Há 40 anos, Palmeiras prolongava jejum de títulos Corintiano

22/12/2014 12:04

Há 40 anos, Palmeiras prolongava jejum de títulos Corintiano

No dia 22 de dezembro de 1974, a equipe alviverde bate o rival por 1 a 0, gol de Ronaldo, diante de 120 mil torcedores no Morumbi, na final do Paulistão

Há 40 anos, Palmeiras prolongava jejum de títulos Corintiano

Um sonho desfeito em cinco segundos, tempo suficiente para um cruzamento bem executado, uma assistência perfeita e uma conclusão certeira. A sequência, responsável pelo gol da vitória do Palmeiras sobre o Corinthians na decisão do Campeonato Paulista de 1974, completa exatos 40 anos nesta segunda-feira.



A partida disputada no dia 22 de dezembro daquele ano, no Morumbi, representava muito aos arquirrivais. O Corinthians tinha a chance de, enfim, pôr fim à fila de 20 anos sem títulos.



O Palmeiras, de prolongar o sofrimento alvinegro e, de quebra, erguer a quarta taça em três brilhantes temporadas.

A derrota corintiana, além de dar sequência ao jejum, foi decisiva para a saída do maior ídolo do clube. Rivellino, depois de 471 jogos e 141 gols pela equipe alvinegra, acabou vendido ao Fluminense após ser apontado como um dos culpados pelo fracasso na decisão. No clube carioca, o camisa 10 sagrou-se campeão (em 1975 e 1976, bicampeonato estadual).



Em 1974, entretanto, Rivellino quase conseguiu tirar o Corinthians da fila. O campeonato daquele ano foi disputado por 14 times, em dois turnos. Os vencedores fariam a final do torneio - se um time liderasse as duas fases, seria campeão com antecedência.



Regular, o time alvinegro conquistou o primeiro turno ao bater o São Paulo por 1 a 0 no Pacaembu, gol do atacante Zé Roberto no começo do segundo tempo, com quase 53 mil torcedores no Pacaembu.



Na sequência do Paulistão, o Palmeiras se recuperou. Sem derrotas, chegou à liderança e garantiu vaga na final. O arquirrival, por sua vez, vez uma campanha apenas regular. Na oitava posição, no entanto, o Corinthians pôde escolher o adversário da final. Na última rodada, o time treinado por Sylvio Pirillo enfrentou o Palmeiras, que tinha uma ponto de vantagem sobre o São Paulo (19 a 18).



O técnico corintiano, então, escalou alguns reservas. O fato ajudou o time palmeirense, que venceu por 4 a 1 e garantiu a vaga na decisão. Na primeira final, disputada no Morumbi, Edu Bala colocou o Palmeiras de Oswaldo Brandão na frente logo no primeiro minuto de jogo.



Lance empatou de cabeça em seguida.

Na última partida, um empate no tempo normal e na prorrogação levaria a decisão para os pênaltis. O atacante Ronaldo evitou o desgaste ao marcar o gol do título aos 24 minutos da etapa final. A jogada bem executada pelo lateral Jair Gonçalves e pelo ponta de lança Leivinha calou boa parte dos 120.522 torcedores que foram ao Morumbi - estima-se que 100 mil corintianos estavam presentes ao estádio.

















3999 visitas - Fonte: Estadão

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade

Paulista

Sáb - 18:30 - Dr. Alfredo de Castilho -
X
Noroeste
Palmeiras

Paulista

Qua - 21:35 - Allianz Parque
2 X 0
Palmeiras
Portuguesa