Bastidores de Giay: Conversa com Abel e Planos do Palmeiras para Reforço

1/7/2024 18:32

Bastidores de Giay: Conversa com Abel e Planos do Palmeiras para Reforço

Bastidores de Giay: Conversa com Abel e Planos do Palmeiras para Reforço

Era a primeira rodada da Libertadores, em abril deste ano, quando a comissão técnica do Palmeiras viu Agustín Giay, então atleta do San Lorenzo, em campo pela primeira vez. As equipes se enfrentaram no Nuevo Gasómetro, em Buenos Aires, e ali o processo de análise sobre o atleta se intensificou ainda mais. Dava-se início assim à investida sobre seu novo reforço: o lateral-direito de R$ 41,9 milhões. Anunciado na sexta-feira, Giay assinou com o Palmeiras por cinco temporadas, até junho de 2029, em uma negociação de 7,5 milhões de dólares por 75% de seus direitos econômicos.

A análise de mercado do Palmeiras intensificou a coleta de dados sobre o lateral-direito depois do primeiro jogo com o San Lorenzo, na fase de grupos da Libertadores. E a negociação começou ainda mais recente, mas desde o último encontro das equipes, em 30 de maio, no Allianz Parque, a diretoria havia iniciado contatos, e a comissão argentina estava ciente do interesse. Ao longo da negociação, o técnico Abel Ferreira conversou com o atleta por telefone e tornou-se uma peça importante no trabalho de convencimento de Giay, que também esteve posto na mira de clubes como o Benfica, de Portugal, e o Atlético de Madrid, da Espanha.

Questionado sobre o que pesou para escolher o Palmeiras e não a Europa, um dos representantes do atleta é taxativo: Abel Ferreira. Algo sustentado também pelo próprio jogador. – Depois que o técnico te liga, que o Abel te quer, sabendo o quanto ele é importante para o clube, isso motiva a vir – conta Giay, que tem 20 anos.

Entre os alviverdes, pesou internamente as características de força, imposição, a jovialidade - com potencial de venda futura, por exemplo - e a ideia de que defesas fortes ganham campeonatos. Giay era titular do San Lorenzo desde os 18 anos, foi capitão da seleção argentina no último Mundial Sub-20 e vinha atuando como lateral-direito.

Chega, portanto, para disputar posição com Mayke e Marcos Rocha – levando em conta o apreço de Abel pela dobra nas laterais e a possibilidade de usar Rocha, que tem contrato até o fim do ano, como opção na zaga. E o próprio Giay, reforçando a busca do Palmeiras por versatilidade, é visto no clube como um atleta que pode jogar de 2, de 8 e até de 3 – ou seja, lateral-direito, meio-campista e até zagueiro – em uma saída com três defensores.

– Sou um jogador agressivo, dinâmico e veloz, um pouco do que é o futebol argentino, que é um futebol de garra – explica Giay.

Promovido ao profissional do San Lorenzo em abril de 2022, quando tinha 18 anos, Giay fez 87 partidas e marcou dois gols. Nesta Libertadores, é o atleta com mais passes certos no clube (média de 23,8 por jogo), e o segundo com mais assistências para finalização (quatro em seis jogos). Defensivamente, é o quinto com mais desarmes na equipe. Ele poderá defender o Palmeiras no mata-mata da competição, agora com as oitavas de final marcadas para 14 de agosto, contra o Botafogo, e estará liberado para o Brasileiro a partir da 17ª rodada, em julho.







273 visitas - Fonte: -

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade

Brasileiro

Qui - 19:00 - Francisco Stédile -
X
Gremio
Palmeiras

Brasileiro

Seg - 20:00 - Allianz Parque
2 X 0
Palmeiras
Corinthians