Depois de encerrar a temporada de 2014 com João Pedro, Nathan, Gabriel Dias, Victor Luis e Renato no time titular, o profissional intensificará o trabalho em conjunto com as categorias de base e, para isso, trará novidades para 2015. Além de acompanhar de forma mais assídua e presencial (como nesta quinta, quando Alberto Valentim foi a Limeira-SP assistir ao duelo contra o Murici-AL, pela Copinha), o clube trará jovens jogadores para a Academia de Futebol com o intuito de ambientá-los.
“Estamos implementando um projeto de transição das categorias de base para a equipe profissional que vai abranger diversas áreas. Haverá um trabalho científico, com padronização de números e valências a serem alcançadas, e sistematicamente um dos nossos auxiliares-técnicos e eu, como gerente, acompanharemos os jogos do Sub-20 e Sub-17. Teremos um relacionamento semanal com os profissionais da base”, afirmou Cícero Souza, que emendou:
“Além disso, a ideia é que os times da base treinem na Academia de Futebol uma vez por semana e, periodicamente, alguns jogadores passem em torno de dez dias na equipe profissional. Queremos observar não necessariamente a questão técnica, mas como será a adaptação de cada um, a relação com os demais, os objetivos. Ou seja, vamos ver se o garoto quer priorizar as questões de dentro das quatro linhas ou mais o extra-campo, selecionando assim mais precocemente o atleta com potencial competitivo. A meta é identificar rapidamente quem tem foco e o perfil que almejamos. Enfim, quando o processo de transição final ocorrer, o jovem já terá vivenciado o ambiente daqui, e a gente saberá o tipo de resposta que ele poderá nos dar”, completou.
Os primeiros jovens agraciados pela transição foram o volante Lucas Morelatto e o meia Julen – ambos não têm mais idade para disputar a Copa São Paulo deste ano. Há dois anos no Alviverde, Lucas disse estar absorvendo tudo. “É um sonho realizado. É uma honra estar aqui com os jogadores do profissional e estou colhendo tudo de bom no dia a dia, prestando atenção em tudo para melhorar cada dia mais. Vou dar o meu máximo, dar o sangue para ser integrado em definitivo no futuro”, afirmou o atleta, vice-campeão brasileiro Sub-20 em 2013.
Julen também enalteceu a oportunidade, principalmente pelo fato de poder conviver com Zé Roberto, seu ídolo. “É muito bom começar o ano no profissional, é um objetivo que busco há muito tempo. Por mais que seja só um intercâmbio, é uma ótima oportunidade e farei de tudo para mostrar o meu potencial. Estou trabalhando com o intuito de mostrar serviço e voltar um dia em definitivo. Para nós, da base, chega até a ser engraçado porque, às vezes, você quer ir lá e se abrir como um fã com Valdivia, Prass, Zé Roberto etc, mas você tem de respeitar, segurar a onda. O Zé, inclusive, é um cara que eu admiro muito, eu me espelho nele e espero um dia ser um homem igual a ele. É muito gratificante”, expôs o meia, há um ano e três meses no clube e que também fez parte do time vice nacional em 2013.
5856 visitas - Fonte: Site Oficial