Empresário de ex-jogadores de Palmeiras e Flamengo abre mercado inovador no futebol.

19/7/2024 05:35

Empresário de ex-jogadores de Palmeiras e Flamengo abre mercado inovador no futebol.

Empresário de ex-jogadores de Palmeiras e Flamengo abre mercado inovador no futebol.

Nunca se sabe qual será o caminho de um jogador ao encerrar a carreira. Os desfechos mais comuns são os de virar técnico, preparador ou mesmo comentarista. No entanto, há vida fora do campo: o empresariado. Foi para onde seguiu Diogo , ex-atleta de Portuguesa , Flamengo , Santos e Palmeiras no Brasil, Olympiacos na Europa e ídolo do Buriram United na Tailândia , país aonde costuma levar atletas que agencia. "Bom comunicador", como ele mesmo se define, o antigo atacante revelou em entrevista à ESPN como ingressou em um mundo completamente diferente daquele dos gramados. Quando começou a pensar na aposentadoria, tinha a ideia de virar diretor de clube, mas a consideração de colegas de trabalho pelas suas indicações o colocaram no caminho de virar um intermediador em um mercado inusitado. Diogo ganhou apreço na Tailândia quando se transferiu ao Buriram United, um dos principais times do país, em 2014, e se tornou ídolo, com 133 gols em 156 jogos. Por lá, não somente ele, como o futebol brasileiro em geral, é admirado. "Eles sempre perguntam de jogadores daqui", contou. "Às vezes, (até) brincam com alguns que não tem o drible, como um defensor: 'Isso daí não é brasileiro, não'. São brincalhões também". Com moral por lá, passou a ser consultado nas janelas de transferências, mas nem pensava em orientar de forma profissional. "Se eu disser que planejei, mentiria", afirmou, sem negar que levava jeito para a coisa. "Tenho muita facilidade de comunicar. Sempre dava conselho a jogadores mais jovens, e até para os mais velhos também". "O pessoal perguntava, e eu falava assim: 'Tem um amigo meu que acho que vai ajudar, acho que ele se enquadra no perfil do clube'. Me disseram que eu tinha facilidade. E aí, na pandemia, eu já comecei a planejar de abrir minha própria empresa a DJB2 Sports ", relembrou Diogo à ESPN .

Período de experiência O conhecimento da área veio com troca de experiências. Na época, ele trabalhava com o empresário Claudio Guadagno , com quem aprendeu muito da profissão, mas a vivência no campo também ajudou. "Eu vi muitas coisas no futebol. A gente sabe o que é duro e o que não é o certo. E aí, vamos aprendendo e tentamos fazer algo diferente", pontuou.

Com o caminho trilhado, Diogo passou a atuar como agente, não só na Tailândia como também na Malásia, país para qual indicou o ex- Fortaleza Bérgson , que fez história no Johor Darul Ta'zim . Hoje, a experiência no empresariado já dura quase dez anos. Suas mais recentes negociações foram, justamente, com o Buriram United, que contratou três brasileiros em julho: o treinador Osmar Loss , ex- Corinthians , o meia Matheus Vargas , ex- Juventude , e o atacante Chrigor , ex- Red Bull Bragantino e que disputou o último Campeonato Paulista pela Portuguesa. E em janeiro, Bissoli , revelado pelo São Paulo , também acertou com o clube, por indicação de Diogo.

Agente e 'aclimatador' Apesar de ser um time de expressão no país, não é fácil se adaptar a uma cultura completamente diferente, e isso, para o ex-jogador, também deve ser gerenciado por um agente. Com Bissoli, Chrigor e Matheus Vargas, teve uma conversa franca e já os acostumou ao que viria. "Eu falei assim: 'Você vai passar por isso, enfrentar tal dificuldade, mas tem o lado de que vai ser bom pra vocês também'. (É) jogar o papo reto mesmo", revelou Diogo à ESPN . "Não é só querer ganhar dinheiro ali na comissão. Eu acho que isso faz toda a diferença. (Falando do) Buriram United, eu passei como clube é, como funciona e como o presidente é", completou.

Retorno técnico e financeiro Hoje, o foco de Diogo é nas categorias de base, setor em que o empresário deve, além de apresentar as qualidades de um jogador ao clube, projetar retorno econômico, já que o atleta pode chamar a atenção de grandes mercados. Isso, no entanto, não é uma regra, segundo o ex-atacante, e varia com a demanda da equipe. "Os que eu levei para o Buriram já vão chegar para ser os cabeças do time. As promessas não trazem só o retorno do campo, mas no lado financeiro. Então, depende muito de cada clube", explicou.







2526 visitas - Fonte: -

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade

Brasileiro

Qua - 21:30 - Governador Magalhães Pinto -
X
Cruzeiro
Palmeiras

Brasileiro

Ter - 21:30 - Allianz Parque
1 X 3
Palmeiras
Botafogo