com investidores. Um destes exemplos é o português Jorge Mendes, acusado pela mídia britânica de usar empresas em paraísos fiscais para comprar jogadores como Di María (Manchester United) e Diego Costa (Chelsea).







4245 visitas - Fonte: GloboEsporte

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade

Paulista

Sáb - 18:30 - Dr. Alfredo de Castilho -
X
Noroeste
Palmeiras

Paulista

Qua - 21:35 - Allianz Parque
2 X 0
Palmeiras
Portuguesa