Alexandre Mattos é destacado como a principal contratação do Palmeiras na temporada
Enfim, anunciado oficialmente como novo diretor de futebol, Alexandre Mattos será apresentado pelo Palmeiras nesta quarta-feira. Ele chega para ocupar o mesmo cargo em que foi bicampeão brasileiro pelo Cruzeiro em 2013 e 2014 e substitui José Carlos Brunoro. O executivo desembarca com a promessa de plenos poderes para comandar o dia-a-dia e não admite interferência nem mesmo do presidente Paulo Nobre nas negociações.
A falta de autonomia foi o principal fator para Mattos abandonar seus trabalhos antes do Palmeiras.
Formado em administração, com gestão em esportes, o dirigente começou no futebol em 2005 e teve como primeiro desafio o América-MG. Foram seis anos no clube, incluindo o acesso para a Série A, até a decisão de sair em 2011 por não ter atendido o seu pedido de maior poder na montagem do elenco.
Marcus Salum, ex-membro do conselho de administração do Coelho, nega que o processo tenha sido traumático, no entanto.
"O Alexandre tinha esse mesmo perfil que carrega hoje. Um cara novo, super competente e de excelente trato. As divergências naquela época foram porque ele gostaria de ter um pouco mais de autonomia nas decisões e, no América-MG, a última palavra sempre foi do conselho e nenhum diretor pode se colocar acima, então, ele decidiu nos deixar a partir disso", relembra Salum ao ESPN.com.br.
A princípio, o seu destino seria o Vitória.
Uma ligação do então novo presidente cruzeirense, Gilvan de Pinho Tavares, o levou para a Toca da Raposa II em 2012.
Foram 44 contratações - quatro das cinco mais caras da história do clube -, dois títulos brasileiros e um estadual no período.
Com mais uma Libertadores pela frente, a sua ideia era reforçar ainda mais o elenco e ir ao mercado atrás de novos nomes. Ele se chocou, então, com o perfil centralizador de Gilvan, que defendia um freio nos investimentos após a saída do BMG e o gasto elevado para a entrada no Refis. Ainda pesou para o rompimento o relacionamento distante com o gerente de futebol Valdir Barbosa, a quem deveria se reportar também nas movimentações.
Sem a autonomia perseguida, Mattos deixou de lado as sondagens do Flamengo e foi atraído pela promessa de total poder na reconstrução do Palmeiras em 2015.
Acompanhado por Cícero de Souza, indicação sua, foram fechadas até aqui oito contratações para a temporada. O próximo nome a ser anunciado deverá ser o do atacante Rafael Marques, que, mesmo não contando com a simpatia do presidente Paulo Nobre, se encontra próximo, em uma clara demonstração das mudanças na Academia do Futebol.
13956 visitas - Fonte: ESPN