Jogador do Sampaio Corrêa-MT sente cãibra
em jogo da Copinha (Foto: Reprodução SporTV)
Além de gols, belos lances e muita disposição em busca do sonho de se transformar em profissional, os jogadores que participam da 46ª Copa São Paulo de Futebol Júnior têm sofrido com problemas físicos. Atletas exaustos e sofrendo com cãibras já fazem parte do cotidiano da competição. Preparador físico do Corinthians, André Galbe acredita que a ansiedade e o forte calor do verão brasileiro podem explicar os problemas enfrentados pelos jovens na competição.
- É uma contração involuntária muito dolorosa, quando o músculo contrai e não relaxa. Um dos fatores que mais causam a cãibra é o problema da hidratação. É a falta de hidratação no pré-jogo e a desidratação durante o jogo. Dependendo também das condições climáticas (...). A forma de disputa da competição faz com que os atletas tenham uma necessidade de mostrar tudo o que tem desde o início, pois, para alguns, na grande maioria dos times pequenos, a Copa São Paulo se resume em poucos jogos
Um exemplo do problema aconteceu na vitória do Palmeiras sobre Deportiva Ferroviária-ES por 3 a 1, pela 1ª rodada do Grupo J. Neste jogo, seis jogadores sofreram com cãibras. O zagueiro do Verdão Lucas Rocha foi o primeiro e, aos 15 minutos do segundo tempo, precisou ser atendido. No fim, o defensor deu sua versão para o problema.
- É muita bola aérea para você sair do chão, se posicionar para pular na bola. Acaba que a cãibra vem - disse.
Uma maneira de minimizar ou evitar o desgaste dos atletas pode ser o aumento no número de substituições. Essa é a opinião de Osmar Loss, treinador do time sub-20 do Corinthians.
- O jogador precisa muita daquela vitrine para se apresentar. Então, o calendário e talvez uma substituição de cinco atletas seria o ideal para nós minimizarmos esses problemas que estão acontecendo - disse.
As emoções da Copa São Paulo de Futebol Júnior seguem na tela do Canal Campeão neste sábado. Às 14h, Taubaté e Vasco fazem jogo decisivo pelo Grupo P. Depois, às 16h, pelo Grupo T, São Bernardo e Atlético-MG se enfrentam. Pelo equilibrado Grupo B, às 19h, o América-SP enfrentará o Grêmio. Encerrando, Barueri e Corinthians jogam às 21.
4695 visitas - Fonte: GloboEsporte