Leandro é o único reforços para o ataque até agora (Foto: Fabio Menotti/Ag. Palmeiras)
O Palmeiras se reapresenta na próxima quarta-feira, dia 7 de janeiro, com muitas mudanças e um elenco praticamente definido para a disputa do Campeonato Paulista. O técnico Oswaldo de Oliveira, porém, terá que enfrentar um problema que vem se repetindo nos últimos anos no clube: a ausência de uma referência ofensiva.
Artilheiro do Verdão em 2014 com 18 gols, Henrique deve atuar no exterior. O clube tinha preferência na aquisição dos direitos econômicos do atleta, que pertence ao Mirassol, até o fim do ano passado, mas a opção, que custaria R$ 6 milhões, não foi exercida pelos palmeirenses e ele não tem mais vínculo.
Sem seu principal goleador, Oswaldo terá um problema que foi enfrentado por Gilson Kleina e Ricardo Gareca. Principal nome da equipe em 2012, Hernán Barcos acabou deixando o Verdão em fevereiro de 2013 após 31 gols em 61 jogos e abriu um buraco na equipe que só foi ocupado alguns meses depois, com a chegada de Alan Kardec.
O centroavante foi artilheiro do time na Série B e virou titular absoluto. Porém, as ótimas atuações do maior goleador do Paulistão de 2014 despertaram o interesse de outros clubes. Após entrar em atrito com Paulo Nobre na negociação da renovação, o atacante foi para o rival São Paulo e saiu com a marca de 24 gols em 46 partidas.
Quem chegou para suprir a ausência à época foi Henrique, que deu conta do recado após a saída de Kardec. E, por enquanto, o Verdão aposta novamente em alguém sem muita fama, mas que fez ótimo Brasileirão: Leandro Marcos, de 1,90m. Ele foi o destaque da Chapecoense na competição, com 10 gols marcados, e também despertou interesse do rival Corinthians. Até agora ele foi o único reforço para o setor ofensivo do time.
A contratação pode dar opções ao setor ofensivo, já que se movimenta e abre mais espaços no ataque do que Henrique. O "cartão de visitas" ele já deu quando marcou duas vezes contra o Palmeiras na partida do segundo turno do Brasileiro, vencida pelo Alviverde por 4 a 2.
Para 2015, o Verdão abre a temporada com seis atacantes: Mouche, Cristaldo, Rodolfo, Leandro e Patrick Vieira, que já estavam no clube e, juntos, marcaram dez gols em 2014, além de Leandro Marcos. Desses seis, só o último atua como centroavante.
Depois de descartar a contratação de Fred, o clube pode acertar com Rafael Marques, que já atuou no Palmeiras em 2004 e trabalhou com Oswaldo de Oliveira no Botafogo em 2012 e 2013.
11565 visitas - Fonte: Ge