Inclusão autista: espaço sensorial no Allianz Parque, do Palmeiras

18/6/2024 10:39

Inclusão autista: espaço sensorial no Allianz Parque, do Palmeiras

Inclusão autista: espaço sensorial no Allianz Parque, do Palmeiras

O Dia do Orgulho Autista - celebrado neste 18 de junho - costuma ser marcado por postagens comemorativas entre os clubes, como forma de registrar a data. Aos poucos, porém, o futebol tem ido além. Desde fevereiro de 2024, por exemplo, o Allianz Parque, casa do Palmeiras, conta com um diferencial que tem sido expandido pelos estádios do Brasil: a sala sensorial. O espaço existe para oferecer acolhimento aos torcedores e torcedoras afetados pelos estímulos ambientais como luzes, sons, texturas e multidão, que podem ser percebidos de forma mais intensa. A sala também recebe pessoas com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), Transtorno do Desenvolvimento de Linguagem (TDL) e Síndrome de Down.

O espaço fica no quarto andar do estádio, com equipamentos adaptados e profissionais capacitados para auxiliar em momentos de crise. – O grande diferencial são os terapeutas, que têm condições técnicas para avaliar a necessidade do torcedor e propor o melhor suporte para que tenha a segurança emocional que necessita. Além disso, temos psicólogos ABA, fonoaudióloga e um coordenador geral – diz a gerente de sustentabilidade da WTorre, Adriana Martins de Oliveira.

Como funciona? A sala sensorial foi projetada para atender pessoas com desenvolvimento atípico com diferentes níveis de suporte, com profissionais da clínica ABA, que é referência no atendimento a essas especialidades. O espaço tem tratamento acústico, reduzindo o som externo em 40 decibéis, enquanto o chão e as paredes possuem identificação com grafismos de quebra-cabeças, que ajudam as pessoas neurodivergentes a identificarem o local. Nos dias de shows e jogos, o atendimento na sala é gratuito, e o número de profissionais presente varia de acordo com cada evento e a quantidade de público previsto. Em dias comuns, o atendimento de reabilitação é feito das 8h às 18h. É possível usar o convênio médico ou fazer o pagamento de maneira particular.







612 visitas - Fonte: -

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade

Brasileiro

Qui - 19:30 - Allianz Parque -
X
Palmeiras
Atletico Goianiense

Brasileiro

Dom - 18:30 - Allianz Parque
2 X 0
Palmeiras
Bahia