Em 15 de julho de 1951, o Palmeiras alcançou a final da Copa Rio, o primeiro torneio de clubes num formato de Mundial, ao segurar o poderoso Vasco em um empate no Maracanã. Com o estádio lotado, o Alviverde ficou no 0 a 0, mas, graças à vitória por 2 a 1 no jogo de ida, garantiu a vaga na final do torneio. O Palmeiras enfrentou então a Juventus (ITA) na final, vencendo por 1 a 0 na primeira partida e empatando em 2 a 2 na segunda, consagrando-se como a primeira equipe campeã mundial, sob os olhares de 82.892 pessoas.
O time do Palmeiras na final era composto por Fábio, Salvador, Juvenal, Túlio, Luiz Vila, Dema Lima, Ponce de Leon, Richard, Liminha, Jair Rosa Pinto e Rodrigues, comandado pelo técnico Ventura Cambon. A Copa Rio, denominada oficialmente pela CBD como Torneio Internacional de Clubes Campeões, teve duas edições em anos seguidos, ambos no Brasil. Em 1952, o campeão foi o Fluminense. Em agosto de 2014, a Fifa reconheceu o campeonato de 1951 como mundial, sendo o primeiro campeonato mundial de clubes da história.
1824 visitas - Fonte: -
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do PalmeirasNotícias mais lidas


João Martins se despede nas redes sociais e destaca legado de Maurício em marco histórico do Palmeiras
MUDANÇA DE PLANOS! Após desfecho da possível vinda de Danilo, Palmeiras prepara nova estratégia
Joia de R$ 580 milhões assina, Palmeiras barra o Vasco e atitude de Flaco López repercute: as últimas notícias do Verdão
BOMBA! Ex-jogador e amigo de Danilo crava transferência do atleta ao Palmeiras
NOVO TÉCNICO! Palmeiras contrata português João Correia para comandar o Sub-17
RESPEITO EM CAMPO! Flaco López recebe elogios na Espanha por gesto na final da Copa
QUEM JOGA? Desfalques e retorno de peso: Abel prepara grande reestreia de atacante contra o Atlético-MG
QUEBROU O SILÊNCIO! Danilo se manifesta após oferta do Palmeiras e faz pedido ao Botafogo
REFORÇOS? Palmeiras pode contratar jogadores do Santos de graça em meio à crise
Abel Ferreira ganha reforços importantes e Paulinho busca consolidar posição no time titular do Palmeiras