Camilla Orlando comandou o Palmeiras na vitória sobre o Corinthians, por 2 a 1, na última quinta-feira, e tornou-se assim a primeira técnica mulher a vencer o Dérbi. Foram 30 jogos realizados desde 1997, quando iniciou a história do clássico no futebol feminino, e nunca uma treinadora havia vencido comandando qualquer uma das equipes no confronto. A maior parte deste histórico se deve ao fato de que Palmeiras e Corinthians trabalharam por décadas somente com técnicos homens.
Arthur Elias, agora na seleção brasileira feminina, esteve por oito temporadas com as Brabas, enquanto Ricardo Belli, demitido no fim do ano passado, esteve por cinco com as Palestrinas. Ainda em 1997, porém, no primeiro confronto entre as equipes, o Palmeiras chegou a ser comandado por uma mulher: Waleska Bucene.
Depois disso, as equipes se enfrentaram por 27 vezes sem nenhuma técnica mulher no comando. Até que Camilla Orlando assumiu o Palmeiras , conduzindo a montagem do time para 2024. Em seu primeiro Dérbi, perdeu por 1 a 0 para o mesmo Corinthians de Lucas Piccinato, no Brasileirão de 2024, mas a vitória veio logo depois, com o 2 a 1 no Campeonato Paulista.
– Parabéns às nossas atletas e a todo staff da equipe feminina do Palmeiras pela brilhante vitória. E parabéns especialmente à nossa comandante Camilla Orlando, que se tornou a primeira treinadora mulher a vencer um Dérbi - disse a presidente Leila Pereira, em uma postagem nas redes sociais. – Uma grande honra ser parte de um clube que valoriza o poder do trabalho.
Essa é também a primeira vitória do Palmeiras no Dérbi atuando no Parque São Jorge desde a retomada da modalidade, em 2019, quando iniciou a obrigatoriedade do futebol feminino para clubes em atuação na Série A do Brasileiro e em competições da Conmebol. Trata-se da segunda vitória das Palestrinas na casa do rival, sendo a primeira ainda em 2001, quando goleou por 4 a 1 na semifinal do Estadual.
Parte deste marco e meses depois de deixar justamente o Corinthians para unir-se ao Palmeiras , a volante Diany valoriza a primeira oportunidade como capitã no time e o peso da vitória conquistada. – É uma característica minha sempre tentar manter o nível de concentração e de entrega de todos nos treinos, nos jogos. Temos muitas líderes no elenco, um grupo muito comprometido e fico feliz pela confiança da Camilla e de todas as meninas de poder desempenhar hoje essa função.
792 visitas - Fonte: -
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do PalmeirasNotícias mais lidas
Camilla, tu és predestinada. Muitas glórias te esperam com estas Palestrinas. Avante! Avanti!