Cícero Souza, gerente de futebol do Palmeiras (Foto: Fabio Menotti/Ag. Palmeiras/Divulgação)
O novo gerente de futebol do Palmeiras, Cícero Souza, tem como principal foco montar o elenco do clube para a próxima temporada. Ainda sem a presença de Alexandre Mattos, que deverá assumir como diretor a partir de janeiro, após o término do contrato com o Cruzeiro, o dirigente destacou a importância de utilizar jogadores revelados pelas categorias de base do Verdão e admitiu: na reapresentação, marcada para o dia 7 de janeiro, o grupo não estará no formato ideal, desejado pela diretoria.
- Definimos como política de futebol na ultima terça a adoção de três jogadores por posição, sendo o terceiro um jovem e preferencialmente das nossas categorias de base. Estamos trazendo a base para a nossa academia, para nos aproximarmos mais. Os outros jogadores do elenco são de mercado, que o clube já tem. A partir de segunda vamos comunicar os agentes do atleta que vamos buscar uma recolocação. Não necessariamente vamos atingir o número de 34 já na reapresentação, mas vamos trabalhar incansavelmente por isso - afirmou, em entrevista à Rádio Jovem Pan.
Na última terça, Cícero se reuniu com o presidente Paulo Nobre e seus vices, Mauricio Galiotte e Genaro Marino. A ideia era traçar o planejamento inicial para a próxima temporada. O Palmeiras, até o momento, fechou as contratações do lateral-direito Lucas, dos volantes Amaral e Andrei Girotto e do zagueiro Vitor Hugo - o último ainda não foi anunciado pelo clube.
Além de Wesley, que deve partir para o São Paulo, o gerente de futebol deixou claro que definirá em breve a situação dos atletas que estavam emprestados - caso dos atacantes Vinícius e Maikon Leite, por exemplo. Sobre Valdivia, que tem contrato com o Palmeiras até agosto de 2015, fez mistério: quando o jogador retornar do Chile, onde faz um tratamento coordenado pelo departamento médico do Colo Colo, deverá conversar com a diretoria.
- Não temos uma definição. O Valdivia é um projeto de craque e ídolo. Merece todo respeito. Está fazendo um tratamento junto ao departamento médico do Colo Colo, assim que chegar o Palmeiras terá desenhado o que pretende para ele - disse Cícero.
Veja a entrevista na íntegra:
Missão no Palmeiras
De todos os lugares que passamos a característica da chegada foi muito semelhante: buscar restruturação, não só de elenco de equipe profissional, mas também de estrutura, análise de desempenho, científica. Aqui a coisa está andando, o departamento já está bem definido, com uma estrutura de CT muito boa, um novo estádio. O foco é para contribuir no desligamento de alguns atletas e na aquisição de outros. É um grande desafio, acho que deve ser o maior da minha carreira, mas estou pronto para essa responsabilidade.
Estrutura do departamento de futebol
Dentro do organograma será contratado um diretor executivo de futebol e compete a ele todo planejamento de elenco. A pessoa que encabeça o processo de contratações. Ele responde ao presidente. O gerente, a partir das tomadas de decisão, é a pessoa que inter-relaciona o departamento de futebol com o departamento jurídico, prepara todas as minutas, troca contratos com os clubes que forem necessários, agentes. O gerente estabelece contrato com marketing, com as categorias de base, faz tudo com o departamento financeiro no sentido de controle, a interface com a coordenação científica, fisiologia, nutrição, departamento médico. Na busca de jovens atletas para o mercado, para fornecer uma análise. E também na presença no vestiário conversando com atletas, serve de filtro para o diretor tomar suas decisões.
Trabalhará com Alexandre Mattos?
Tenho um relacionamento antigo com o Alexandre, de clube pra clube. Eu trabalhava no Grêmio ele no América-MG. Depois, eu no Sport e ele no Cruzeiro. Contudo, em momento algum tive ligação direta com ele dentro do Palmeiras. Sabemos que o clube aqui gostaria de contar com ele e eu ficaria muito feliz, mas nesse momento nada é oficializado no nome do Alexandre. Torço muito para que tenhamos um desfecho positivo.
Onde será a pré-temporada?
Na própria reunião que a gente desenhou na ultima terça-feira foi feita com a comissão técnica, com o presidente Paulo Nobre, e com o Mauricio (Galiotte) e o Genaro (Marino). Estou com preparador físico e auxiliar-técnico, já estamos desenhando os passos de macro ciclo do primeiro semestre. Vou definir onde faremos a pré-temporada, mas o processo de decisão passa pelo Paulo Nobre.
Escolha por Oswaldo de Oliveira
O mais importante é que é uma escolha do clube. As pessoas que trouxeram o nome e o defenderam fizeram uma validação. O Palmeiras acredita em um treinador moderno, que tem uma visão de jogo de dois momentos, com posse de bola e sem. Alguém que se propõe a administrar o jogo, que quer construir as jogadas. Tem uma linha de conduta ímpar, um conhecimento tático muito grande e facilidade de relacionamento que nos impressionou, ratificando informações que já tínhamos. Como tem uma metodologia de treino bem definida, deixa o Palmeiras tranquilo sobre uma boa escolha.
Tamanho do grupo
Definimos como política de futebol na ultima terça a adoção de três jogadores por posição, sendo o terceiro um jovem e preferencialmente das nossas categorias de base. Estamos trazendo a base para a nossa academia, para nos aproximarmos mais. Os outros jogadores do elenco são de mercado, que o clube já tem. A partir de segunda vamos comunicar os agentes do atleta que vamos buscar uma recolocação. Não necessariamente vamos atingir o número de 34 já na reapresentação, mas vamos trabalhar incansavelmente por isso.
Quem não estiver nos planos treinará separado?
Isso é uma decisão estratégica que temos a inteligência de tomar após sabermos quantos jogadores são. Precisam ser valorizados e respeitados, não podemos desvalorizar o nosso produto no mercado.
Reforços para 2015
É a política de futebol estabelecida. Existem oportunidades de negócio que aparecem em dezembro e que o Palmeiras concluiu. Vamos adotar esse procedimento para divulgar contratações. As apresentações só serão feitas na reapresentação do elenco, no dia 7 de janeiro.
Perda de Thiago Mendes para o São Paulo
Thiago é um jogador moderno, com característica de transição. Houve nosso interesse, mas existem limites que o Palmeiras precisa obedecer, não só em relação ao Thiago, mas também ao mercado. Preferimos não pagar o preço ao qual estava sendo sujeitado.
Zé Roberto
Todos os jogadores que anunciarmos é porque estaremos respaldados de contrato. É um jogador interessante, e tem histórico que procede: a produtividade atual e capacidade de liderança no vestiário. Se o Palmeiras tiver condição de avançar, o fará.
Interesse em jogadores do Fluminense
Precisa haver um processo de readequação salarial no sentido de equilibrar financeiramente as equipes do futebol brasileiro. Os jogadores podem ter dificuldade no Fluminense porque o time vai passar por isso. Todos os que passarem por esse processo, não só lá, mas em outros clubes, o Palmeiras terá interesse.
Montagem do elenco
Eu acredito que com a competência da diretoria, com a contratação de um diretor executivo de futebol, nossa capacidade no mercado, o Palmeiras vai fazer as contratações que precisar fazer para ter uma equipe e um vestiário forte. Tendo um ambiente interno positivo, você tem capacidade de produzir resultado. Estamos atentos para, no momento certo, agir de forma mais definitiva na construção do seu elenco, de 2015.
Permanência do Valdivia
Não temos uma definição. O Valdivia é um projeto de craque e ídolo. Merece todo respeito. Está fazendo um tratamento junto ao departamento médico do Colo Colo, assim que chegar o Palmeiras terá desenhado o que pretende para ele.
Wesley sairá?
É um caso que, publicamente, toma uma dimensão. Internamente terão discussões a serem feitas. É um contrato que se encerra e a partir de janeiro, na presença do diretor executivo, tomaremos uma decisão. Se busca uma construção de algo para o futuro, se cabe ou não.
Jogadores emprestados serão aproveitados?
Já há uma pré-avaliação, mas não faremos uma divulgação pública antes de conversar com todos os agentes, afinal os jogadores merecem respeito.
13959 visitas - Fonte: GE