Oswaldo de Oliveira prevê dificuldades na formação do novo Palmeiras (Foto: Fabio Menotti/Ag Palmeiras)
Contratado pelo Palmeiras para comandar o time principal em 2015, Oswaldo de Oliveira pediu paciência aos torcedores e dirigentes na formação do novo elenco alviverde.
Em entrevista ao "Arena SporTV", o treinador garantiu que a grande arma do futebol é a continuidade no trabalho e as poucas mudanças dentro do time, diferente do que está acontecendo no Palestra Itália onde o treinador está começando um novo ciclo e oito jogadores já foram contratados até o momento.
- Eu acho que a continuidade é a grande arma para o futebol. Trata-se de um esporte coletivo. Um esporte que você envolve jogando 11 jogadores e tem sempre um elenco mais vasto pela necessidade concluir uma temporada. As mudanças são sempre feitas buscando a melhoria da equipe.
O Palmeiras está com essa intenção de melhorar o elenco, melhorar a produtividade para conseguir conquistar os títulos. Mas de certa forma é muito mais trabalhoso, pois são jogadores que estão vindo de frentes diferentes e se juntam aos que ficaram. Isso dá mais trabalho.
A implantação fica mais fica difícil. Mas como esse ano, diferente do ano passado, vamos ter mais tempo para trabalhar antes de começar o Campeonato Paulista.
Eu acredito que vamos conseguir avançar, desde que a gente consiga reunir o mais rápido possível os jogadores que pretendemos contar para a temporada toda - disse.
Mesmo satisfeito com o fato do período de pré-temporada de 2015 ser superior ao dos outros anos, Oswaldo acredita que os times com menor investimento levam vantagem no início do Estadual.
O treinador lembrou que os rivais têm mais tempo para preparar o elenco. O Audax-SP, adversário na estreia do Paulistão, foi bastante elogiado pelo técnico, que disse ter encontrado dificuldades nos confrontos de 2014, quando ainda trabalhava no Santos - concluiu.
- A gente precisa aprender a conviver com essa dificuldade. A gente sabe qual é a nossa realidade e sabemos o que vamos enfrentar. Eu conto com a compreensão das pessoas que estão envolvidas sentimentalmente com o Palmeiras (...). Temos um exemplo muito forte no Campeonato Paulista do ano passado, as equipes do interior normalmente se preparam com mais tempo.
Eles terminaram a temporada antes e já estão trabalhando. Isso torna os jogos sempre mais complicados. Eu me lembro bastante da temporada passada, quando trabalhava no Santos. Nós jogamos contra o Audax-SP e foi um time que causou muitos problemas para todos, tem uma forma diferente de jogar.
E nesse ano vamos estrear contra esse time, que já está se preparando há muito tempo. Isso sempre causa um acréscimo nas dificuldades que vamos ter. Mas estamos muitos firmes e com tranquilidade vamos procurar fazer uma equipe estável, equilibrada, que consiga atuar bem no ataque de defesa.
Alegria de trabalhar nos grandes de Rio e São Paulo
Com o contrato assinado com o Palmeiras, Oswaldo de Oliveira tornou-se o primeiro treinador a trabalhar nos quatro grandes de Rio de Janeiro e São Paulo.
O carioca comemorou o fato, mas garantiu que nunca teve como meta esse feito na sua carreira.
- Eu fico muito feliz e orgulhoso de ter tido a honra de trabalhar nesses oito clubes, que realmente são oito dos maiores clubes brasileiros de todos os tempos.
É muito difícil, eu nunca havia me preocupado com isso, mas fiquei muito feliz que aconteceu. Pretendo dar continuidade na minha carreira sempre trabalhando em grandes clubes.
O Palmeiras estreia no Campeonato Paulista contra o Audax-SP, dia 1 de fevereiro. O centro de treinamento do clube escolhido pelo Alviverde para a sua pré-temporada em 2015, que iniciou na última quarta-feira.
18825 visitas - Fonte: Sport TV