Santos venceu Corinthians na final da Copinha de 2014 (Foto: Miguel Schincariol)
Maior torneio das categorias de base do Brasil, a Copa São Paulo de Futebol Júnior começa neste sábado a edição de 2015. Entre os 104 clubes que disputarão a taça sub-20 deste ano, os dois que darão o pontapé inicial serão Primavera (SP) e Araguaína (TO), que duelam às 9h, em Indaiatuba. Atual bicampeão, o Santos também já inicia a corrida pelo título neste sábado: às 16h, em Lins, contra o Penapolense.
Grosso modo, a Copinha não teve mudanças significativas se comparada à do ano passado. Os jogos dos 26 grupos acontecerão em 25 cidades do estado de São Paulo. Os primeiros colocados de cada grupo e os seis melhores segundos colocados avançam para o mata-mata. A final acontece dia 25 de janeiro, aniversário da cidade de São Paulo.
O estado de São Paulo é o mais representado: 45 equipes. Os demais estados que “bombam” na Copinha são Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Goiás e Santa Catarina, todos com quatro clubes cada. Tocantins, Piauí, Rondônia, Roraima, Amazonas, Amapá e Acre são aqueles com menos times: um cada.
A ideia de trazer um time estrangeiro parece ter naufragado de vez. Até 1997, era tendência convidar um clube de fora do País. De lá para cá, porém, apenas o Al-Hilal (2010), da Arábia Saudita, e o Kashiwa Reysol (2014), do Japão, participaram do torneio. Em seus 46 anos, a Copinha recebeu times gringos como Bayern de Munique (ALE), Vélez Sarsfield (ARG) e Boca Juniors (ARG).
REVELAÇÕES
A Copa São Paulo é tradicionalmente um palco onde joias dos principais clubes do Brasil têm chance de brilhar. Craques como Raí, Dener, Marcelinho Carioca, Djalminha, Kaká, Robinho, Lucas e Neymar são provas disso!
SANTOS EM BUSCA DO TRI
O Santos entra em campo na Copinha em busca do terceiro título consecutivo (quarto da história). O time comandado por Pepinho Macia tem como trunfo a juventude do elenco. Segundo o treinador, a média de idade diminuiu em relação ao ano passado. Atualmente, o plantel sub-20 do Alvinegro tem média pouco superior a 18 anos.
– A gente mais uma vez está bem otimista com o que vimos nesse mês de pré-temporada. É um grupo bem renovado, só três foram titulares na Copinha do ano passado: João Paulo, Serginho e Fernando Medeiros. É uma equipe nova, diferente da do ano passado – disse Pepinho em entrevista ao LANCE!Net.
Questionado se a alcunha de atual bicampeão pode atrapalhar os jovens atletas do Peixe, bem como a expectativa de brilhar no profissional (casos de Robinho e Neymar), o treinador foi direto na resposta:
– Eles estão ainda aflorando, mas têm nível técnico inquestionável. É uma responsabilidade grande jogar no Santos. Procuramos passar tranquilidade durante treinamentos, para que eles não fiquem tão nervosos. O adversário é quem tem de tremer ao jogar contra o Santos, não nós – comentou Pepinho.
3447 visitas - Fonte: Lance!Net