Três técnicos, ameaça de rebaixamento à Série B, ídolos transferidos para adversários. Centenário com pouquíssimas ações relevantes executadas pelo marketing, diretor executivo demitido em meio à eleição presidencial, mais de R$ 100 milhões em empréstimos do bolso do próprio presidente.
O ano de 2014 esteve muito longe do que queria o torcedor, e mesmo assim o Palmeiras o encerra com mais sócios-torcedores do que o Corinthians e passa a deter o maior quadro social de São Paulo. A explicação razoável: Allianz Parque.
Foi em novembro, mês da reinauguração do estádio palmeirense, que o clube ganhou mais sócios. Foram 11 mil somente naquele mês, 39% dos 28 mil novos sócios registrados em 2014, segundo dados do Movimento Por um Futebol Melhor, capitaneado pela Ambev.
O mesmo fenômeno aconteceu com o Corinthians em maio. O número de associados alvinegros caía lentamente desde o início do ano, e a Arena Corinthians o elevou aos atuais 64 mil. Depois voltou a ficar estagnado.
Isso acontece porque estádio próprio (ou fixo, vide Cruzeiro no Mineirão e Flamengo no Maracanã) é um dos pilares num programa de sócios-torcedores. Desconto em supermercado pode ajudar na retenção de associados (“vou manter minha mensalidade em dia mesmo com time mal em campo pois tenho vantagens financeiras”), mas o que leva o torcedor a se associar é futebol.
Este é o negócio, este é o interesse do torcedor. Você não abre conta em banco porque terá meia entrada no cinema, mas você pode não cancelar a conta que já está aberta justamente porque tem o benefício. E futebol precisa de resultados, ídolos e estádio (“vou me associar porque quero garantir minha entrada na final”) para atrair o torcedor.
Festeje com moderação
Ao palmeirense, sugiro cautela ao comemorar a quantidade de sócios-torcedores. O ranking divulgado pela Ambev é feito de acordo com dados que os próprios clubes passam à cervejaria, e cada time adota um critério particular para medir adimplência e inadimplência.
Há equipes que consideram inadimplentes (leia-se: com mensalidades atrasadas) sócios com alguns dias de atraso, há equipes que esperam alguns meses até tachá-lo assim.
O que quero dizer: não é porque seu clube diz ter 200 mil sócios que todos eles estão com mensalidades em dia, e isso interfere diretamente na receita efetiva que o clube obtém.
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