A partida entre Palmeiras e Bahia, neste domingo, é válida pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro e vale muito na parte de cima da tabela de classificação. Mas também serve como um tira-teima para Abel Ferreira e Rogério Ceni. Em treze encontros, cada um levou a melhor cinco vezes, e outros três jogos terminaram empatados. O equilíbrio segue nos títulos, com um para cada lado.
Palmeiras e Bahia têm os mesmos 27 pontos na tabela de classificação do Brasileiro, mas o clube paulista leva a melhor no saldo de gols (9 x 7) e, por isso, está na terceira colocação, enquanto os baianos aparecem em quarto.
Entre os principais jogos, Rogério Ceni levou a melhor com o Flamengo na final da Supercopa do Brasil 2021, quando foi campeão nos pênaltis. Abel Ferreira deu o troco na conquista do Campeonato Paulista do ano seguinte, com direito a goleada por 4 a 0 no São Paulo. Eles ainda mediram forças em jogos do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil.
Enquanto Abel esteve sempre no comando do Palmeiras, Rogério Ceni já comandou três clubes contra o treinador português: Flamengo, São Paulo e Bahia. O primeiro embate foi em janeiro de 2021, com vitória de Rogério Ceni (Flamengo 2 x 0 Palmeiras). No último encontro quem levou a melhor foi Abel Ferreira, em outubro do ano passado (Palmeiras 1 x 0 Bahia). O ano mais especial da rivalidade foi 2022, quando eles se enfrentaram sete vezes em clássicos entre Palmeiras e São Paulo.
Rogério Ceni (51 anos) e Abel Ferreira (45 anos) são multicampeões como treinadores, mas ainda estão no início de suas carreiras. Os dois estrearam como técnicos profissionais em 2017. Abel assumiu o time principal do Braga em abril, meses depois de Rogério Ceni começar a trajetória como técnico no São Paulo. Ambos também são ídolos em clubes paulistas: Ceni no São Paulo e Ferreira no Palmeiras.
A partida deste domingo não vale taça, mas oferece três pontos que são muito importantes para as pretensões de Palmeiras e Bahia no Campeonato Brasileiro. Além, é claro, do potencial desempate nos encontros entre Abel Ferreira e Rogério Ceni. A bola começa a rolar a partir das 18h30 (de Brasília), no Allianz Parque.
612 visitas - Fonte: -
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do PalmeirasNotícias mais lidas