Palmeiras e SportFood (braço da Pluri Consultoria) acertaram parceria para lançar uma rede de alimentação do clube alviverde.
A marca de lanchonetes de culinária italiana será anunciada pelo Verdão nos próximos dias. Ainda em fase de preparação dos cardápios, o projeto prevê a inauguração da primeira cantina para junho ou julho deste ano.
– A torcida do Palmeiras é uma torcida quente, com nível de envolvimento muito alto. E buscamos fidelizar o torcedor não apenas pela marca do clube, mas pelos bons preços, qualidade da comida e ambientação confortável – disse Fernando Ferreira, sócio-diretor da SportFood, ao LANCE!Net.
Nos bastidores, o nome "Catina Palestra" ganhou força. A alcunha, no entanto, ainda não está decidida. Por meio de seu site oficial, o Palmeiras fará uma enquete dando três opções de nomenclatura para os torcedores. A mais votada será aclamada pela parceria entre o Verdão e a SportFood.
A primeira loja será gerida pela própria parceria. A intenção é expandir a rede de cantinas por meio de franquias em shoppings e nas ruas. Ainda não foi decidido onde será a lanchonete inaugural.
Bem quista num primeiro momento, a ideia de construir a primeira cantina no Allianz Parque é tida como difícil, haja vista que a empresa GourmetSports é a responsável por gerir estabelecimentos culinários no estádio alviverde.
O Palmeiras receberá parte da renda bruta obtida com as vendas nas cantinas. A porcentagem de tal lucro está em uma cláusula do contrato entre Palmeiras e SportFood e, portanto, guardada em sigilo.
TENDÊNCIA E RIVALIDADE
A associação entre estabelecimentos de alimentação e clubes de futebol não é novidade no Brasil. O pioneiro em termos de parceria com a SportFood foi o Grêmio. O clube gaúcho lançou a "Hamburgueria 1903" no início do ano passado; nesta semana, os tricolores do Sul também anunciaram a loja de sorvetes "Paleteria 1903".
Segundo Ferreira, a experiência de gerir o negócio em uma das praças com maior rivalidade do Brasil traz otimismo para o negócio com o Palmeiras. Contrariando as expectativas iniciais da SportFood e até mesmo do Grêmio, parte considerável dos clientes da "Hamburgueria 1903" é de torcedores do Internacional (cerca de 12% da clientela).
Em São Paulo, a maior rivalidade do Palmeiras se dá com o Corinthians. Os torcedores do Timão, por sua vez, serão bem-vindos na rede de cantinas do Palmeiras. Detalhes na cor preta, no entanto, serão evitados (mas não banidos completamente) nas cantinas.
– Nós não entramos no mérito de quem vai ser o frequentador, mas a rede é do Palmeiras, apesar de ser democrática. Torcedores de outros times serão bem-vindos, mas a operação é feita para gerar o máximo de orgulho para palmeirenses – explicou Ferreira.
– Lá na Hamburgueria 1903, por exemplo, importamos peças azuis da Itália para substituir os botões vermelhos do fogão (por conta da rivalidade entre Grêmio e Internacional). Mas nem sempre dá para fazer essas coisas. A máquina da Coca-Cola (da cantina palmeirense), por exemplo, é preta e vai ser preta, não tem o que fazer – acrescentou.
Hamburgueria 1903, do Grêmio, recebe torcedores do Internacional (Foto: Divulgação)
7212 visitas - Fonte: Lancenet!